.
Sabemos que, acima de todos os santos e anjos, o Divino esposo amou Maria, como acentua Suárez com S. Lourenço Justiniano e outros.
Desde o princípio amou-a, exaltando-a em santidade sobre todas as criaturas, insinua Davi com as palavras: Seus alicerces estão sobre as montanhas santas;
O Senhor ama as portas de Sião mais do que a todas as tendas de Jacó… e o mesmo Altíssimo a fundou (Sl 86,5).
.
Tais expressões significam que Maria foi santa desde o momento de sua conceição.
.
É o que parecem dizer ainda outras palavras do Espírito Santo, nos Provérbios: Muitas filhas ajuntaram riquezas, tu excede a todas (31,9).
.
Se, pois, a todas excedeu em riquezas da graça, possuiu também por conseguinte a justiça original, como a possuíram Adão e os anjos.
De mais a mais, nos Cânticos nós lemos:
Estão comigo um sem-número de virgens, mas uma só é a minha pomba, a minha perfeita (no hebraico: minha imaculada).
Achou-a por isso o anjo logo cheia de graça, mesmo antes de ser Mãe de Deus, e saudou-a nestes termos: Ave, cheia de graça!
.
Aos outros santos a graça é dada em parte, contudo a Maria foi dada em sua plenitude.
.
De modo que, observa São Tomas, a graça santificou não só a alma, senão também a carne de Maria, a fim de que com ela revestisse depois o Verbo Eterno.
Tudo isso nos levar a reconhecer, com Pedro de Celes, que Maria desde sua conceição foi cumulada com as riquezas da graça pelo Espírito Santo.
.
.
Fonte: Retirado do livro “Glórias de Maria” Santo Afonso de Ligório
1 Comentário
Sou católica, estudei sempre em colégios religioso, Stella Maris, NSAuxiliafora, entre outras escolas de freiras. Fiz catequese, fui catequista e nunca ouvi antes está expressão: “NS Imaculada Esposa do Espírito Santo”.
A igreja quer provar que Maria era e sempre foi Virgem. Tudo bem, vai da fé do cristão. Mas, agora dizerem Maria Esposa do Espírito Santo, é pra confundir a cabeça do sujeito. Já que entendemos Espírito Santo como espírito e assim através de Deus foi concebida pelo Espírito, como agora a Igreja surge com essa expressão Maria” Esposa “do Espirito Santo?
Acho forte demais ! Deixem como estava. Acho que isso é apelar demais pra virgindade de Maria. Se temos Fé, já cremos piamente na pureza de Maria, não precisa desses apelos que isso só nos irrita e acham que somos débeis ignorantes!!!