.
Milagres de Lourdes: A Igreja e a Ciência – Parte 1
.
Volta para o hospital ainda na maca. Pede algo para comer. O Dr. Guégan examina-a e dá-lhe autorização para alimentar-se.
.
Faz uma refeição frugal (simples): um pedaço de vitela e purê de batatas com três pedaços de pão. Mas para ela é um banquete extraordinário. Já faz 10 anos que não tem uma refeição igual.
.
“Ao terminar ainda continuava com fome. Pedi mais uma porção. Fui atendida e pedi mais. Então me trouxeram como sobremesa um prato de sêmola de arroz, com receio que me sentisse mal.”
.
À tarde, a recuperada, satisfeita sem estar saciada, levanta-se, veste-se sozinha e sai para dar um passeio.
.
Décadas depois Jeanne Fretel narra pela TV como ficou instantânea e permanentemente curada.
.
“Já fazia três anos que eu não andava e naquele instante caminhei com a mesma desenvoltura de hoje ‒ esclarece Jeanne Fretel – Assim que cheguei às piscinas, tomei um banho de pé, sem me cansar.”
.
À noite, torna a ingerir uma refeição (sopa, pão e patê, sobremesa) e adormece, mas desperta por volta da meia-noite, ainda atormentada pela fome; serve-se de pão, manteiga, doces, bolo e readormece.
.
No dia seguinte, levam-na até a Junta das Constatações onde cinco médicos assinam em conjunto um boletim em que declaram:
.
“Enorme melhora, talvez cura completa.”
.
Jeanne Fretel sente-se tão aliviada no trem de volta que pede e suporta muito bem a parada brusca das injeções de morfina, sem experimentar as perturbações graves e costumeiras de uma desintoxicação tão violenta.
.
E podemos imaginar o assombro do médico assistente da doente, o Dr. Pellé, que escreve a 13 de outubro de 1949:
.
“Voltamos a ver a senhorita Fretel no mesmo dia de seu retorno de Lourdes para Rennes, onde a examinamos e observamos o desaparecimento completo de todos os sinais patológicos. Temos acompanhado a paciente com regularidade e constatamos que a melhora do seu estado geral prossegue.
.
Seu peso que era de 44 quilos no dia 5 de outubro de 1948 passou para 58,200 quilos. Durante os oito primeiros dias, esta jovem ganha 1,350 por dia. A temperatura é normal: 36°8 pela manhã, 37°2 à noite. O apetite e o sono são muito bons.”
.
Um abençoado recomeço
.
Após o seu regresso, teve condições de recomeçar uma vida ativa que prossegue sempre sem qualquer acidente patológico.
.
.
Nunca mais sentiu qualquer tipo de dor. A vida normal retomou seu curso na plenitude de uma saúde perfeita.
.
Todos os dias levanta-se às 5h30 e recolhe-se às 11 da noite. E, no entanto, tem que fazer as tarefas mais cansativas da casa.
.
A comprovação do milagre
.
Um ano depois, a jovem comparecerá diante dos vinte e oito médicos da Junta médica de Lourdes.
.
Em 1950, após terem concluído tratar-se de uma “cura inexplicável”, o processo de Jeanne Fretel é enviado à Comissão canônica criada expressamente para examinar este caso pelo cardeal Roques, arcebispo de Rennes. E a 8 de novembro de 1950, a Comissão canônica declara:
.
“O caso da senhorita Fretel situa-se na série das curas extraordinárias, cientificamente inexplicáveis, na presença das quais só podemos repetir: ‘O dedo de Deus se faz sentir’.”
.
Em seguida, o cardeal Roques, na data de 20 de novembro, apresenta um “reconhecimento de milagre” assim redigido:
.
“Reconhecemos que a senhorita Jeanne Fretel, acometida de peritonite tuberculosa com sinais meningíticos e em estado muito grave de caquexia, foi curada súbita e radicalmente a 8 de outubro de 1948, no momento em que comungava no altar de Santa Bernadette em Lourdes, e nós julgamos e declaramos que a cura é milagrosa e deve ser atribuída à Nossa Senhora de Lourdes.”
.
Philippe Aziz, “Os milagres de Lourdes ‒ A Ciência face à fé”, 1981, Tradução de WiIma Freitas Ronald de Carvalho
Fonte: Blog Lourdes e as aparições
.
.
.
4 Comentários
Ó minha Nossa Sra. de Lourdes, atendei a mina Súplica. Amém.
Bom dia Sr Gerson,
Salve Maria, Mãe de Misericórdia!
Como vai?
Confie na intercessão de Nossa Senhora de Lourdes!
E para inscrever seus pedidos em oração, acenda sua Vela e inscreva suas intenções pelo link a seguir https://adf.org.br/velario/lourdes?origem=10674
Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!
Atenciosamente,
Equipe de Apostolado
Muito bom ter Nossa Senhora como nossa intercessora junto a Jesus
Bom dia Sra Cassia,
Salve Maria, Mãe de Misericórdia!
Como vai?
Confie na intercessão de Nossa Senhora de Lourdes!
E para inscrever seus pedidos em oração, acenda sua Vela e inscreva suas intenções pelo link a seguir https://adf.org.br/velario/lourdes?origem=10674
Nossa Senhora de Lourdes, Rogai por nós!
Atenciosamente,
Equipe de Apostolado