Vida e morte de Irmã Lucia de Jesus

irmã Lucia de JesusLúcia de Jesus Santos. Nasceu em Aljustrel, Fátima, a 22 de Março de 1907 e foi baptizada a 30 de Março desse ano.

Saiu de Fátima para o Asilo de Vilar, no Porto, onde entrou em 17 de Junho de 1921.

Foi para Tuy, em Espanha, a 24 de Outubro de 1925, onde entrou como postulante no Instituto de Santa Doroteia, tendo seguido no dia 26 para o convento de Pontevedra. Em 20 de Julho de 1926, regressa a Tuy, onde toma o hábito de noviça em 2 de Outubro do mesmo ano.

Fez os primeiros votos temporários, em Tuy, em 3 de Outubro de 1928, e votos perpétuos em 3 de Outubro de 1934, também nessa cidade.

Veio para Portugal em 17 de Maio de 1946, tendo visitado Fátima entre 20 e 22 de Maio desse ano.

Entrou para o Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, em 25 de Março de 1948 e tomou o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.

Voltou a Fátima a 13 de Maio de 1967, no Cinquentenário das Aparições, a pedido do Papa Paulo VI, em 12/13 de Maio de 1982, em 12/13 de Maio de 1991 e em 12/13 Maio de 2000, aquando das peregrinações do Papa João Paulo II.

Novas aparições de Nossa Senhora

Nossa Senhora voltou a aparecer-lhe em:

– 26 de Agosto de 1923, no Asilo do Vilar.

– 10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, em Pontevedra (revelação da devoção dos cinco primeiros sábados).

– 13 de Junho de 1929, em Tuy (pedido de consagração da Rússia e aparição de Santíssima Trindade).

Em 17 de Dezembro de 1927, a Irmã Lúcia descreve as aparições de Pontevedra, de Nossa Senhora e do Menino Jesus no dia 10 de Dezembro de 1925, e do menino Jesus em 15 de Fevereiro de 1926.

A pedido do Sr. Bispo de Leiria, D. José Alves Correia de Silva, Lúcia escreve as suas memórias:

– Primeira Memória em Dezembro de 1935, sobre a Jacinta.

– Segunda Memória em Novembro de 1937, sobre as aparições do Anjo e de Nossa Senhora.

– Terceira Memória em Agosto de 1941, as duas partes do segredo: visão do Inferno e devoção ao Imaculado Coração de Maria.

– Quarta Memória em Dezembro de 1941, sobre o Francisco e descrição pormenorizada das Aparições do Anjo e de Nossa Senhora.

Mais tarde a pedido do Reitor do Santuário, escreve:

– Quinta Memória em Fevereiro 1989, sobre o seu pai.

– Sexta Memória, em Março de 1993, sobre a sua mãe.

Memórias

Irma_Lucia_222Em Dezembro de 2000 foi editado o seu livro “Apelos da Mensagem de Fátima”, conjunto de textos que a Irmã Lúcia foi escrevendo ao longo de vários anos, em resposta a questões que lhe eram postas. O livro é dirigido aos peregrinos de Fátima e foi terminado em 25 de Março de 1997.

Faleceu no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, no dia 13 de Fevereiro de 2005, lugar onde foi sepultada.

No dia 19 de Fevereiro de 2006 foi trasladada para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (ao lado do túmulo da Jacinta).

Sua Santidade o Papa Bento XVI autorizou abreviar o prazo canónico para abertura do processo de beatificação da Irmã Lúcia. O anúncio foi feito no dia 13 de Fevereiro de 2008 pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, no Carmelo de Coimbra, onde presidiu à missa evocativa do terceiro aniversário da morte da vidente de Fátima.

Extraído do livro: “Para melhor conhecer Fátima”, disponível no site oficial do santuário de Fátima

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?