Missão profética de Fátima não acabou

Bento XVI reafirma atualidade da mensagem de Fátima

Atilio Faoro – Enviado especial

 

papa em fatima
Papa Bento XVI em Fátima, Portugal (Uol Imagens)

 

Fátima (Portugal) –  “Eu vim como peregrino a Fátima, a esta casa que Maria escolheu para nos falar nos tempos modernos”, disse o Papa Bento XVI dirigindo-se a meio milhão de peregrinos que, no dia 13 de maio, enchiam por completo o recinto do Santuário de Fátima, para assistir a Missa celebrada pelo Santo Padre, no lugar exato das aparições ocorridas entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

Na homilia, ponto alto da sua primeira visita de quatro dias a Portugal, de 11 a 14 de maio, assegurou o Santo Padre que a “missão profética” de Fátima não acabou. Falando de modo sereno, mostrando boa forma e um rosto sorridente, disse: “Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída. Na Sagrada Escritura, é frequente aparecer Deus à procura de justos para salvar a cidade humana e o mesmo faz aqui, em Fátima, quando Nossa Senhora pergunta: «Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele mesmo é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?».

Meio milhão de fiéis no pátio do Santuário de Fátima para celebrar as aparições de Nossa Senhora em Portugal aos 3 pastorinhos
Meio milhão de fiéis no pátio do Santuário de Fátima para celebrar as aparições de Nossa Senhora em Portugal aos 3 pastorinhos

Depois de dizer que “a linhagem que o Senhor abençoou és tu, amada diocese de Leiria-Fátima” Bento XVI evocou as palavras do Magnificat  de que “a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem” e declarou que a ”prova disto mesmo é este lugar bendito”.

E concluiu: “Mais sete anos e voltareis aqui para celebrar o centenário da primeira visita feita pela Senhora vinda do Céu. Possam os sete anos que nos separam do centenário das Aparições apressar o anunciado triunfo do Coração Imaculado de Maria para glória da Santíssima.”

Estas últimas palavras foram interpretados pela imprensa portuguesa como uma forma de dizer que o Papa não compartilha da idéia um tanto generalizada de que o triunfo do Imaculado Coração de Maria já se teria realizado com a queda do comunismo e do Muro de Berlin em 1989.

Fátima se impôs à Igreja

No discurso de chegada, no aeroporto de Lisboa, Bento XVI lembrou que o Céu se abriu “precisamente sobre Portugal – como uma janela de  esperança que Deus abre quando o homem lhe fecha a porta”. E explicando porque a Igreja assumiu as aparições de Fátima lembrou que se tratava de “um amoroso desígnio de Deus” que “não dependeu do Papa nem de qualquer outra autoridade eclesial”. “Não foi a Igreja que impôs Fátima – diria o Cardeal Manuel Cerejeira, de veneranda memória –, mas Fátima que se impôs à Igreja”.

E reafirmando que as verdades da mensagem de Fátima são as do Evangelho, acrescentou: “Veio do Céu a Virgem Maria para nos recordar verdades do Evangelho que são para a humanidade, fria de amor e desesperada de salvação, fonte de esperança”.

O Papa denuncia a crise da Igreja

Papa afirmou que os inimigos internos, são piores do que os externos que atacam a Santa Igreja (Uol Imagens)

Com coragem o Papa referiu-se a crise atual da Igreja, apontando os inimigos internos como piores do que os externos. “Os ataques ao Papa e à Igreja vêm não só de fora, mas os sofrimentos da Igreja vêm justamente do interior da Igreja, do pecado que existe na Igreja. Também isso sempre foi sabido, mas hoje o vemos de um modo realmente terrificante: que a maior perseguição da Igreja não vem de inimigos externos, mas nasce do pecado na Igreja”.

Como solução o Pontífice insistiu nos apelos da Virgem Maria à penitência e à conversão, tema que foi muitas vezes referido por ele durante as homilias, saudações e discursos proferidos durante a visita.  “Em uma palavra, devemos re-aprender precisamente estas coisas essenciais: a conversão, a oração, a penitência e as virtudes teologais. E Nossa Senhora é para nós a garantia visível, materna, da bondade de Deus, que é sempre a última palavra na história”.

E numa resposta direta a campanha mediática atual contra a Igreja e ao Papa a propósito dos abusos de menores, atos de pedofilia e homosexualidade de homens da Igreja, na sua homilia na Missa do Terreiro do Passo em Lisboa, disse o Papa: “Sabemos que não lhe faltam [à Igreja] filhos insubmissos e até rebeldes, mas é nos Santos que a Igreja reconhece os seus traços característicos e, precisamente neles, saboreia a sua alegria mais profunda”.

Quem vencerá esta batalha? A resposta deu o Santo Padre na mesma ocasião: “Queridos Irmãos e jovens amigos, Cristo está sempre connosco e caminha sempre com a sua Igreja, acompanha-a e guarda-a, como Ele nos disse: «Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos» (Mt 28, 20). Nunca duvideis da sua presença! Procurai sempre o Senhor Jesus, crescei na amizade com Ele, comungai-O. Buscai diariamente a protecção de Maria, a Mãe do Senhor e espelho de toda a santidade. Ela, a Toda Santa, ajudar-vos-á a ser fiéis discípulos do seu Filho Jesus Cristo”.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?