“Não matarás” (Ex 20,13).
Jesus disse no Sermão da Montanha: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: “Não matarás. Aquele que matar terá de responder ao tribunal”. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão terá de responder no tribunal (Mt 5,21-22).
Portanto, o quinto Mandamento não proíbe apenas “não matar”, mas todo ato ou pensamento que possa ferir o outro física ou moralmente. Assim, a calúnia, a difamação, a perseguição, a exploração da pessoa em qualquer forma, a vingança, o ódio, etc., são pecados contra o quinto Mandamento.
A Igreja ensina que toda vida humana, desde o momento da concepção até a morte, é sagrada, porque a pessoa humana foi querida por si mesma à imagem e à semelhança do Deus vivo e santo. Por isso não se admite o aborto, a eutanásia e o assassinato; são graves ofensas a Deus.
A Igreja condena com pena canônica de excomunhão o crime do aborto; os que o praticarem e os que o promoverem. O embrião humano deve ser tratado como uma pessoa desde a sua concepção, e deve ser defendido em sua integridade, cuidado e curado como qualquer outro ser humano. Por isso, a Igreja não aceita a manipulação dos embriões e o desenvolvimento de células tronco embrionárias para fins terapêuticos, porque neste processo se destrói os embriões, que já são vidas humanas. Também a inseminação artificial é proibida pela Igreja, que entende que somente o casal pode gerar os filhos no ato conjugal do seu amor.
A proibição de matar não anula o direito de tirar a um opressor injusto a possibilidade de fazer o mal aos outros. A legítima defesa é um dever grave para quem é responsável pela vida alheia ou pelo bem comum.
A eutanásia voluntária, sejam quais forem as formas e os motivos, constitui um assassinato. É gravemente contrária à dignidade da pessoa humana e ao respeito de Deus, seu Criador. A pessoa humana tem o direito de morrer quando Deus desejar.
O suicídio é gravemente contrário a lei de Deus. Entretanto, o suicida pode ter sua culpa diminuída por razões psicológicas (medo, depressão, etc.). A Igreja pede que se reze por eles e ninguém deve desanimar da possibilidade de sua salvação.
O escândalo é também pecado contra o quinto Mandamento; pois constitui uma falta grave quando, por ação ou por omissão, leva intencionalmente o outro a pecar gravemente.
Também a guerra injusta ofende ao quinto Mandamento pelos males e injustiças que acarreta; devemos fazer tudo o que for razoavelmente possível para evitá-la. A Igreja ora: “Da fome, da peste e da guerra livrai-nos, Senhor”.
Fonte: Professor Felipe Aquino
10 Comentários
PELO MEU ESPOSO LADAIR E MEUS FILHOS DAIAN, NIVALDO E DILVANE, PARA QUE MARIA OS PROTEJA PARA QUE NÃO ANDEM NO CAMINHO DOS ÍMPIOS.
PROTEJEI-NOS Ó MÃE !
SENHORA…..INTERCEDE POR MIM COM URGENÇIA….EU CONFIO EM TI.
E TAMBEM A MINHÃ IDALINA E MARCOS.
GLÔRIA A DEUS…SEMPRE.
BOA TARDE, IRMÃOS…
OREMOS PELO BRASIL…E A PAZ MUNDIAL.
SENHOR DAI-NOS…..SABEDOEIA…..!!!!!!
EU AMO A TODOS…EU CREIO EM TI..PARA
EU
Pela alma de Owaldo Carvalho Chaves.QUE COMPLETARÁ EM DEZEMBRO 19 ANOS DE FALECIDO.que DEUS MANTENHA ELE SEMPRE EM.+ BOM LUGAR.
pela
oração por maria hilda de lima falecida em 08/02/2009
Nossa Senhora de Fatima rogai por mim e minha familia, aumenta minha fé. Amém
Nossa Senhora De Fatima, rogai a Deus pela saúde do meu esposo,Heitor Villela, pela proteção dos meus filhos e netos, pela minha saúde , e aumenta Senhora minha fé. Obrigado pelas graças que nós temos recebido, pela vossa interceição aos pés do Vosso Bento Filho Jesus.
Amigos do ADF, nao me canso de ver este site, como é linda esta Imagem de Nossa Senhora,seus olhos sao muito lindos tudo nela é perfeito.Marilia
Nossa Senhora De Fatima rogai por nós.
tenha misericordia dessas pessoas que fazem aborto. elas precisam de orações de amor e de paz.