Em 13 de outubro de 1917, dia do Milagre do Sol, a Irmã Lúcia, uma das videntes de Fátima, foi testemunha de uma cena extraordinária.
Ela narrou em seu livro de memórias que, ao lado do Sol — que permaneceu imóvel no céu — surgiu a figura de São José segurando o Menino Jesus.
Ao seu lado, estava Nossa Senhora, radiante, trajada de branco e com um manto azul.
São José e o Menino Jesus, juntos, abençoaram o mundo, fazendo gestos em forma de cruz.
Esse momento não somente destacou a santidade e a importância de São José e da Sagrada Família, como reiterou o valor da paternidade nas famílias.
Dessa forma, a presença de São José, ao lado do Menino Jesus, nos recorda que, mesmo que o homem sinta-se distante de Deus, Ele jamais nos abandona.
O Venerável Pio XII, refletindo sobre a proximidade de São José com Jesus, encorajou os fiéis com a frase “Ite ad Ioseph”, que significa “ide a José”.
Essas palavras foram retiradas do livro de Gênesis, onde José do Egito é apresentado como uma figura de providência e proteção.
Com um novo significado, a frase nos faz refletir sobre São José como protetor da Sagrada Família e, por extensão, de todas as famílias cristãs.
Portanto, recordamos neste dia 19 de março, Dia de São José, a histórica aparição do esposo de Maria Santíssima junto ao Menino Jesus. Nos inspirando assim a renovar nossa fé e devoção.
A história das aparições e o exemplo de São José nos ensinam sobre a importância da oração, da família e da fidelidade à vontade de Deus.
Inspirados por São José, voltemos nossa atenção ao cuidado e proteção de nossas famílias, obedecendo aos pedidos da Mãe Santíssima.
Que possamos imitar São José como um modelo de amor e proteção, dedicados a Deus e à Virgem Maria.
****