.
IV – Arco-íris.
O primeiro ato de Noé, após sair da arca, foi construir um altar e oferecer um sacrifício a Deus, pois era homem justo. “Justo”, na Sagrada Escritura, exprime retidão no agir ou no proceder..
Este ato de homenagem e gratidão agradou muito ao Senhor. Em compensação, Ele fez a promessa a Noé:.
“Eu não amaldiçoarei mais a Terra em razão da maldade dos homens. Não mais enviarei, pois, açoite sobre os viventes como fiz agora. Em nenhuma parte do mundo faltará a semente e o mel, o frio e o calor, o verão e o inverno, a noite e o dia.” (Gen. 8, 21-22)
.
Abençoou Noé e seus filhos, dizendo:.
“Crescei e multiplicai-vos, enchei toda a Terra, exercei vosso domínio sobre todos os animais. Eis que estabeleço uma aliança convosco, e este é o sinal de que haverá entre mim e vós, e toda alma viva de geração em geração: Porei meu arco entre as nuvens, e quando ele aparecer, recordar-me-á da aliança que vos prometi, e não voltarão mais as águas do dilúvio a destruir toda a terra.” (Gen. 9, 9-13)
.
.
1. O arco-íris é um gracioso fenômeno. Segundo a ciência, é produzido pelos raios do sol que, atravessando as nuvens densas de vapor de água, se decompõem em suas cores simples. Anuncia o fim da tempestade e o começo da serenidade..
Ora, a presença de Maria Santíssima em qualquer lugar da Terra anuncia o fim da “tempestade” de castigos, suscitada pelos pecados, e o começo de um tempo bom que nunca haveria de ser alterado..
2. O arco-íris é como um arco cintilante que une a Terra ao Céu. Nossa Senhora é um “arco” de irisações divinas. Reconciliou a Terra com o Céu, o homem com Deus, o abismo da miséria com o abismo de misericórdia..
3. O arco-íris aparece entre as nuvens, e é uma recordação de Deus e da promessa que Ele fez de não mais exterminar o gênero humano..
Nossa Senhora torna Deus presente aos homens, mesmo quando as “nuvens” do pecado se condensam sobre o mundo. Sua íntima aliança com a humanidade pecadora foi assegurada mediante a sua co-redenção..
4. Após a tempestade, o arco-íris, com a variedade e o brilho de suas cores, repousa o olhar de quem o contempla..
Com a variedade e o esplendor de suas virtudes, Maria Santíssima regala o “olhar” da alma que A contempla, atrai o coração, eleva o espírito às considerações das verdades transcendentais e leva a pessoa a abandonar e a detestar o pecado e o vício..
5. O arco-íris brilha com as sete cores básicas de que se compõe a luz. Nossa Senhora resplandece com os sete dons do Espírito Santo, prodigalizados a Ela por Deus com verdadeira munificência.
.
V – A escada de Jacó.
Jacó, temendo a vingança de Esaú, fugiu para a Mesopotâmia, indo à casa de Labão, seu tio. À tarde, chegou muito cansado a uma cidade chamada Lusa. Para descansar um pouco, deitou-se sobre a terra, apoiando sua cabeça sobre uma pedra. .
Em sonho teve uma misteriosa visão. Pareceu-lhe ver uma escada que, da Terra, chegava até o Céu. Deus estava no alto da escada e olhava os anjos que desciam e subiam..
Foi-lhe revelado que aquele era o Senhor, Deus de Abraão e de Isaac, o qual lhe deu por herança, para ele e para seus descendentes, aquela terra sobre a qual descansava, e assegurou-lhe uma posteridade incontável, na qual seriam abençoadas todas as nações, garantindo protegê-lo sempre e conduzi-lo de novo à terra de Canaã..
Quando acordou, Jacó abençoou a pedra, erigindo-a como um monumento. E fez um voto tríplice: .
a) honrar a Deus sempre mais do que tinha feito até então;
b) dar àquela pedra e àquele lugar o nome de “Casa de Deus”;
c) oferecer ao Senhor a décima parte de todos os bens que d’Ele havia recebido..
1. A Escada toca com uma extremidade a Terra, e com a outra o Céu. Maria Santíssima, enquanto pura criatura, por um lado toca a Terra. E por outro lado toca o Céu, visto que Deus A fez sua Mãe, elevando-A a uma dignidade que A liga ao infinito..
2. A Escada de Jacó unia a Terra ao Céu. Maria Santíssima, como Medianeira Universal, uniu a Terra ao Céu, o mundo visível ao invisível, as coisas terrenas às celestes..
3. Com a escada facilmente se sobe ao alto. Com Nossa Senhora e com o auxílio da devoção a Ela, sobe-se facilmente ao Céu.
Fontes Os doze emblemas da Santíssima Virgem por Marcos Aurélio Vieira extraído da Revista Catolicismo.
MEDALHA MILAGROSA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
.
Usar a Medalha Milagrosa é o mesmo que estar sob a proteção da Virgem Santíssima.
E você pode certamente alcançar uma GRAÇA se usar este sacramental com confiança!
Acesse aqui e veja como receber a sua..
IMPORTANTE: Para você receber nossos conteúdos católicos diariamente, cadastre seu email aqui ou clique na imagem abaixo. É GRÁTIS!
.“Doce Coração de Maria, sede a nossa salvação.”