O importante legado de um padre salesiano na América do Sul.

A chegada da ordem salesiana à Patagônia no final do século XIX;
Pe Alberto Maria de Agostini ao lado de um nativo.
Pe Alberto Maria de Agostini ao lado de um nativo.

.
A chegada da ordem salesiana à Patagônia no final do século XIX;


Além de contribuir para a evangelização, entregou os primeiros e únicos registros visuais da região naquela época;

Deste modo, o mundo pôde conhecer o extremo sul da América e dos seus habitantes.


As fotografias, livros e filmes do Pe. Alberto Maria De Agostini (1883-1960) permitiram;


Entre outras coisas, o estudo das geleiras do extremo sul do continente americano, como também o da sua população nativa.

O sacerdote missionário, documentarista, geógrafo e alpinista, chegou em 1910 a Punta Arenas, no extremo sul do Chile, aos 27 anos;


Para ajudar no trabalho missionário da ordem salesiana.


“As missões salesianas tiveram dois propósitos principais:

Civilizar e evangelizar seguindo a ideia de Dom Bosco de guiar o homem na formação de um ‘bom cristão e cidadão honesto’”;

Explicou Salvatore Cirillo Dama, Diretor do Museu Salesiano Maggiorino Borgatello.

Entretanto, pouco tempo depois, Pe. Agostini manifestou a sua paixão pela exploração e, finalmente, o seu superior, Dom Fagnano, lhe deu a missão de investigar a Patagônia.

“Assim foi a sua vida de religioso salesiano, vendo na sua missão a vocação de identificar nela, mais do que uma tarefa, a presença da grandeza e beleza de Deus”;

Disse Cirillo ao Grupo ACI.


Suas realizações

Por mais de trinta anos, Pe. Agostini explorou os maciços montanhosos da Terra do Fogo e da Patagônia;

Chegando aos cantos mais afastados da região, entre fiordes, rios, vales e picos.

Para Cirillo, um dos aspectos marcantes da obra de Agostini foi o seu:


“Propósito de confirmar na realidade os conteúdos do sonho descrito por Dom Bosco em 1874, que revela a Patagônia em suas riquezas, a sua grandeza territorial”.


No fundo, foi um esforço para dar “testemunho da terra escolhida para começar as primeiras missões salesianas”.

Nesta aventura, De Agostini conheceu profundamente os grupos étnicos do sul atualmente extintos;

Especialmente os selknam, cujas fotografias e registros de alta qualidade constituem um testemunho único e de grande valor documental e patrimonial.


Quando os salesianos chegaram à Patagônia, em 1887;


O conflito entre colonos e indígenas pela ocupação dos campos para a criação de ovinos estava em pleno desenvolvimento.

“Só os salesianos com escritos, como foi o caso do Pe. De Agostini;

E com as obras das missões diminuíram ou atrasaram a tragédia do seu desaparecimento (dos índios) que acabou sendo inevitável”;


Disse o diretor do Museu Salesiano Maggiorino Borgatello.


Entre as realizações mais importantes deste missionário se destacam as suas expedições na cordilheira Darwin, no sul da Terra do Fogo;

E a primeira travessia realizada no lado oriental do grande Campo de Gelo Sul.


Do mesmo modo, Pe. Agostini começou o reconhecimento do maciço do Paine;


Que atualmente é o destino turístico mais importante do Chile e um dos melhores lugares do mundo para realizar trilhas.

Em 1943, o sacerdote conquistou um marco histórico no alpinismo subindo o Monte San Lorenzo, o segundo mais alto da Patagônia.

Após 30 anos da exploração desta região, Pe. Agostini voltou para a Itália e levou ao velho continente todas as suas compilações.

Em 1955, voltou à Patagônia e aos seus 72 anos conseguiu escalar a montanha mais alta da Terra do Fogo, o Monte Sarmiento.

“Para a ciência, De Agostini continua sendo uma natureza intocável”, disse Cirillo;

E “para muitos alpinistas que percorrem esta região da cordilheira significa imitar as suas façanhas ou enfrentar o desafio de encontrar novos caminhos”.


O legado de Pe. Agostini tem um valor inestimável e desde 1965 ele foi reconhecido com um parque natural que leva o seu nome, o terceiro maior parque do Chile;


Localizado na Região de Magallanes e na Antártica Chilena, lugar onde viveu a sua vocação de sacerdote e explorador.

.
Fonte: acidigital.com

.
.
*  *  *

.
bt_oferta_ADF-2 (1)

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?