6 fatos cruciais sobre a consagração da Rússia e da Ucrânia a Maria

6 fatos cruciais sobre a consagração da Rússia e da Ucrânia a Maria

 

A consagração da Rússia já não tinha sido feita? O que significa esta nova consagração?

 

O Papa Francisco anunciou recentemente que, no próximo dia 25 de março, consagrará a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Destacamos a seguir 6 informações de alta relevância para compreender melhor o significado deste ato:

1 – Qual é o motivo desta consagração?

O principal motivo é que a própria Santíssima Virgem, nas suas aparições de 1917 aos três pastorinhos de Fátima, em Portugal, pediu expressamente que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração.

Durante as aparições, Nossa Senhora revelou um segredo em três partes, sendo que a segunda parte anunciava o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), mas avisava que outra começaria durante o pontificado de Pio XI caso a humanidade continuasse ofendendo a Deus e caso a Rússia não fosse consagrada ao seu Imaculado Coração.

De acordo com a irmã Lúcia dos Santos, que na época era uma das três crianças videntes de Fátima e que hoje está em processo de beatificação, Nossa Senhora afirmou:

“Virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se os meus pedidos forem ouvidos, a Rússia se converterá e haverá paz; se não, ela irá espalhar os seus erros pelo mundo, causando guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados; o Santo Padre vai ter muito que sofrer; várias nações serão destruídas. No fim, o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre vai consagrar a Rússia a mim e ela se converterá, e um período de paz será concedido ao mundo”.

Vale recordar que o Imaculado Coração de Maria é uma devoção que representa a própria Nossa Senhora, assim como o Sagrado Coração de Jesus simboliza Jesus por inteiro. Os fundamentos dessa devoção começaram a ser apresentados por São Bernardo de Claraval, mas a devoção atual foi consolidada e divulgada por São João Eudes, sacerdote francês do século XVII, com aprovação pontifícia no início do século XIX. A festa entrou no Calendário Geral Romano em 1944, fixada em 22 de agosto, oitava da Assunção de Maria. O Imaculado Coração costuma ser representado com sete feridas, transpassado por uma espada que simboliza as sete dores de Nossa Senhora.

2 – A consagração da Rússia já não foi realizada?

Perduram entre alguns grupos de católicos algumas interpretações de que a consagração da Rússia ao Imaculado Coração ainda não teria sido consumada, de modo explícito e formal, de acordo com o pedido de Nossa Senhora.

De fato, após as aparições de Fátima, já houve ao menos 7 atos de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, realizados pelos Papas. Foram eles:

  • 31 de outubro de 1942: Pio XII faz uma consagração do mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria.
  • 7 de julho de 1952: Pio XII consagra os povos da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, em sua carta apostólica Sacro Vergente Anno: “Tal como alguns anos atrás consagramos a humanidade inteira ao Imaculado Coração da Virgem Maria, Mãe de Deus, também hoje a consagramos e de forma especial confiamos todos os povos da Rússia a este Imaculado Coração”.
  • 21 de novembro de 1964: Paulo VI renova a consagração da Rússia ao Imaculado Coração, na presença dos Padres do Concílio Vaticano, mas sem a participação deles.
  • 13 de maio de 1982: São João Paulo II convida os bispos do mundo a se unirem a ele para consagrar o mundo e, com ele, a Rússia ao Imaculado Coração. Muitos não receberam o convite a tempo da viagem do Papa a Fátima, onde ele fez a consagração. A irmã Lúcia diz, mais tarde, que as condições não foram cumpridas.
  • Outubro de 1983: durante o Sínodo dos Bispos, São João Paulo II renova a consagração de 1982.
  • 25 de março de 1984: São João Paulo II, “unido a todos os pastores da Igreja por um vínculo especial sob o qual eles constituem um corpo e um colégio”, consagra “o mundo inteiro, especialmente as pessoas cuja situação vos leva a ter por elas um amor e solicitude particulares”. Em correspondência de 29 de agosto de 1989, a Irmã Lúcia afirma que a consagração da Rússia “foi feita” e que “Deus manterá a Sua palavra”. De fato, subseguem-se eventos significativos, como a queda do Muro de Berlim (9 de novembro de 1989) e a dissolução da União Soviética (25 de dezembro de 1991).
  • 13 de outubro de 2013: o Papa Francisco consagra o mundo ao Imaculado Coração de Maria.

3 – Qual desses atos de consagração da Rússia foi válido?

Válidos foram todos, mas as pessoas que ainda divergem sobre a consagração da Rússia sustentam que nenhum desses atos seguiu à risca as instruções de Nossa Senhora nas aparições em Fátima, de modo que, segundo essa opinião, ainda seria preciso realizar de modo explícito, exclusivo e solene uma consagração específica da Rússia, e não do mundo inteiro ou “misturada” com a consagração de outros povos.

No entanto, a própria Irmã Lúcia afirmou, mediante uma carta escrita em 1989, que o Papa São João Paulo II satisfez o pedido de Nossa Senhora para a consagração da Rússia em 1984. Naquela época, Ucrânia e Rússia eram duas das 15 repúblicas que formavam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Outras autoridades da Igreja, incluída a Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, também afirmaram que esta consagração satisfez os requisitos.

4 – Quais são as alegações de quem afirma que a Rússia ainda não foi consagrada?

Quem contesta que a Rússia tenha sido validamente consagrada enfatiza que:

  • Os Papas consagraram o mundo, mas não especificamente a Rússia, e tampouco em união com todos os bispos.
  • A Rússia não se converteu, o que Maria prometeu que aconteceria caso a consagração fosse feita.

5 – Quais são os argumentos de quem afirma que a Rússia foi, sim, consagrada?

Quem considera que a consagração está feita e é válida observa que:

  • A própria Irmã Lúcia, que foi quem recebeu a mensagem de Maria, declarou que a consagração da Rússia foi feita pelo Papa João Paulo II em 25 de março de 1984, acrescentando que “Deus manterá a Sua palavra“.
  • Em 26 de junho de 2000, a Santa Sé revelou o terceiro segredo de Fátima e afirmou que a consagração estava feita. A revelação foi feita pelos cardeais Bertone e Ratzinger – e Ratzinger viria a ser eleito Papa como Bento XVI.

Quanto à conversão da Rússia, é verdade que este fruto ainda é um fato amplamente questionável, mas também é verdade que existe por parte de todos os católicos a responsabilidade de rezar o terço todos os dias e manter a devoção dos 5 primeiros sábados. Ao fazerem parte de um mesmo pedido de Nossa Senhora, a consagração da Rússia e as nossas responsabilidades de oração, devoção e conversão pessoal parecem ter um vínculo direto com a promessa de conversão da Rússia e de um período de paz no mundo.

6 – Por que o Papa Francisco vai consagrar a Rússia e a Ucrânia em 25 de março de 2022?

Os bispos católicos de rito latino da Ucrânia pediram que o Papa Francisco realizasse esta consagração devido à presente invasão russa ao território ucraniano. Em carta de 2 de março, eles solicitaram que o pontífice “realize publicamente um ato de consagração da Ucrânia e da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, como a Santíssima Virgem solicitou em Fátima”.

O pedido foi prontamente acatado e o Papa Francisco determinou que a consagração será feita no próximo dia 25 de março, festa da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Trata-se de uma data litúrgica, aliás, que São Luís Maria Grignion de Monfort recomendou como especial para quem deseja realizar sua consagração pessoal a Maria.

De fato, 25 de março foi a data escolhida pelo Papa São João Paulo II para fazer a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria em 1984.

E por que consagrar um país tantas vezes? Se a consagração já foi feita, não basta uma?

É preciso entender que a palavra “consagração” quer dizer reservar alguém ou algo para um propósito sagrado. A Congregação para o Culto Divino descreve a consagração a Nossa Senhora, por exemplo, como um “reconhecimento consciente do lugar singular que Maria de Nazaré ocupa no Mistério de Cristo e da Igreja, do valor exemplar e universal do seu testemunho evangélico, da confiança na sua intercessão e da eficácia do seu patrocínio”. Esse ato, portanto, não tem limite de vezes para ser realizado, renovado, reforçado. Só o Papa São João Paulo II, de fato, consagrou o mundo a Maria três vezes durante o seu pontificado.

Fonte: Aleteia 

****

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

1 Comentário

  • Entendo que, o fato de não ter sido realizada a Consagração da Rússia ao Imaculado Coração da Virgem Maria, constitui uma falta grave, conforme as orientações dadas por Ela. Isto é uma desobediência ao próprio Deus.
    Sabemos que Nossa Senhora de Fátima traz as mensagens de Nosso Senhor. Uma mensagem do Céu tem que ser acatada imediatamente sem quastionamento. Desobedecer é não acreditar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?