Saiba como foi o último adeus de Santa Jacinta
O corpo, que tanto tinha penado “pela conversão dos pecadores”, foi envolvido num vestido branco de primeira comunhão, com cinto azul, como Jacinta tinha desejado, e depositado nas dependências da sacristia da igreja dos Anjos, enquanto se tratava do transporte para Fátima.
Naqueles dia foi incrível o concurso de gente que o queria ver e beijar e tocar nele os seus objetos de devoção, apesar das diligências feitas pelo Prior para impedir.
Muitos queriam levar relíquias, chegando umas estudantes a corta-lhe parte do cabelo.
Uma testemunha relata que: “Parece-me estar a ver um anjinho. Deitadinha no caixão, parecia viva, com os lábios e faces cor de rosa, belíssima. Tenho visto muitos mortos, mas uma assim nunca me aconteceu.”
E continua: “ O cheiro agradável, que o corpo exalava, não se pode explicar naturalmente. Ora, a pequena estava morta há três dias e meio e o seu cheiro era como o de um ramalhete composto de variadas flores.”
Um milagre no sepulcro provisório
No dia 24 de fevereiro de 1920, foi o caixão fechado e de tarde com grande acompanhamento levado à estação do Rosário, a fim de ser transladado para Fátima.
Para evitar possíveis profanações da parte dos anticlericais, foi provisoriamente depositado no sepulcro da família do Barão de Alvaiázere em Vila Nova de Ourém.
Desde aquele momento desapareceu daquela família a tuberculose que já tinha vitimado quatro irmãos do Barão e ameaçava fazer mais vítimas.
Mais ainda: a fortuna da casa, que estava perdida, pôde ser rapidamente recuperada em boa parte, de certo, como o Barão confessa, por especial proteção do seu “Anjo tutelar”
De volta para casa
No dia 12 de setembro de 1935 fêz-se a transladação do corpo para o cemitério de Fátima, onde atualmente jaz com os restos mortais do irmãozinho, num modesto mas elegante sepulcro mandado construir para seu jazigo.
Santa Jacinta, rogai por nós!
Fonte: Nossa Senhora de Fátima, Pe. Luís Gonzaga Aires
*****
Deseja paz e proteção para seu lar? Então rogue a intercessão da Virgem de Fátima para que ela traga paz e harmonia para você e sua família.
Para isso, clique aqui ou no botão abaixo e acenda a Vela pela harmonia da família e inclua seu nome e suas intenções na Santa Missa que celebraremos hoje.