Parte 1
A saudação angélica
PRÓLOGO
1. — A saudação angélica é dividida em três partes: A primeira, composta pelo Anjo: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres. (Lc 1, 28).
A segunda é obra de Santa Isabel, mãe de São João Batista, que disse: Bendito é o fruto do teu ventre.
A terceira parte, a Igreja acrescentou: Maria
O Anjo não disse: Ave Maria e sim, Ave, Cheia de graça. Mas este nome de Maria, efetivamente, se harmoniza com as palavras do Anjo, como veremos mais adiante.
Ave
2. — Na antiguidade, a aparição dos Anjos aos homens era um acontecimento de grande importância e os homens sentiam-se extremamente honrados em poder testemunhar sua veneração aos Anjos.
A Sagrada Escritura louva Abraão por ter dado hospitalidade aos Anjos e por tê-los reverenciado.
Mas um Anjo se inclinar diante de uma criatura humana, nunca se tinha ouvido dizer antes que o Anjo tivesse saudado à Santíssima Virgem, reverenciando-a e dizendo: Ave.
3. — Se na antiguidade o homem reverenciava o Anjo e o Anjo não reverenciava o homem, é porque o Anjo é maior que o homem e o é por três diferentes razões:
Primeiramente, o Anjo é superior ao homem por sua natureza espiritual.
Está escrito: Dos seres espirituais Deus fez seus Anjos. (Sl 103).
4. — O homem tem uma natureza corrutível e por isso Abraão dizia a Deus: (Gn 18, 27) Falarei a meu Senhor, eu que sou cinza e pó.
Não convém que a criatura espiritual e incorruptível renda homenagem à criatura corruptível.
Em segundo lugar, o Anjo ultrapassa o homem por sua familiaridade com Deus.
Com efeito, o Anjo pertence à família de Deus, mantendo-se a seus pés. Milhares de milhares de Anjos o serviam, e dez milhares de centenas de milhares mantinham-se em sua presença, está escrito em Daniel (7, 10).
Mas o homem é quase estranho a Deus, como um exilado longe de sua face pelo pecado, como diz o Salmista: (54) Fugindo, afastei-me de Deus.
Convém, pois, ao homem honrar o Anjo por causa de sua proximidade com a majestade divina e de sua intimidade com ela.
Em terceiro lugar, o Anjo foi elevado acima do homem, pela plenitude do esplendor da graça divina que possui. Os Anjos participam da própria luz divina em mais perfeita plenitude. Pode-se enumerar os soldados de Deus, diz Jó (25, 3) e haverá algum sobre quem não se levante a sua luz? Por isso os Anjos aparecem sempre luminosos. Mas os homens participam também desta luz, porém com parcimônia e como num claro-escuro.
Por conseguinte, não convinha ao Anjo inclinar-se diante do homem, até o dia em que apareceu urna criatura humana que sobrepujava os Anjos por sua plenitude de graças (cf n° 5 a 10), por sua familiaridade com Deus (cf. n° 10) e por sua dignidade.
Esta criatura humana foi a bem-aventurada Virgem Maria. Para reconhecer esta superioridade, o Anjo lhe testemunhou sua veneração por esta palavra: Ave.
Fonte: Pai Nosso e Ave Maria – Sermões de Santo Tomás de Aquino. Editora Permanência, Rio de Janeiro, 2003.
continua na próxima sexta-feira…
5 Comentários
Se pra vc VENERAÇÃO é o mesmo que ADORAÇÃO,
lamento o seu analfabetismo teológico.
Jesus é Deus: Carne de Jesus é a Carne de Maria, o sangue de Jesus, é o sangue de Maria. Sangue que derramou na cruz pela nossa salvação.
Enquanto carregamos Jesus na mente e no coração;
Maria foi além, carregou Jesus/Deus em seu ventre.
Na cruz em suas últimas palavras, Jesus disse: eis aí
Tua mãe. Devemos adorar somente a Deus.
Por favor, ao menos tente ler e entender o texto antes de acusar os outros de pecado.
Saiba que não veneramos o homem quando honramos os santos, mas que veneramos o Deus que habita neles, a graça que para eles foi concedida.
Se podemos observar o pôr do sol e o admirar como obra divina e não como nosso ídolo, por que não podemos fazer o mesmo com quem nos trouxe O Salvador?
Por favor, ao menos tente ler e entender o texto antes de acusar os outros de pecado.
Saiba que não veneramos o homem quando honramos os santos, mas que veneramos o Deus que habita neles, a graça que para eles foi concedida.
Se podemos observar o pôr do sol e o admirar como obra divina e não como nosso ídolo, por que não podemos fazer o mesmo com quem nos trouxe O Salvador?
As três partes e o final do texto de Santo Tomás de Aquino é extraordinário na sua profundidade e nos faz compreender quão profundo é o mistério divino na salvação humana através de Maria Santíssima. Nunca deixemos de louvar e agradecer a Maria Santíssima por ser ela a Onipotente Intercessora nossa junto a Jesus.
Que todos os Anjos de Deus n