Uma situação perigosamente anormal vem crescendo no campo religioso. A posição multissecular da Igreja Católica ‒ e da Lei Natural ‒ defendida por destacados bispos brasileiros vem causando um furor anti-católico nas esquerdas.
Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo de Guarulhos, foi objeto de ameaças de morte que proviriam de seguidores de alguns partidos políticos, por causa de suas notórias posições contra o aborto e pela vida humana.
Radio Vaticana ecoa
A crise já reboa no exterior. A Radio Vaticana diz que “infelizmente não se trata de um caso isolado: receberam ameaças explícitas, informa a agência vaticana Fides, também o bispo de Lorena, D. Benedito Beni Dos Santos, e o bispo de Santo André, e presidente da Regional Sul 1, D. Nelson Westrupp.”
Por sua parte, a Agência Católica Internacional divulgou a seguinte matéria:
Ações de Dom Bergonzini estão “dentro da normalidade” indica presidência da CNBB
Acima do bispo só está o papa, destacou Dom Geraldo.
BRASILIA, 22 Out. 10 / 02:40 pm (ACI).- Em uma entrevista coletiva concedida ontem na Sede da CNBB em Brasília, Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da entidade afirmou sobre as recentes ações do Bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que estas estiveram “dentro da normalidade”.
Em julho deste ano o bispo de Guarulhos escreveu um artigo orientando os fiéis a não votarem por candidatos que proponham a liberação do aborto e chegou a ser ameaçado de morte.
Dom Lyrio Rocha destacou que cada bispo tem o direito de orientar os fiéis de sua diocese como desejar e que a CNBB não tem qualquer poder de interferência em dioceses.
“Acima do bispo no governo da Igreja só existe uma autoridade: o Papa”, afirmou o presidente da CNBB quem também desmentiu que haja uma ruptura no episcopado brasileiro sobre o tema do aborto.
Dom Geraldo destacou também que “a CNBB não aponta candidatos nem partido, ela indica critérios para que o cidadão cristão, orientado nesses critérios, possa exercer o voto.”
O presidente da entidade considerou positivo que o tema do aborto esteja sendo discutido na eleição.
“Não vamos ter um Estado Laico, mas uma ditadura laica”.
Além disso, o arcebispo afirmou que o fato de o Brasil ser um “Estado laico” não impede o debate sobre temas ligados à religião nas eleições. “Estado laico não é sinônimo de estado ateu, antireligioso ou areligioso. O estado brasileiro é laico, mas a sociedade brasileira não é laica, é profundamente religiosa, não estou dizendo só católica, mas evangélica, afro, dos cultos indígenas”.
Dom Geraldo ressaltou que a laicidade do Estado deve garantir à Igreja o direito de se pronunciar sobre quaisquer questões. “O argumento de que o Estado é laico, às vezes, é mal usado. Por que a Igreja não pode expressar o seu ponto de vista a respeito dessas questões?
A Igreja está propondo à sociedade aquilo que é da sua convicção. Um Estado laico deve garantir que a Igreja Católica expresse sua posição, como também as outras religiões, porque se Estado Laico for confundido com o Estado que não permite posições discordantes, não vamos ter um Estado Laico, mas uma ditadura laica”.
Fonte: IPCO
7 Comentários
Senhor Vós que tem o poder sobre qualquer situação e mudar qualquer circunstância opere suas maravilhas nesse momento tão decisivo e grave para o nosso país, faça com que Seu Poder que transformou a água em vinho, multiplicou pães, abriu o mar Vermelho, continua sempre trazendo mortos à vida, juntos os ossos secos no deserto e deu vida e suscitou um exército para combater pelo seu povo e eles sairam VITORIOSOS, cuida Senhor de cada eleitor que vai votar, faça com a Luz de Seu Espírito Santo inspire-os na hora da decisão, suscite em nossa Pátria, em nosso País, governantes honestos, tementes a Deus, que fará uma revolução total dentro dos preceitos divinos para toda população brasileira, nessa Terra abençoada que manará leite e mel. nesse solo abençoado que nos dá tanta abundância de água, alimentos e recursos naturais para dar-nos uma sociedade mais justa, humana, caridosa, realizada, feliz. Amém
Obrigada Senhor.
JESUS TOQUE EM CADA PESSOA DE NOSSO PAÍS COM SUAS MÃOS BENDITAS, SANTAS, SAGRADAS, ENSANGUENTADAS.
ENVOLVA CADA RELIGIOSO, SACERDOTE, RELIGIOSA, BISPOS, ARCEBISPOS, TODOS OS SEUS FILHOS CONSAGRADOS EM SEU MANTO SAGRADO, BLINDA-OS COM SEU PRECIOSÍSSIMO SANGUE
MÃEZINHA QUERIDA COMO CUIDOU DE SEU AMADO FILHO JESUS CUIDA DE CADA PESSOA QUE HABITA ESSE IMENSO E ABENÇOADO PAÍS.
Enquanto a maioria do povo for manipulada por propaganda Mentirosa ,Sedutora e Enganadora de partido politico curruPTo, o povo cada vez mais iludido com grandiosidades e falsas promessas,comprado com bolsafamilia e etc., com certeza ,vamos sofrer todas as consequencias e represalias de uma DITADURA LAICA com a Rousseff no poder e o Zé Dirceu no comando !
Porém acredito em DEUS e peço por intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
a Grande Graça do José Serra ser eleito presidente e não aquela que disse que nem o proprio
Nosso Senhor Jesus Cristo tiraria dela a vitoria nesta eleição .
Infelizmente a maioria do Povo Brasileiro que se dizem católicos , estão a favor do PT.
Embora os que são verdadeiros cristãos e seguem fielmente a doutrina católica , serem
contra esse ,Partido não votando nele,acho que estamos sendo minoria.Só por um milagre
Divino não teremos a continuação desse atual governo,onde só vimos corrupção,crimes po-
líticos não apurados, um Presidente que nunca deixou apurar nada e nunca sabe e não
viu nada.Um sistema de saúde caótico ,a educação pior ainda,pois quanto mais analfabeto
o povo,melhor para eles.Agora ameaçando os religiosos que são contrários as suas ideolo-
gias,a Imprensa quando divulgam as verdades que não podem serem ditas,só mesmo Jesus
e Maria para virem em nosso auxílio.
nen os padres estes assasinos deixam em paz ,como pode meu Deus eles fazrem isso?
eu acho um absurdo,isso tem que acabar,eles só nós ajuda com orações,são enviados por
Deus.
Sou católico, graças a Deus, mas penso que: A atitude de alguns religiosos em tomar pra se, o partidarismo político, e, ainda sim, ressaltar na homilia certos posicionamento político partidário, gera sem dúvidas um conflito a cerca do pensamento individual do cidadão.
Tenho preocupação que a igreja perca fies, por se envolver com questões políticas.
Rezo diariamente para a libertação da America Latina.
isso pode ser do partido pt que é a favor do abuso.