Fátima nos ensina viver bem o Tríduo Pascal

Tríduo Pascal e Nossa Senhora de Fátima
Tríduo Pascal e Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora em Fátima sempre exigiu aos três pastorinhos às práticas da Oração e da Penitência, para que os pecadores fossem então convertidos e o Coração de Jesus não sofresse mais.

Neste período do Tríduo Pascal, que segundo a prática Católica é o tempo de meditar sobre a Paixão e a Ressurreição do Filho de Maria.
.

“Cristo redimiu ao gênero humano e deu perfeita glória a Deus principalmente através de seu mistério pascal: morrendo destruiu a morte e ressuscitando restaurou a vida.
O tríduo pascal da paixão e ressurreição de Cristo é, portanto, a culminação de todo o ano litúrgico”

.
Santo Agostinho, em uma de suas cartas, refere-se ao tríduo Pascal como “os três sacratíssimos dias da crucificação, sepultura e ressurreição de Cristo”.

O mistério Pascal tem algo importante para nos ensinar: A dor não é seguida somente pela satisfação, pois Jesus continha isso dentro de Si e expressou da maneiras diferentes.

Um mês e 5 dias após a data da Páscoa, Nossa Senhora aparece em Fátima.

No entanto, graças às suas visões aos videntes, os três pastorinhos mostraram o que realmente se deve ser feito para viver com Jesus neste tempo e que com Maria é possível.

Os Videntes de Fátima conquistaram o céu!

Durante todo o relato nas memórias de Lúcia, após a Aparição de Nossa Senhora, é como se eles estivessem vivendo o período carismático e o Tríduo Pascal:
.

  • Os três ofereciam Sacrifícios diariamente para Nosso Senhor; em 13 de Agosto de 1917 amarram uma corda na cintura, de uma maneira que os machucassem. Francisco e Jacinta não desamarraram, mesmo antes de falecer.
  • A pedido de Nossa Senhora, rezavam diversas vezes o Santo Rosário no decorrer do dia. Principalmente Francisco, ao qual a Virgem disse que “terá de rezar para ir ao Céu.
  • E meditar sobre o Sofrimento de Jesus, Sua ida até o Calvário. Francisco Marto padeceu sobre as dores de Nosso Senhor. Sentiu o mesmo que Cristo. Sempre dizendo:

“Sofro para consolar Nosso Senhor”;
“Não vê o quanto Nossa Senhora estava triste pelo sofrimento de Jesus”;
“Ah, se eu pudesse confortá-lo”;

Viver a Paixão é algo praticado na Sexta-feira Santa, e Francisco Marto viveu todo esse período até o dia de sua morte.

Após a última Aparição de Nossa Senhora, Francisco e Jacinta passaram a não comer e beber, para oferecer a sede e a fome como sacrifício a Jesus, a prática do Jejum.

Que por meio dela colhemos frutos para a virtude, definida pelo Catecismo da Igreja.

Santo Tomás de Aquino diz que o “jejum foi estabelecido pela Igreja para reprimir as concupiscências da carne, cujo objeto são os prazeres sensíveis da mesa e das relações sexuais”.

Durante a Páscoa a penitência é o melhor a oferecer. 

O abrir mão da carne, durante a sexta-feira santa, aumenta a nossa devoção. 

É uma maneira da recordarmos o Amor de Cristo, que morre na cruz por nós.

Eliminar a carne neste tempo, colabora com o desenvolver espiritual, abrindo mão do físico. Já que ela lembra a carne humana como geradora do mal, do pecado.

E no 4º mandamento de Igreja diz que “jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Mãe Igreja”.

Francisco e Jacinta viveram até o fim da vida os fundamentos Pascal. Abriram mão de própria vida e no final, estavam prontos para Ressuscitar em Cristo; Ir aos Céus.

Nossa Senhora concedeu conhecimento e discernimento para que três crianças vivessem, fora do período, uma das maiores Comemorações da Igreja. Assim, conquistaram a vida Eterna. 

Fontes:  Santo Tomás de Aquino, Suma Teológica | Jacinta de Fátima, Sofrer para salvar os pecadores, Benoit  Bemelmans | Memórias da Irmã Lúcia I, 1981 | Catecismo da Igreja Católica, 2005 | Fátima, Aurora do Terceiro Milênio.


SANTA MISSA DE PÁSCOA

Acenda uma Vela Virtual para incluir os seus pedidos e intenções nessa celebração.

Basta clicar aqui. É grátis.

Essa é a Missa mais importante do ano, então não perca.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?