No exemplo de hoje se observa como é grande a piedade do Coração de Maria, e a ruína que chama sobre si quem, abandonando a devoção a esta Rainha do Céu, se fecha a esta graça.
Viviam em Madri dois rapazes que levavam uma vida bem desregrada.
Um deles sonhou certa noite que via seu amigo agarrado por uns homens e atirado num mar tempestuoso. O mesmo lhe queriam fazer a ele.
Mas o moço no seu desespero recorreu a Maria, prometeu entrar para um convento, e os malvados o largaram então.
Viu o infeliz como o Salvador, cheio de cólera, estava assentado sobre um trono e como a Santíssima Virgem lhe implorava a misericórdia.
Encontrando-se com o amigo, contou-lhe depois o sonho que tivera.
Mas o amigo se riu do sonho e dele fez pouco caso.
Entretanto, pouco tempo depois, tombava apunhalado por uns assassinos. Vendo o outro como se ia realizando o sonho, foi confessar-se, renovou o propósito de ingressar numa ordem e vendeu por isso seus haveres.
No entanto, em vez de dar aos pobres o lucro apurado, como tal prometera, esbanjo-o com más companhias e nos vícios.
Em consequência adoeceu seriamente e de novo teve outro sonho no qual viu o inferno aberto, que o esperava, e o Juiz condenado-o suplício.
Novamente recorreu a Nossa Senhora e ela outra vez o atendeu. Sarou de fato, mas recaiu em vícios ainda mais vergonhosos.
Porém, partiu para Lima no Peru, e aí adoeceu vindo parar num hospital. Deus tornou a compadacer-se do infeliz, que se confessou com um padre jesuíta, chamado Francisco Perlino.
Fez solene promessa de mudar de vida, mas não guardou a palavra. Indo certa vez o referido sacerdote visitar uma Santa Casa, muito distante de Lima, nela encontrou o nosso infeliz rapaz, deitado no chão.
E dele ouviu estas horríveis palavras: Desgraçado de mim!
Para meu maior sofrimento vem agora justamente esse padre, que vai ser testemunha do meu castigo. De Lima vim pra cá, levando sempre uma vida infame, a qual me atirou na mais horrenda miséria e me leva para o inferno!
Com estas palavras expirou, sem que tivesse o padre tempo de o assistir.