Leia a primeira parte clicando aqui
Crescimento de Bernadette na inocência
Bernadette não viveu tudo isso isoladamente, deve muito ao ambiente que a formou. Recebeu de seu meio, um ambiente cristão, a fé e o batismo que são inseparáveis. […] Mais precisamente, ela soube realizar de maneira excepcionalmente pura os modelos que lhe foram oferecidos em sua família pobre. […]
Apesar de uma grande indigência de instrumentos verbais e intelectuais, Bernadette soube discernir, recolher, viver de maneira excepcionalmente pura a graça dos pobres segundo o coração de Deus. Assim, a menina estava apta a receber a austera mensagem de 18 de fevereiro de 1858, que resumia tão bem seu passado, ao mesmo tempo que anunciava o programa de sua carreira terrestre e pós-terrestre: “Eu não prometo tornar-te feliz neste mundo, mas no outro”.
A mensagem das aparições exprime e confirma aquilo que Bernadette já vivia. Encarrega-a não apenas de repetir as palavras da humilde mensagem — a respeito das quais ela por vezes tropeça, notadamente aquelas que têm por objeto a fundação da peregrinação — mas de testemunhar a graça que ela já vivia, irradiando-a através de todo o seu ser: pobreza, oração, penitência, filial abandono à Virgem, e com Ela a Deus. É nesse sentido que Bernadette foi logo considerada a melhor prova da mensagem de Lourdes.
Bernadette religiosa
A vida em Nevers [no convento das Irmãs da Caridade] situa-se na mesma linha. […] Aqui também, o verdadeiro segredo de Bernadette é sua transparência, é a simplicidade que a fez assumir tantas coisas — umas por atração, outras por obediência — sem cessar de ser ela mesma.
Ela soube tirar partido das realidades humanas e da exigência divina, das humilhações e da veneração, da sua natureza própria e da obediência, da regra e do Evangelho. Seu segredo é a maneira pela qual ela soube viver as exigências dos homens e os impulsos do Espírito Santo.
Ela assumiu tudo isso com simplicidade e quotidianamente, no esquecimento de si mesma, num simples dom de si própria, tendo em vista a verticalidade para Deus e a horizontalidade para os homens. Seu segredo é, por fim, um segredo de paciência, de sofrimentos, de esquecimento de si mesma no amor de Deus escondido.
Assim Bernadette inventou — ou melhor, o Espírito Santo inventou ou manifestou nela, com sua participação consciente, mas sem nada de refletido ou de
explicitado — um tipo de santidade cristã sem cintilação, sem obras, sem ciência, reduzida à raiz do Evangelho, ao amor que Deus dá e recebe. […]
Há aqui uma mensagem que é preciso não deixar que se perca em nossa época de convulsões. […] Aquilo que ela assim viveu chegou ao seu último desabrochar na provação e no silêncio, que se adensaram no termo de sua vida. É o tempo do despojamento, no qual ela toma, em Deus, a estatura de sua idade adulta. […]
A santidade de Bernadette parece ser anterior à graça excepcional das aparições. Ela foi para isso preparada na pobreza de sua infância, e as aparições a manifestaram ao mundo.
Tratar-se-ia de uma santidade já pronta, sem desenvolvimento nem evolução? Seguramente não, mas trata-se de um desenvolvimento homogêneo, no qual o carisma patente expande e manifesta o dom latente.
A dificuldade está em atingir, para aquém dos escritos e das palavras que são tributários do meio cultural, a contribuição própria de Bernadette para a espiritualidade, porque este elemento original permanece implícito.
Para manifestar este implícito, é-se tentado a aproximar Bernadette de uma outra santa que se situa na mesma linha, no mesmo filão de santidade, se assim podemos nos exprimir: Santa Teresinha do Menino Jesus, que tinha seis anos e meio quando da morte de Bernadette.
Fonte: Catolicismo
2 Comentários
Santa Bernadete peça a Nossa Senhora a conversão, a paz e a saúde para as famílias e que as leis contrárias aos mandamentos divinos sejam banidas de nosso país.
NOSSA SENHORA EU TE PEÇO LIBERTA O MAGNO DE OLIVEIRA DE TODA ESCRAVIDÃO DE TODO VICIO QUE ELE SAIBA TOMAR E CONSIGA A MELHOR DECISÃO PARA ELE QUE TENHA FORÇA PARA VENCER ESSA SITUAÇÃO E QUE NOSSA SENHORA ESTEJA SEMPRE AUXILIANDO ELE PARA QUE ACONTEÇA O MELHOR PARA ELE.AMÉM.