Como Nossa Senhora Aparecida se tornou Rainha do Brasil?
Neste dia a Igreja no Brasil celebra o dia da Virgem da Conceição Aparecida, padroeira principal do Brasil.
E gostaríamos de contar a belíssima e pouco conhecida história de como Nossa Senhora tornou-se a Rainha do Brasil.
Tudo começou quando o então príncipe regente do Brasil, Dom Pedro de Alcântara (futuro imperador Dom Pedro I), enfrentando grave situação política e vindo a conhecer as histórias ligadas a imagem da Virgem Negra de Aparecida,
em viagem a São Paulo, no dia 22 de agosto de 1822, decide parar em Aparecida para rezar à Virgem e lhe promete torná-la consagrar o Brasil, caso o problema se resolva.
Quinze dias depois, ele proclamou a independência do Brasil às margens do riacho Ipiranga, mas a promessa ficou sem ser cumprida.
Entretanto, anos mais tarde, sua neta, a Princesa Isabel, filha mais velha de Dom Pedro II,
tendo dificuldades para engravidar e já tendo feito todo o possível, conhecendo a fama de Nossa Senhora Aparecida,
vai até lá em peregrinação junto a seu esposo, o Príncipe Gastão d’Orleans, Conde d’Eu pedir a intercessão da Mãe de Deus para que ela tenha descendência que assegure a sucessão do trono imperial brasileiro.
Nossa Senhora Aparecida atende aos rogos da Princesa e lhe concede 4 filhos, dois quais 3 chegarão a idade adulta. A sucessão do trono está garantida.
Em 1868, já alcançada a graça, o casal de príncipes herdeiros volta para pagar a sua promessa.
Para isso, oferece à Nossa Senhora Aparecida um rico manto cravejado de 21 brilhantes que representavam as 21 províncias do Império Brasileiro.
Por sua posição política e postura firmemente católica, a Princesa Isabel angariou inimizades políticas, haja vista que a maioria dos políticos do império eram maçons.
Para completar, a Princesa em ousada atitude, abole a escravidão em 13 de maio de 1888 (coincidentemente, anos depois Nossa Senhora apareceria em Fátima nesta mesma data).
No entanto, os grandes agricultores, apoiadores do Império, juraram vingança à Princesa dizendo que ela não se sentaria no trono brasileiro.
Consciente que as chances de herdar o trono brasileiro cada vez tornavam-se menores,
Isabel vai novamente a Aparecida juntamente com seu esposo e deixa aos pés da Virgem, uma coroa e este belíssimo bilhete:
“Eu, diante de vós, sou uma princesa da terra e me curvo, pois és a Rainha dos Céus e te dou tão pobre presente que é uma coroa igual à minha, e se eu não me sentar no trono do Brasil, rogo que a Senhora se sente nele por mim e governe perpetuamente o Brasil”
Por fim, como sabemos, em 15 de novembro de 1889, proclamaram a República, tirando da Princesa Isabel a chance de herdar o trono.
Mas em 1904, por decreto do Papa São Pio X, Nossa Senhora Aparecida é coroada como rainha do Brasil e lhe coroam usando a coroa que a Princesa Isabel lhe ofereceu, réplica daquela que ela mesmo usaria se tivesse sido imperatriz.
****
Hoje, faremos celebrar a Missa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil.
Você que precisa de uma graça urgente, peça-a a Rainha do Brasil, nossa Mãe a Virgem Maria
Por isso, clique aqui ou no botão abaixo, acenda a vela e peça que você precisa para a Virgem da Conceição Aparecida.
2 Comentários
Bom dia tentei acender a vela e nao aceutaram meu email..nao tenho como trocar…o que fazer ?
Nossa Senhora Aparecida,venho perdir-Lhe clemencia para que atenda minhas suplicadas e necessacidas
por Vossa intercessão.Que dia maravilhoso e que futuro tão promissor advirão de Vosso querer com a
participação direta de Vosso Filho,Venho me arrepender de toda ingratidão que Vos cuasei.Quero seguir as
sua pegadas e a de Jesus para glorificar e agradecer a minha existencia