O período da Quaresma se revela como um chamado para a introspecção e um vínculo mais profundo com Deus, Jesus e Nossa Senhora.
Esta é uma ótima chance de renovar nossa fé por meio de ações como a oração, esmola e jejum. Do mesmo modo, atendemos também aos pedidos de Nossa Senhora durante suas aparições, para que permaneçamos firmes na oração e na penitência. A seguir, confira algumas sugestões simples e práticas para experienciar a Quaresma com genuíno propósito.
Reforçar a vida sacramental
Primeiramente, você pode buscar o sacramento da confissão mais assiduamente. Além disso, participar da Santa Missa não apenas aos domingos, mas em outros dias, se possível. Se estiver apto, você pode ainda procurar a comunhão com maior regularidade.
Dessa forma, tais práticas nos aproximam ainda mais de Deus, nos fortalecendo para nos mantermos perseverantes até a celebração da Páscoa.
Dedicar mais tempo à oração
Neste tempo de Quaresma, é especialmente importante dedicar mais tempo à oração. Assim, atendemos também ao apelo constante de Nossa Senhora, que em suas aparições nos pede para rezarmos o terço todos os dias.
Além disso, sugiro uma prática poderosa: dedicar um terço pelas almas do purgatório ou por outra pessoa, inclusive alguém com quem não temos uma boa relação.
Esta ação nos aproxima do coração misericordioso de Nossa Senhora e manifesta uma profunda forma de caridade. Rezar por um “desafeto” não só pode trazer paz ao nosso coração, mas também é um testemunho vivo do amor cristão.
A prática da oração, mesmo que simples, mas bem meditada, reflete a essência da Quaresma. Além disso, este é um convite para olharmos além de nossas próprias necessidades e a cultivar a compaixão e o perdão, seguindo os ensinamentos de Nossa Senhora de Fátima.
Praticar o jejum e a mortificação
Quanto ao jejum, é possível ir além do jejum tradicional de alimentos. Seguindo o conceito de “mortificação”, podemos decretar a “morte” do julgamento ao próximo e das fofocas. Além disso, evitar palavras negativas que machucam ou desanimam o próximo, como lamentações, críticas, ou expressões duras.
Por outro lado, podemos criar espaço para expressões de incentivo, compaixão e amor.
Adicionalmente, que tal deixar de lado hábitos que consomem nosso tempo desnecessariamente? Como por exemplo, deixar de ver novelas, séries ou navegar horas seguidas pelas redes sociais. Reduzindo ou eliminando essas atividades, teremos mais tempo para a oração, reflexão e fortalecimento dos nosso relacionamento com Deus, Jesus e Nossa Senhora.
Caridade genuína
Assim como no jejum, podemos compartilhar palavras e ações positivas com todos ao nosso redor, além de intensificar a quantidade de doações e esmolas.
Ouvir com atenção e empatia quando alguém lhe contar um problema, sorrir e oferecer um elogio sincero, por exemplo, são ações simples que também podem levar bondade e gentileza ao próximo.
Por fim, é importante que seus atos de caridade sejam discretos, sem buscar reconhecimento ou agradecimento. Esta “caridade oculta” nos aproxima do coração misericordioso de Jesus e Maria Santíssima, que nos amam e conhecem profundamente.
Não podemos nos esquecer que a Quaresma é também o tempo de Nossa Senhora.
Afinal, a Mãe de Nosso Senhor se retirou para o deserto, a fim de vencer o dragão, a serpente maligna que pretendia devorar seu Filho.
Que nesta Quaresma, estejamos ainda mais próximos a Nossa Senhora, permitindo que suas mensagens de oração e penitência transformem nossas vidas. Que estas práticas sejam como luz que nos guia em nossa jornada espiritual, a caminho da santidade e vida eterna.
Dica Bônus: Seja um Apóstolo de Fátima
Uma excelente forma de ter seu nome sempre em oração, sendo incluído em mais de 60 Missas por ano, é fazendo parte do grupo Apóstolos de Fátima. Desse modo, seus pedidos a Nossa Senhora estarão no altar da Santa Missa. Já pensou o que significa isso em termos de graças e proteção da Mãe de Deus?
Mais do que isso, levaremos suas intenções até os pés de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições, em Portugal, onde a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos.
Você receberá ainda presentes bentos por um sacerdote, essenciais para atrair as graças de Nossa Senhora de Fátima sobre a sua vida.