Nossa Senhora e São José em busca de uma pousada
Havia muita gente em Belém, porque, como fora decretado um recenseamento geral, cada um devia alistar-se na sua cidade, e José era de Belém.
Para que compreendais as misericórdias de Deus e como Ele quis ser um verdadeiro peregrino nesta vida, São José e a Virgem Maria começaram a procurar pousada e não a acharam em nenhum lugar, tantos eram os forasteiros.
Eles eram pobrezinhos. Saíram, pois, do povoado, em direção a uma estalagenzinha pobre que havia por ali, como uma vendinha mal amanhada.
Entraram nela, mas, pela grande quantidade de gente, tiveram de ir até o estábulo, ao lado do qual se via uma rocha e, cavada nela, uma pequena gruta.
Encontravam-se por perto algumas pessoas e alguns animais, e essa foi a pousada da Santíssima Virgem e do seu Esposo.
Vários de vós estareis magoados em vossos corações pelo fato de aquela gente sem piedade ter recusado alojamento a tal donzela.
José deve ter batido a muitas portas, mas nem por parentesco, nem por amizade, nem por dinheiro conseguiu lugar. Menos ainda ao verem que a esposa estava grávida! Diriam:
— “Que coisa desagradável ter uma mulher grávida dentro de casa: tristeza, gemidos…”
Não, Maria não era uma grávida criadora de casos nem o seu parto seria de dores. Que tolos! Não darem pousada a uma donzela que trazia Deus no seu ventre!
Fonte: O mistério do Natal, São João d’Ávila.
****
Quer se aproximar mais de Nossa Senhora?