Os três domingos consecutivos da septuagésima, sexagésima e quinquagésima (70, 60 e 50 dias antes da Páscoa), tem por fim encaminhar os fiéis à preparação próxima da festa pascal.
Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto.
Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O “Glória”, o “Aleluia” e o “Te Deum”.
Na 4ª. feira depois do domingo da quinquagésima, dia que começa a Quaresma, a Igreja faz imposição das cinzas (quarta-feira de cinzas), para lembrar os fiéis que são pó e em pó hão de tornar.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
Nesse tempo santo, convém:
a) fazer penitência, observando a lei do jejum.
b) ouvir com freqüência a Palavra de Deus.
c) preparar-se por uma boa confissão para comunhão pascal.
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
Ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano.
A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.
Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos.
Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.
O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e revertê-lo em serviços de amor, em práticas de caridade.
Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de comer chocolate por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.
* * *
6 Comentários
Boa Noite:
A quaresma é mais uma das mil e uma forma, de nós estar-mos mais próximos de JESUS, durante o ano todo, então eu vou fazer um propósito, de agora em diante, eu só vou entrar numa porta, se JESUS também poder entrar!!! ou seja… se aquilo que eu for fazer…. não for do agrado de DEUS?… eu não faço!!!… portanto antes de fazer qualquer coisa…..eu deverei pensar….repensar e perguntar a JESUS…. posso fazer? posso entrar?….. e no meu coração, ouvir a exata resposta de quem nunca erra… nunca falha…. JESUS….. então, você vai me ajudar nesta missão?… vamos… convide seus familiares… vamos ouvir o que JESUS, tem para nós?….a principio é nesta quaresma, mas eu pretendo continuar… e que DEUS TE ABENÇOE….AMÉM
QUE NESTE PERIODO DE QUARESMA, POSSAMOS ALIMENTAR EM ORAÇÕES, O DEUS VIVO, ORANDO NOSSOS TERÇOS , EM AGRADECIMENTO A TUDOS QUE SENHOR NIS DEU .
AMEM!
Que este período seja de profunda reflexão para todos os cristãos e, que perseveremos na oração e caridade em todos os dias de nossas vidas. Que Nossa Senhora seja nossa guia e Jesus nos fortaleça cada vez mais.
Quaresma é tempo de reflexão de nossa vida.
Bom dia!
Viver a quaresma é um momento de reflexão e jejum, em silencio com Deus. E através do Santo Evangelho escutar o que ele tem a nos dizer
Que Deus nosso Pai nos conceda que em cada quaresma possamos cada vez compreender o sentido da oração,jejum e caridade e coloca lo em prática todos os dias de nossa vida,pois Jesus Ressuscitou e ELE está VIVO no meio de nós!!!!!!
Nossa Senhora seja nossa auxiliadora e nos ajude a caminhar na estrada de Jesus Crsito!Amém.
Quero agradecer nesta Quaresma por tudo de bom na minha vida