.
Celebrada no dia 02 de fevereiro, Nossa Senhora das Candeias é também conhecida como a Santíssima Virgem da Purificação, da Luz ou da Candelária.
.
Origem da Devoção
.
A origem desta bela devoção mariana nasceu na Festa da Apresentação do Menino Jesus ao Templo e na da Purificação de Nossa Senhora, que ocorre 40 dias após seu nascimento (sendo assim, comemorada no dia 2 de fevereiro).
.
De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, depois de darem à luz, ficavam impuras, não podendo entrar nos templos nos quarenta dias seguintes do parto.
.
Passados os quarenta dias, tinham que se apresentar ao sumo sacerdote, para apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas) e assim obter a purificação. Assim, José e Maria logo se apresentaram no Templo e foram acolhidos por Simeão, para realizar o sacrifício.
.
Simeão, profeta, revelou ao casal as maravilhas relacionadas ao Menino Jesus, disse a eles: “Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo” (Lucas, 2, 29-33).
.
Do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora das Candeias;
.
Curiosidades: A palavra “candeia” significa vela, tocha, lâmpada. Logo, as festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, para relembrar o fato.
.
Oração a Nossa Senhora das Candeias
.
Virgem Santíssima das Candeias, vós que pelos merecimentos de vosso Filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe.
.
Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fechais o vosso coração compassivo e misericordioso.
.
Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem.
.
Livrai-me de todos os perigos a que está exposta à minha fraqueza.
.
Defendei-me de meus inimigos, como defendeste o vosso amado Filho das perseguições que sofreu sendo menino.
.
Não consintais que eu seja atingido por ferro, fogo e nem por peste alguma, e depois de todos estes benefícios de vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos.
.
Que assim seja.
.
Fontes: História de Nossa Senhora / A12 / Cruz Terra Santa
.
Acenda aqui uma Vela para Nossa Senhora.
.
.
1 Comentário
Muito bom. Parabéns.