Leo Daniele
Já sei! dirá alguém: é isso mesmo! Já peguei o sentido de seu artigo pelo título.
Caro leitor inimigo da pompa: prepare-se para um susto! São Francisco defende exatamente o contrário, e com que ênfase!
De uma carta de São Francisco de Assis a todos os Superiores dos Frades Menores:
“A todos os Custódios dos frades menores que receberem esta carta, Frei Francisco, pequenino servo vosso em Deus Nosso Senhor, deseja a salvação com os novos sinais do céu e da terra, que, grandes excelentíssimos aos olhos do Senhor, são contudo tidos em conta de vulgares por muitos religiosos e outros homens.
Peço-vos ainda com mais insistência do que se pedisse por mim mesmo, supliquei humildemente aos clérigos, todas as vezes que o julgueis oportuno e útil, que prestem a mais profunda reverência ao Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo bem como a seus santos nomes e palavras escritos, que tornam presente o seu Sagrado Corpo.
Os cálices e corporais que usam, os ornamentos do altar, enfim tudo quanto se relaciona ao sacrifício, sejam de execução preciosa.
E se em alguma parte o Corpo do Senhor estiver sendo conservado muito pobremente, reponham-no em lugar ricamente adornado e ali o guardem cuidadosamente encerrado segundo as determinações da Igreja, levem-no sempre com grande respeito e ministrem-no com muita discrição.
Igualmente os nomes e palavras escritos do Senhor deverão ser recolhidos, se encontrados em algum lugar imundo, e colocados em lugar decente.
E em todas as pregações que fizerdes, exortai o povo à penitência e dizei-lhe que ninguém pode salvar-se se não receber o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor.
E quando o sacerdote o oferecer em sacrifício sobre o altar, e aonde quer que o leve, todo o povo dobre os joelhos e renda louvor, honra e glória ao Senhor Deus vivo e verdadeiro. Anunciai e pregai a todo o povo o seu louvor, de modo que a toda hora, ao dobre dos sinos, o povo todo, no mundo inteiro, renda sempre graças e louvores ao Deus onipotente.
E todos os meus Irmãos custódios que receberem esta carta e a copiarem e guardarem consigo e a fizerem copiar para os Irmãos incumbidos da pregação e do cuidado dos Irmãos, e pregarem até o fim o que nela está escrito, saibam que terão a bênção do Senhor Deus e a minha.
E isto lhes seja imposto em virtude da verdadeira e santa obediência. Amém.”
Termino como comecei: São Francisco de Assis – o poverello, o amante da natureza, o modesto, o simples – recomenda em nome da obediência, sejam os altares “ricamente adornados” nas celebrações da Igreja.
Haveria aí alguma contradição? Caso assim lhe pareça, escreva-nos por favor. Guardaremos seu anonimato, se assim preferir.
Louvemos o grande São Francisco, pobre para si mesmo, mas ricamente adornado para Nosso Senhor!
* * *
Retirado de: “Cartas de São Francisco de Assis”, edição digital INTRATEXT
Fonte: http://ipco.org.br/
7 Comentários
Se presenteamos nossos entes queridos com os melhores presentes que podemos comprar, quão mais não deve ser para com Nosso Senhor Jesus Cristo?
Se para os mortos procuramos sempre lavar suas catacumbas e deixá-las bem enfeitadas, oferecemo-lhes intenções às Missas, o que ou qual material devemos oferecer a Deus?
Se todo o ouro da terra fosse suficiente para erguer cada igreja, cada capela e catedral deste mundo, assim não deveria de o ser? Ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, toda honrra toda glória, agora e para sempre, et in saecula saeculorum.
Salve e abençoado seja o meu querido padrinho São Francisco de Assis e louvado seja a Santíssima Trindade.
Boa tarde irmãos.
Não, não vejo contradição alguma. Uma coisa é a simplicidade de vida a ser imitada através do exemplo da pessoa de São Francisco de Assis. Ele recomenda aos fiéis e clérigos, com o seu exemplo de humildade, que o cristão deve ser despojado e desapegado das coisas terrenas. Mas Deus é o Senhor de todas as riquezas da Terra. Homenageá-lo, e honrá-lo com os bens mais preciosos que a Terra pode produzir, é imitar aqui no mundo, de certa forma, a beleza do Paraíso. Deus sente-se honrado quando os homens oferecem o melhor de suas riquezas e talentos em louvor dele. Me lembro do empenho de um artista em fazer um lindo beija-flor, que ficaria discretamente numa parte da Igreja. Quando lhe perguntaram porque tamanho esmero numa coisa na qual quase ninguém ia ter oportunidade em reparar e saber que era de autoria dele, a resposta veio de imediato: “Os outros podem não reparar e não saberem quem o fez. Mas Deus o vê e sabe quem o fez, unicamente pela Glória Dele!”Logo, não há nada de errado em oferecermos, dentro de nossas modestas ou ricas posses, o melhor que temos a Deus, adornando-lhe os templos de modo magnífico. Além de ser um loucor agradável a Deus, tais obras de arte se tornam um tesouro histórico, um rico patrimônio comum da humanidade. Não vejo nada de errado nisso. O que há de melhor deve ser oferecido a Deus. Outra coisa é a simplicidade e humildade de vida como forma de agradar a Deus. Abraço aos irmãos e Paz do Senhor.
Concordo com o texro… Nosso Senhor Jesus Cristo merece e muito mais… A humildade tem que vir interiormente. O louvor a Deus tem que ser o melhor possível…ao nosso alcance…
Há que se lembrar que no período histórico em que Francisco viveu as noções de limpeza e guarda de materiais eram diferentes das nossas. Pode ser que as pessoas, ao guardarem seus pertences, os guardassem de qualquer jeito, misturando diversos objetos e não se atentando para a conservação dos mesmos. Talvez fosse hábito, inclusive, guardar sobras de alimentos junto às peças. Por este motivo era preciso alertar as pessoas sobre o cuidado que deveria se ter ao guardar as peças utilizadas no rito religioso; “os cálices e corporais que usam, os ornamentos do altar, enfim tudo quanto se relaciona ao sacrifício, sejam de execução preciosa.”
Acredito que Francisco alerta para dois fatos:
1) de não se misturar os locais destinados à honra e louvor de Nosso Senhor com os de uso diário. A noção, para mim, é que as pessoas deveriam colocar estes objetos de forma separada, em local “ricamente adornado”, isto é, um lugar próprio, longe dos objetos comuns (o ricamente adornado pode ser simplesmente enfeitado, seja com flores, uma toalha destinada para tal e limpa, um móvel próprio, enfim, algo que efetivamente distinguisse o que é sagrado – destinado a Deus – do que é ordinário – destinado ao homem.).
2) à própria guarda dos objetos. Peças utilizadas no culto devem ser guardadas em locais diferentes das peças utilizadas no cotidiano. E peças destinadas ao culto devem ser utilizadas exclusivamente nos cultos.
Não podemos nos esquecer que era incipiente a Ordem Franciscana e que ainda estava sendo modelada. A diversidade de pessoas e culturas em sua formação deve ter sido alta. Por este motivo era urgente e necessário que se igualassem os comportamentos.
Francisco sabia muito bem que não é o ouro que nos aproxima de Deus, mas uma atitude dourada e um coração adamantino, isto é, é na pureza e na humildade de nossos atos e intensões que verdadeiramente encontramos Deus.
Bom dia Paz e Bem!
Que lindo!Que lindo!!!!
São Francisco sempre foi exemplo de simplicidade e riqueza até nas orações.Essa carta náo é só para os confrades menores,é para nós discípulos de Jesus também.
Sabemos que Jesus nasceu em uma manjedoura embrulhado nuns paninhos mais simples e ao seu redor alem de Maria sua Mãe São José seu pai adotivo ,estavam alguns animais também.
Eu acredito que naquele sublime momento o silencio a paz e a contemplação de seus pais é a cena mais bela que puderam ver com os próprios olhos.Nascia o nosso REI E SALVADOR.Nossas Igreja são ornadas da mais pura riqueza e beleza que jamais se veria.Pintadas por mãos simples,deficientes mas cheia de beleza, rica em detalhes.O Altar, onde se consagra a hóstia corpo de Cristo e o vinho sangue de Cristo são colocados no mais fino e rico altar que alguém já viu.O OSTENSÓRIO onde JESUS é adorado é reverenciado não tem tem igual,pois ali está O REI DOS REIS,
Por isso dizemos na Santa Missa TODA HONRA,E TODA GLÓRIA PARA TI SENHOR,AMÉM.
Que São Francisco de Assis rigue a Deus por nós.Amém!!!
essa oração são francisco de assis e muito linda me sinto abençoado quando escuto essa oração obrigado por lembra de mim minha familia amém todos