Maria está presente como medianeira no início da vida pública de Jesus. Entenda

Maria está presente como medianeira no início da vida pública de Jesus. Entenda

Nossa Senhora, Maria Santíssima, aparece em duas importantes passagens do Evangelho de São João. Primeiro, como diligente medianeira (2,1-11), depois, como mãe de todos nós, conforme a vontade de Cristo, Nosso Senhor (19,25-27).

No episódio de Jo 2,1-11, conhecido como Bodas de Caná, Nosso Senhor, sua mãe e seus discípulos estão, numa festa de casamento, em Caná da Galileia, e, de repente, falta vinho. Nossa Senhora se dirige ao seu divino Filho e lhe relata a situação vexatória dos noivos: “Eles não têm mais vinho” (v. 3). Cristo lhe responde de um modo que parece mal educado: “Que queres de mim, mulher? Minha hora ainda não chegou” (v. 4).

Como interpretar esta resposta? – Dom Estêvão Bettencourt, OSB, (Curso de Mariologia. Rio de Janeiro: Mater Ecclesiae, 1997, p. 17) interpreta que a resposta do Senhor, em grego, “Ti emoi kai soi” (Que há para mim e para ti?) é uma forte expressão semita, muito frequente no Antigo Testamento (cf. Jz 11,12; 2Sm 16,10; 19,23; 1Rs 17,18 etc.) e também no Novo (cf. Mt 8,29; Mc 1,24; 5,7; Lc 4,34; 8,28 etc.), para: 1) rejeitar uma intervenção julgada inoportuna ou 2) demonstrar o desejo de não querer se relacionar com a outra parte (Maria, no caso). Qual das alternativas explica a fala de Cristo?

A resposta é clara: a primeira opção. Cristo, a princípio, rejeita intervir e explica o porquê: “Minha hora ainda não chegou”. Com efeito, a hora de Nosso Senhor, segundo João, só chega na sua glorificação ocorrida por meio de sua morte e ressurreição (cf. Jo 7,30; 8,20; 12,23.27,13,1; 17,1). Também o termo “mulher” não constitui menosprezo do Senhor para com sua Mãe Santíssima. Ao contrário, tem alto significado teológico à luz de Gn 3,15: Eva, a mãe dos viventes, no Antigo Testamento, é substituída por Maria – a nova Eva – mãe dos vivos por excelência, pois deu à luz a Cristo, o vencedor da morte.

O Evangelho continua demonstrado a íntima ligação entre o querer de Deus e o de Nossa Senhora, a mulher totalmente entregue à divina vontade (cf. Lc 1,38), uma vez que, mesmo sem saber como Nosso Senhor procederia, ordena aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser” (v. 5).

Ela tem plena certeza de que Cristo a atenderá. E Ele, de fato, a atende: doa aos noivos e convidados seis talhas de vinho, ou seja, 480 litros. Muitíssimo mais do que necessitavam. O mesmo se dá na multiplicação dos pães (cf. Jo 6,11-13). São as farturas profetizadas para os tempos messiânicos se realizando em Cristo, o verdadeiro Messias (cf. Jl 2,23-24; 4,18; Am 9,13-14).

Em suma, essa manifestação antecipada da glória de Cristo, por meio de um grande milagre, leva os discípulos a crerem n’Ele (v. 11). Ora, disso decorre ser Nossa Senhora a mulher que prevê e provê, isto é, intercede junto ao seu divino Filho para que Ele aja, de modo eficaz, em favor dos necessitados. Por sua poderosa intercessão cheia de fé, Cristo faz um milagre apto a provocar a fé dos discípulos. Maria está, pois, presente como medianeira, no início da vida pública de Jesus (cf. Curso de Mariologia, p. 18).

Em Jo 19,25-27, Nossa Senhora, na dolorosa Paixão de seu divino Filho, está, com outras mulheres e João, o discípulo amado, aos pés da cruz. Aí, Nosso Senhor, moribundo pendente da cruz, diz a Maria: “Eis aí teu filho” (v. 26) e, depois, a João: “Eis aí tua mãe” (v. 27). Tal ocorrência é muito significativa e demonstra a preocupação de Cristo em deixar João (a representar a todos nós) amparado por uma mãe tão especial e diligente e não em simplesmente encontrar um lar e um cuidador para Nossa Senhora.

É Candido Pozo, SJ, quem argumenta que Nossa Senhora não precisava de João, pois, humanamente falando, tinha, aos pés da cruz, a outra Maria, sua parenta. E, se estivesse mais preocupado com a solidão de sua mãe, Cristo teria dado um grito aflito: “João, não abandones minha mãe” (María en la obra de la salvación. Madri: BAC, 1974, p. 237), quando, na realidade, o que ocorreu foi o contrário. 

Notemos, por fim, que essa maternidade de Nossa Senhora é dolorosa. A ela se aplica, pois, a passagem de Jo 16,21-22, assim como a do Sl 87,2-3.5. Sim, enquanto Mãe da humanidade, é ela a nova Sião, cidade que a prefigura como mãe de Deus e nossa.

Fonte: Aleteia

****

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?