O verdadeiro significado da Medalha Milagrosa
(Parte I) – Clique aqui para entender
A Medalha Milagrosa de Nossa Senhora é um sacramental com as devidas aprovações eclesiásticas, por essa razão merece toda uma atenção, já que esse símbolo passou a ser utilizado por diversas pessoas que muitas vezes não tem nenhum conhecimento religioso, por isso merece um aprofundamento especial.
O que a Virgem Maria quer nos comunicar com a sua medalha? É só uma medalha devocional como as outras?
A frase dourada: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.
Antes de mais nada, esta frase, revela o mistério da Imaculada Conceição que ainda em 1830 não estava reconhecido como dogma católico e a intercessão/mediação de Maria.
Ambos mistérios estão interligados e são inseparáveis. Pois para se alcançar um favor divino se deve estar isento de culpas.
Nossa Senhora não insiste no tema em modo verbal, mas no sinal físico, com letras de ouro e que, a partir deste momento, do uso da medalha e da jaculatória se corrobora o futuro dogma, pois a voz misteriosa no momento da aparição diz:
“É preciso cunhar uma medalha com este modelo, e as pessoas que a trouxerem consigo e que fizerem esta curta prece com piedade receberão uma proteção especial da Mãe de Deus”.
Vejam que não é só o uso em si, mas, o uso e a oração que dá sentido à medalha, portanto as graças recebidas é fruto proveniente do grande mistério da Imaculada Conceição.
A forma da Medalha é ovalada.
Mas porque a medalha tem a forma oval? A forma ovalada está relacionada à vida, pois o ovo tem uma conotação simbólica da vida, assim como sugere o mistério da Imaculada Conceição.
Maria, toda agraciada pelos méritos de Cristo é para o mundo o sinal perfeito da misericórdia divina a favor dos homens.
Sinal de esperança de que não fomos deixados na lama do pecado, mas restaurados em Nosso Senhor.
Desta forma, Maria é a primeira redimida e sinal de que tudo será continuado em nós, a Igreja, pelo beneplácito de Deus.
O gesto de Maria
Maria de pé: Muitos de forma errada interpretam Nossa Senhora estar de pé e pisando a serpente com o texto bíblico de Gn 3, 15:
“Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”
Entretanto, o fato de Maria estar de pé e pisando a serpente, é um símbolo que indica o mistério da Imaculada conceição e sua isenção ao pecado original.
É a Nosso Senhor Jesus Cristo que a profecia do Gênesis se refere.
O estar de pé significa ter autoridade e no sentido da Medalha se refere ao poder intercessor de Maria junto a Deus.
Outro significado atrelado é a prontidão e a este gesto se liga às mãos estendidas como gesto de generosidade e acolhida. A Virgem é acolhedora e generosa com os pecadores que estão em sua busca desejando seguir a santidade.
Mãos abertas e anéis
a) Anéis: Catarina fala que nos dedos da Virgem tinham anéis e destes saiam raios. Pois bem, o anel no contexto bíblico indica autoridade (cf. Gn 41,42 e Ester 3,10).
Entretanto, no Novo Testamento, a parábola do filho pródigo nos chama atenção para o anel que o pai põe no dedo do filho que se arrependeu: ele alcançou novamente a o favor do pai e é reabilitado ao poder da herança que perdera (cf. 15,22).
Na visão de Santa Catarina, ela recebe o esclarecimento do significado dos anéis e que não era um só anel nos dedos da Virgem e sim vários anéis.
Estes simbolizavam as graças pedidas e alcançadas e as não pedidas e, por conseguinte, não alcançadas.
b) Mãos Abertas: sinal de acolhimento e generosidade: Acolhimento quanto aos nossos pedidos, a nossa conversão, a nossa santificação; generosidade quando a Maria Santíssima alcançando de Deus a graça desejada esta é disposta.
Os raios
Muitos pensam que das mãos da Virgem Maria saem raios, como que de Maria as graças proviessem. O que Santa Catarina ouviu porém, foi o seguinte: “Esses raios são o símbolo das graças que Maria obtém para os homens.” (27/11/1830) e “Esses raios são o símbolo das graças que a Santa Virgem obtém para aqueles que as pedem” (30/12/1830).
Notemos que a voz explica o que seria os raios que saem das mãos da Virgem: símbolos. Símbolos do que Maria santíssima nos obtém de Deus.
Na aparição de 18/07/1830, Nossa Senhora revela de onde as graças provêm:
“Mas venha ao pé do altar. Aqui, as graças serão concedidas a todas as pessoas que as pedirem com confiança e fervor: grandes e pequenos. As graças serão concedidas particularmente às pessoas que as pedirem”.
Vejamos que a Nossa Senhora não diz, “venha a Mim?” e sim à Eucaristia. Eis o sentido grandioso da mensagem da Rue du Bac.
Fonte: A12 – A mensagem da Medalha Milagrosa (adaptado)
****
Como pode ler nesta primeira parte, a Medalha Milagrosa possui significados muito importantes.
Além disso, este sacramental pode lhe conceder muitas graças, como muitos devotos de Nossa Senhora já nos relataram.
Por isso, Maria Santíssima convida você a fazer parte do Exército da Medalha Milagrosa.
Nele, você não só receberá as graças que necessita, mas fará parte de um Apostolado de fé.
Ingresse agora mesmo aqui ou se preferir, clique na imagem abaixo.