11 de setembro de 2001: Um dia que nunca sairá de nossas lembranças!

Hoje faz 16 anos de um dia em que o mundo pareceu particularmente difícil de reconhecer.
Explosão em uma das torres.
Explosão em uma das torres.

.
Hoje faz 16 anos de um dia em que o mundo pareceu particularmente difícil de reconhecer.


A televisão mostrava quase com estupor um suposto acidente que já causava estranhamento em si mesmo.

A cobertura ao vivo de quase qualquer evento já era uma realidade em 2001, e, por isso, milhões e milhões de pessoas se perguntavam em tempo real:


Como foi que aquele piloto tinha colidido contra uma das Torres Gêmeas de Nova Iorque numa clara manhã de céu limpo?


Foi quando um segundo avião se chocou contra a outra torre e o planeta em peso assistiu à cena no mesmo instante em que, estarrecedoramente, ela acontecia.

O dia 11 de setembro de 2001 se tornou, nas aulas de jornalismo da década seguinte, um daqueles acontecimentos cuja objetividade é abordada pela perspectiva da mais pura subjetividade.

O jornalista que chorou, que se comoveu, que afirmou que, apesar da sua trajetória, não tinha palavras diante daquele fato é alguém que entendeu a complexidade humana do que ocorria à sua frente e que acompanhava a rápida reflexão que quase todos fizeram naquela hora: o mundo estava em guerra.

Mas, nos últimos dois anos, o cenário em relação ao 11 de setembro é bem diferente nas turmas de primeiro período de jornalismo na universidade.

Quando pergunto se eles se lembram daquele dia, muito poucos, ou mesmo nenhum, levanta a mão.

Não é culpa deles, que mal tinham nascido para a vida consciente: eles tinham dois ou três anos quando aconteceu.

Pois é:


Já existem novas gerações de jovens adultos que não viveram aquele momento de estupor que impactou o mundo no tocante ao terror;

Que nos apresentou com evidência que existe um mal evidente, inexplicável a partir das meras lógicas geopolíticas;

Um mal que tem nome, terrorismo, mas que não tem qualquer tipo de justificativa.


Os professores de história dos países neutros fazem malabarismos para ensinar que, na guerra fria, havia dois blocos contrapostos em interesses e em ideologias.

Diante do 11 de setembro não existe essa necessidade, porque o mal nunca tinha se manifestado com tanta contundência numa tela de televisão.

Houve episódios posteriores, quase ecos daquele dia, igualmente malévolos, mas de bem mais rápido esquecimento mundial;

Afinal, num mundo que parece vacinado contra o espanto, não choramos mais o necessário, conforme observou o Papa.

Atentados como os de Madri, Nice, Londres, Paris e tantos outros foram todos emoldurados politicamente em cenários mais complexos, que envolviam outros dramas.

Mas aquele 11 de setembro não dá tanta margem a interpretações: o homem e as suas divisões culturais e sociais simplesmente tinha caído baixo demais.

Contemplar o espanto envolvido nesse dia nos provoca náuseas.

A televisão norte-americana decidiu, há certo tempo, recordar cada 11 de setembro com outro olhar, sem voltar a mostrar as imagens do horror, relatando histórias de superação, de coragem, de unidade.

A ferida ainda é recente e dói.


Mas há novas gerações que precisam crescer aprendendo que existe um limite que a humanidade não deve mais voltar a explorar.


E o dia 11 de setembro de 2001 nos lembra que temos de fazer tudo o que é humanamente possível para nunca mais cair tão baixo como seres humanos.

.
Fonte: pt.aleteia.org

.
.
*  *  *

.
Nunca deixemos de rezar por estas vítimas e tantas outras deste mal chamado Terrorismo.

BotaoVela

.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?