A Santíssima Virgem manifestou muitas vezes sua predileção pela humildade, nas pessoas que favoreceu com suas aparições. Santa Bernadete foi um exemplo notável. Pertencia a uma família pobre; durante vários anos lhe foi confiada a guarda de rebanhos; aprendia com dificuldade o catecismo:
– Vai, nunca serás mais do que uma louca e uma ignorante, dizia seu catequista desesperado. E Bernadete, confusa e meiga, lhe testemunhava ainda mais ternura.
Um pouco depois, a Santíssima Virgem lhe apareceu várias vezes, nas margens do Gave. Este privilégio não excita seu amor próprio.
– Eu não sei, dizia ela, se a Santíssima Virgem me escolheu por ser a mais ignorante!
E numa outra ocasião, acrescentava:
– Que mérito posso ter? A Santíssima Virgem se serviu de mim como duma pedra… fez como os bois de Betarram, que descobriram uma estátua.
Durante toda a sua vida religiosa, em Nevers, ela tornou-se ainda mais humilde. Ter-se-ia dito que procurava esquecer o passado. Sua humildade na honra é digna de louvores. Nunca se desmentiu, quer no noviciado, quer depois de sua profissão ou no exercício de suas funções. Numa palavra, como a Santíssima Virgem, esforça-se por agradar ao Senhor pelo sentimento de sua pequenez.
Senhor Jesus Cristo, modelo e recompensa da verdadeira humildade, concedei-nos a graça de imitar santa Bernadete na sua humildade e participar de sua glória.
(MÊS DE MARIA – J.B. Bord – Editora Vozes Ltda., Petrópolis, RJ. – 1′ edição, 1940, pp 103 – 104).
3 Comentários
Gostaríamos que tivesse ser humano,como a irmã Bernadete,irmã Dulce, irmã Lúcia de Fatima e muitas outras pessoas de vida íntegra com Deus, a que chamamos de beatas ou santas. È um grande exemplo e tesmunho bonito para todos os cristãos de FÈ.
Santa Bernadete,
Obrigada, querida, por sua vida na nossa vida, por deixar um modelo de virtudes. A humildade é tão importante testemunhar neste mundo em que vivemos… Como andarmos na contramão, enquanto muitos andam atendendo ao apelo do que surge na sociedade enferma! Uma sociedade do esnobismo, do consumo, do ter mais para poder ter mais…da vaidade … e o Ser, a essência de um ser humano não aflora, devido a preocupação com o exterior…os rebolados, as danças, a nudez exacerbada de muitas mulheres: o superficialismo ! Perde-se o real valor do ser humano. A conquista da pérola interior!
Como precisamos dos santos e santos, como modelos de VIDA!
SALVE BERNADETE! MUITO OBRIGADA!
SATA ERADETE , SEJAMOS HUMILDES COMO VO´S FOSTES. DAI-NOS ESSA GRAÇA. ASSIM SEJA.