Para que vivemos na terra? Entenda!
Vivemos na terra para salvar a nossa alma.
Salvar a nossa alma quer dizer ganhar o céu.
Todos desejamos ser felizes, tão felizes que nada nos falte. Mas nesta vida sempre nos falta alguma coisa.
Só depois da morte a nossa alma pode alcançar uma felicidade completa, o céu. Se ganharmos o céu, tudo está ganho; se perdermos o céu tudo está perdido.
Para nos ensinar isto, Jesus contou a seguinte história.
Um rei deu a cada um dos seus criados um certo trabalho, prometeu-lhes grande riqueza, se fizessem seu dever, e saiu do seu palácio.
Nas primeiras horas todos trabalhavam. Mais tarde porém alguns se tornaram preguiçosos, e descuidaram-se do seu dever. Veio a noite e só poucos continuavam o serviço. Enfim, à meia noite, a porta do palácio se abriu e o rei voltou, e deu grande riqueza aos criados, que achou trabalhando, e severo castigo aos que não faziam seu dever.
Este rei é Nosso Senhor Jesus Cristo. Os servos de Jesus Cristo são os homens. Jesus viveu com os homens na terra e nos deu muitos serviços para fazer, isto é, muitos trabalhos e deveres para cumprir.
Jesus mandou às crianças obedecer a seus pais; Jesus mandou aos pais bem educar os filhos; Jesus mandou aos padres pregar, ensinar, dizer missa. Jesus mandou ao povo ouvir a prática e a doutrina e assistir à missa. Jesus mandou a todos amar a Deus sobre todas as coisas, não jurar o seu santo nome em vão e cumprir os outros mandamentos.
O Senhor prometeu a grande riqueza do céu a quem, na hora da morte, encontrasse fiel ao seu dever, e em grande e eterno castigo a quem não fizesse suas obrigações.
Agora muitos, porque não podem ver o Senhor, descuidam-se das suas obrigações e não fazem caso da lei do Rei Jesus; outros porém fazem o que Deus mandou.
Na hora da morte de repente aparecerá Nosso Senhor. O Senhor dará as riquezas do céu aos servos fiéis que estão cumprindo com as suas obrigações. Mas aos servos maus, que violam as suas ordens, o Senhor dará o grande e eterno castigo do inferno.
Se perdermos todos os nossos bens, nada está perdido: depois da morte nem um vintém podemos levar para o outro mundo.
Se perdermos a saúde, nada está perdido: pois em poucos anos a morte nos livrará de todas as doenças. Se perdermos a vida, nada está perdido: pois depois da morte principia uma vida melhor.
Mas se perdermos a nossa alma, tudo está perdido: pois perdendo uma vez o céu, nunca mais seremos felizes.
Se ganhamos todo do dinheiro do mundo, nada está ganho: pois a morte nos há de tirar tudo. Se ganhamos o céu, tudo está ganho: pois o céu não se pode mais perder.
Assim são todas as perdas e prejuízos de bens dessa terra. Assustam, quando vem. Pensamos que nos vão esmagar. Porém nada prejudicam, enquanto não prejudicam à salvação.
Meu Deus, nesta mesma noite posso morrer e ser por Vós aqui julgado. Que sentença me daríeis?
Meu Jesus misericórdia!
Explicação do Pequeno Catecismo, Pe. Jacob Huddleston Slater, Doutor em Teologia e Filosofia Escolástica, 2ª Edição, 1924.
****
Quer receber conteúdos de inspiração católica para aumentar sua fé e a sua devoção?
Clique aqui ou na imagem abaixo e faça seu cadastro na nossa Newsletter: