A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre um verdadeiro casamento Católico. Confira essa história.

Com a permissividade que grassa hoje em todos os campos, sobretudo no Ocidente;
Casamento na cidade de Kerala, Índia, no rito Siro-Malabar
Casamento na cidade de Kerala, Índia, no rito Siro-Malabar


.
Com a permissividade que grassa hoje em todos os campos, sobretudo no Ocidente;


O
casamento religioso reduziu-se a uma mera ostentação, perdendo, na maioria dos casos, o seu significado mais profundo, que é a união de um homem com uma mulher “até que a morte os separe”.

Pois os nubentes já vão com a ideia de que, “se não der certo”, terão uma “segunda, ou mesmo terceira oportunidade”.


Muita música, muitas flores, muitos padrinhos, muita falta de decoro nos trajes, e nenhuma profundidade religiosa.


Em algumas regiões do globo, contudo, algo ainda resta.

Pelo seu profundo espírito religioso, ocorreu-me narrar aqui um casamento a que assisti na Índia, no ano de 1994, de membros da comunidade católica siro-malabar;

Numa região de seringais nas proximidades de Cananor, no norte do Estado de Kerala.


Os católicos do rito siro-malabar reclamam sua origem nada menos que ao Apóstolo São Tomé, nos primeiros tempos do cristianismo.


Ao longo de sua história, acabaram sendo desviados por bispos nestorianos, mas voltaram definitivamente ao seio da Igreja no século XVI;

Graças aos bons ofícios de nossos patrícios portugueses.

Desde então, formam uma comunidade pujante — sobretudo no Estado de Kerala, no sudoeste da Índia —, tendo hoje um cardeal-arcebispo, mais de vinte bispos e cerca de cinco milhões de fiéis.


Muito religiosos — sobretudo os do campo — quase todos eles têm pequenos oratórios em suas casas;

Diante dos quais todos os membros da família rezam à noite o Rosário e as orações de término do dia.


Por ser um sacramento, o casamento ainda é para eles — como não poderia deixar de ser — um dos atos mais importantes da vida. Tudo gira em torno dessa consideração.

Por isso, ele é cercado de todo um cerimonial, no qual se nota a profunda fé de seus participantes.


Em casa, o noivo é auxiliado a terminar de se vestir para a cerimônia pelos irmãos, cunhados e irmãs, que dão os últimos retoques.

.


Uma vez pronto, há uma cerimônia muito bonita, na qual ele vai pedindo a bênção a todos os seus maiores, começando pelos pais, tios, tios-segundos, primos dos pais, que também chamam de tios, etc.

.
Tudo isso feito com muita seriedade e compenetração de parte a parte.

Oratório particular de uma família
Oratório particular de uma família

Depois todos se dirigem ao oratório da família — eles existem em todas as casas — [ao lado um exemplar típico], onde um sacerdote inicia uma série de orações pelos futuros esposos e pelo futuro lar.

Enquanto isso, na casa da noiva, a mesma cena se repete.

É necessário dizer que ela conheceu o futuro marido, como é geral na Índia, através dos pais;

Que se entenderam previamente com os futuros sogros, em cuja casa, de acordo com o costume, ela nunca foi.

Fá-lo-á só depois de casada.

Depois desses atos em família, os noivos se dirigem separadamente à igreja, onde há a cerimônia de casamento;

Na essência semelhante às daqui, apenas com alguns pormenores mais locais.


Ela se realiza sempre durante a Missa.


Um dos costumes, curiosos para nós, existentes nos casamentos na Índia, tanto nos de católicos quanto nos de hindus (não sei os muçulmanos, porque não assisti a nenhum);

É que geralmente a noiva entra vestindo um sári de seda, geralmente muito bonito, evidentemente dado pelos pais.

Quando, por sua vez, o noivo entra na igreja, leva outro sári dobrado no braço (ou já o deixa no genuflexório).


Na cerimônia do casamento, após o “sim” de ambos e a troca de alianças, o sacerdote abençoa um cordão de ouro;

Que o noivo coloca no pescoço da noiva, como uma espécie de “tomada de posse”.


Depois o sacerdote abençoa também o sári que o noivo apresenta. Este o põe então sobre a cabeça e os ombros da noiva.

Uma das madrinhas ajuda nessa cerimônia, livrando depois a noiva da incômoda cobertura, dobrando cuidadosamente o sári, e dando a ela para que o tenha dobrado no braço direito.

Modésita no vestido de Noiva
Modésita no vestido de Noiva

Terminada a cerimonia, a recém-casada vai para uma sala interna da igreja, onde troca de sári, tirando o recebido dos pais e colocando o que lhe dera o marido.

O novo casal recebe depois os cumprimentos na igreja, findos os quais os convidados se dirigem para o local onde será o almoço de casamento.

Este, como de costume, é sempre num bufê.

Tudo encerrado, os recém-casados vão para a casa paterna do marido, onde irão morar se, de acordo com a tradição, ele for o filho mais velho.


A sogra espera a nova filha do lado de fora, abraça-a, e lhe dá a bênção. Depois lhe dá um Rosário, como lembrança e sinal de boas-vindas.

.
Encaminha-a depois carinhosamente para seu novo lar, mostrando-lhe cada uma das dependências.

Só depois é que os recém-casados se dirigem ao local da recepção, onde então começa o almoço de casamento.

O resto não difere muito do que ocorre aqui no Brasil.

Para finalizar, resta dizer que, apesar de o casamento ser arrumado pelos pais e os noivos se conhecerem não muito tempo antes, com todo esse teor religioso;


O vínculo entre os esposos se torna muito forte e quase nunca termina em divórcio, como, lamentavelmente, esta ficando frequente  no Ocidente.

.
.
Fonte: abim.inf.br

.
*  *  *

.

Ligue agora para nossa Central de Orações e inclua seus pedidos na
Santa Missa da Família.

.
Ligue agora para:

.
0800 773 11 19
(grátis para todo o Brasil)

.

.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?