Dia de Nossa Senhora do Rosário. Conheça mais sobre esta festa mariana.
Esta memória foi instituída para recordar a vitória obtida pela frota cristã em 1571, nas águas de Lepanto, num desigual encontro com a poderosa armada turca.
E para reconhecer que o triunfo veio pela intervenção poderosa da Virgem Maria, que atendeu os rogos dos que lhe clamaram socorro por meio do Rosário.
O piedoso pontífice, dominicano, soube do feliz resultado enquanto estava absorto na recitação das Ave-Marias.
São Pio V procurava conter os avanços dos turcos na Europa e, para isso, publicou o Breve Consueverunt (1569) onde convocou os cristãos para que rezassem o Santo Rosário.
Lepanto era uma batalha crucial, pois dela dependia a preservação do cristianismo e da cultura ocidental.
Esta data também é, para nós, um convite para esta prática que é também chamada de Saltério da Virgem.
Composto de 150 ave-marias e 15 Pai-Nossos, divididos em 15 mistérios, o Rosário louva a obra da redenção realizada por Cristo pela mediação de Sua Santíssima Mãe.
Esta oração simples é como uma coroa de flores que oferecemos como prova de amor a Virgem Maria, mas também uma súplica e uma escola de imitação, pois quando meditamos nos mistérios da vida de Nosso Senhor e de sua Mãe Santíssima, encontramos lições que podemos e devemos imitar.
Oração predileta da Virgem Santíssima, Ela a pediu a Santa Bernardette Soubirous quando apareceu em Lourdes.
Aparecendo em Fátima aos Três Pastorinhos, Maria chamou-se a si mesmo “Senhora do Rosário” e indicou-o como caminho para a paz no mundo, o fim da guerra e a conversão e salvação dos pecadores.
A esta devoção está ligada a vida do Beato Bartolo Longo que, por meio do Rosário, converteu a região pagã de Pompéia num grande Santuário dedicado ao culto de Maria como Nossa Senhora do Rosário.
Fundando escolas, orfanatos, uma gráfica e uma escola técnica para dar aos filhos de criminosos uma chance de uma vida melhor, este santo mostra-nos o poder social desta devoção.
Que esta festa da Virgem do Rosário nos estimule a valermo-nos desta arma que nos foi dada pelo Céu.
Confiamos que a renovação espiritual da nossa sociedade e do mundo virá pela recitação desta bendita coroa porque assim nos afirmou a Virgem em Fátima.