Hoje celebramos o primeiro Domingo da Paixão. Clique aqui e saiba mais.
Hoje começa o “Tempo da Paixão”, tempo especialmente consagrado à lembrança e à contemplação amorosa das dores de jesus.
A cruz e as imagens cobertas, a supressão do Glória na Missa e nos responsórios do Ofício Divino, são sinais de luto com que a Igreja comemora a Paixão do Senhor.
Nos seus sermões quaresmais o papa São Leão exorta-nos a participar na “cruz de Cristo, para que também nós façamos alguma coisa que nos una ao que Ele fez por nós, como diz o Apóstolo: ‘Se sofremos com Ele, com Ele seremos glorificados’”.
Não se trata só de meditar nas dores de Jesus, mas de tomar parte nelas, “trazer” a Sua Paixão no nosso coração e no nosso corpo (cfr. II Cor. 4, 10), porque só assim poderemos participar nos seus frutos.
Eis porque a Igreja, no Ofício litúrgico do tempo, repete com maior insistência o convite: “quando ouvirdes a voz do Senhor não fecheis os vossos corações”.
Nestes dias a voz do Senhor faz-se ouvir não por meio de palavras, mas com o testemunho eloquente dos fatos, com o grande acontecimento da Paixão, que é o mistério mais convincente do Seu amor infinito para conosco.
Abramos, pois, o nosso coração, às sublimes lições da Paixão: aprendamos quanto Jesus nos amou e quanto O devemos amar.
Aprendamos também que se O quisermos seguir, é necessário sofrer, levar a cruz com Ele e atrás dEle.
Ao mesmo tempo abramos o coração à mais viva esperança, porque na Paixão de Cristo está a nossa salvação.
Na Epístola de hoje (Hebr. 9, 11-15), S. Paulo apresenta-nos a figura majestosa de Cristo, Sumo Sacerdote, que, “com o Seu próprio Sangue entrou uma só vez no Santo dos Santos [isto é, no céu], depois de ter adquirido uma redenção eterna”.
A Paixão de Jesus remiu-nos, abriu-nos de novo a casa do Pai e é a razão da nossa esperança.
Fonte: Intimidade Divina, Meditações Sobre a Vida Interior Para Todos os Dias do Ano, P. Gabriel de Sta M. Madalena O.C.D. 1952.
****
Receba conteúdos de inspiração católica no seu celular todos os dias que te ajudarão a se aproximar ainda mais de Nossa Senhora de Fátima.
Acesse aqui e faça parte da nossa comunidade no Telegram e o seu nome será lembrado na próxima Santa Missa.
1 Comentário
Louvado seja o Senhor Jesus Cristo. Amém!