A tensão entre a Igreja Católica e o governo nicaraguense atingiu um novo patamar nos últimos dias.
No último mês, pelo menos quatorze padres, dois seminaristas e um bispo, foram presos, o que gerou preocupações sobre o respeito ao estado de direito e às liberdades fundamentais no país.
O caso mais recente envolve o Padre Gustavo Sandino, pároco de Nossa Senhora das Dores, que foi preso após a missa dominical celebrada em Santa María de Pastasma, na Diocese de Jinotega, Nicarágua, no último dia do ano. A advogada exilada Martha Patricia Molina confirmou o ocorrido, destacando a gravidade da situação.
Outros sacerdotes também foram alvos de perseguição, incluindo o Padre Fernando Téllez Báez, pároco de Nossa Senhora das Américas, sequestrado na madrugada de ontem, e o Padre Jader Hernández, pároco da Mãe do Divino Pastor, detido na noite de 30 de dezembro.
A situação se agrava com a prisão do Bispo de Siuna, Dom Isidoro del Carmen Mora Ortega, após rezar pela libertação de Dom Rolando José Álvarez Lagos, Bispo de Matagalpa e Administrador Apostólico da Diocese de Estelí, que recebeu uma sentença de 26 anos de prisão sem o devido processo.
Durante a missa na Catedral, o cardeal e arcebispo de Manágua, Leopoldo José Brenes Solórzano, expressou sua proximidade com as famílias e comunidades afetadas, instando a todos a permanecerem unidos em oração. “A unidade eclesial é nossa força”, enfatizou.
A advogada Molina revelou que, em algumas igrejas, as missas programadas não foram celebradas, levantando preocupações sobre o paradeiro de outros padres nessas paróquias. Até o momento, nem o governo nem a polícia confirmaram ou negaram as detenções.
As preocupações internacionais aumentaram, com representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos declarando que a Nicarágua está se afastando cada vez mais do estado de direito e das liberdades fundamentais.
A perseguição a líderes políticos, indígenas, membros da Igreja Católica, ativistas e jornalistas tem sido marcada por casos de detenção arbitrária.
A comunidade internacional observa atentamente a evolução dessa crise, instando as autoridades nicaraguenses a respeitarem os direitos humanos e a garantirem a liberdade religiosa no país. Enquanto isso, a população local permanece em alerta, aguardando desenvolvimentos e buscando respostas para a escalada de perseguições e prisões que têm abalado a Nicarágua nas últimas semanas.
Fonte: Gaudiumpress | Vatican News | Uol
Notícias como essas se tornam frequentes a cada dia.
Em 1917, Nossa Senhora de Fátima disse:
“Quando virdes uma noite iluminada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá, de que vai punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome, e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre“
Se nada fizermos, as perseguições ficarão mais fortes e casos como esses, por exemplo, podem ser extremamente recorrentes no Brasil.
Por isso, convidamos você a fazer parte do grupo Apóstolos de Fátima. Conheça.
Através deste grupo de apostolado, espalhamos as mensagens e avisos de Nossa Senhora de Fátima. Bem como os remédios revelados por Ela para evitar a “ira de Deus”.
Para agradecer sua participação, você contará:
- Vigília Perpétua de Orações
Nossos voluntários se revezam recitando continuamente o Santo Rosário por você. Isso significa que serão de 18.000 a 20.000 terços por você todos os anos. Quem vai desprezar essas orações todas? Clique para contar com esse presente!
- Mais de 60 Missas por Ano
O seu nome, pedidos e intenções, estarão nas mais de 60 missas missas anuais (celebradas todos os sábados e em festas especiais de Nossa Senhora). Você terá um acesso exclusivo, online, e poderá escrever o que necessitar. Seus pedidos a Nossa Senhora estarão no altar da Santa Missa. Já pensou o que significa isso em termos de graças e proteção da Mãe de Deus? Eu quero contar com missas semanais!
- Seu nome será levado até o Santuário de Fátima, em Portugal.
Mais do que isso, levaremos até os pés de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições, localizada na Cova da Iria, lugar onde a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos. Eu quero meu nome levado até o Santuário de Fátima!
Pediremos a um sacerdote para abençoar todos esses presentes antes de serem enviados para a sua casa. Serão essenciais para atrair as graças de Nossa Senhora de Fátima sobre a sua vida.
Clique aqui para inscrever-se AGORA MESMO neste apostolado!
As mensagens de Fátima precisam ser espalhadas o quanto antes e o mais rápido possível.