.
A Quaresma é um tempo litúrgico em que por 40 dias dedicados pela Igreja à oração e à penitência, para o fiel preparar-se verdadeiramente para a Semana Santa.
Estes são cinco pontos que deve saber sobre a Quaresma:
1 – Oração, mortificação e caridade: as três práticas de piedade
A oração é uma condição indispensável para se louvar, agradecer, pedir perdão e pedir o auxílio de Deus.
Na oração, o católico se une intimamente a Deus e com a Virgem Santíssima.
A mortificação se realiza cotidianamente e sem a necessidade de fazer grandes sacrifícios. Com ela, são oferecidos a Nosso Senhor Jesus Cristo os nossos trabalhos e sacrifícios diários, bem como nossas alegrias.
No período da Quaresma devemos renunciar certas coisas legítimas em espírito de jejum e a abstinência.
A caridade (amor ao próximo por amor de Deus) é necessária como refere São Leão Magno:
“Se desejamos chegar à Páscoa santificados em nosso ser, devemos pôr um interesse especialíssimo na aquisição desta virtude, que contém em si as demais e cobre multidão de pecados”.
2 – O jejum e abstinência
O jejum (nos dias em que é obrigatório) consiste em fazer uma refeição forte por dia, enquanto a abstinência consiste em não comer carne.
Com ambos os sacrifícios reconhecemos a necessidade de fazer obras para reparar o dano causado por nossos pecados e para o bem da Igreja.
Além disso, de forma voluntária, deixam-se de lado necessidades terrenas e se redescobre a necessidade da vida do céu.
“Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4,4).
A abstinência, embora se proíba o consumo de carne, não é o caso de ovos, leite e qualquer condimento feito a partir de gorduras animais.
São dia de abstinência todas as sextas-feiras e é obrigatório a partir de 14 anos de idade.
3 – Quaresma começa com a Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa
Na Quarta-feira de Cinzas começam os 40 dias de preparação para a Páscoa.
Após a Missa, o sacerdote abençoa e impõe as cinzas feitas de ramos de oliveira abençoadas no Domingo de Ramos do ano anterior.
Estas são impostas fazendo o sinal da cruz na testa e dizendo as palavras bíblicas: “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás” ou “Arrependei-vos e crede no Evangelho”.
A cinza é um sinal de humildade e recorda ao católico sua origem e seu fim.
A Quaresma termina na Quinta-feira Santa. Nesse dia, a Igreja comemora a Última Ceia do Senhor, quando Nosso Senhor Jesus Cristo tomou a refeição pela última vez com seus apóstolos antes de ser crucificado na Sexta-feira Santa.
4 – A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número 40 na Bíblia
Os 40 dias da Quaresma representam o mesmo número de dias que Nosso Senhor passou no deserto antes de começar sua vida pública, os quarenta dias do dilúvio;
Os quarenta anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias de Moisés e Elias na montanha e os 400 anos que durou a permanência dos judeus no Egito.
Na Sagrada Escritura, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provas e dificuldades.
5 – Na Quaresma, a cor litúrgica é o roxo
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, penitência, conversão espiritual; tempo para preparar o mistério pascal.
.
.
* * *
.
.
.
Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/cinco-coisas-que-deve-saber-sobre-a-quaresma-14821/
.
.
2 Comentários
O TEMPO QUE OS JUDEUS CAMINHARAM, COM MOISES, NO DESERTO NÃO SÃO 40 ANOS ? NO TEXTO ACIMA ESTÁ QUARENTA DIAS. PEÇO ESCLARECIMENTOS OU CORREÇÃO. OBRIGADO. FIQUEM COM DEUS.
Sr. José Estenio da Silva,
Bom Dia!
O senhor tem toda razão. De fato foram 40 anos que o povo eleito peregrinou no deserto, a caminho da Terra Prometida. Houve um engano na digitação do texto. Já providenciamos a retificação.
Ficamos-lhe muito grato pela advertência.
Em Jesus e Maria!
Marcos Aurélio