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Na Índia, o Santuário dedicado à memória das aparições de Nossa Senhora,
cultuada como da Boa Saúde de Vailankanni…
…É denominado “Lourdes do Oriente” e atrai aproximadamente dois milhões de romeiros por ano. O cartaz existente no local diz exatamente
Para quem, como eu, não compreende esses caracteres, é muito mais fácil dizer Arokia Matha, que em língua tamil significa Nossa Senhora da Boa Saúde.
Também podemos nos referir a ela como Nossa Senhora de Vailankanni — nome do local, no sul da Índia, onde se encontra o santuário.
Trata-se do maior ponto de peregrinação dos católicos indianos. A cada ano, milhões de pessoas vão ali pedir graças.
O local é realmente protegido pela Santíssima Virgem.
Exemplo dessa proteção foi o ocorrido durante o tsunami de dezembro de 2004, que matou pelo menos 230.000 pessoas.
Enquanto mais de mil delas eram ceifadas num raio de um quilômetro em torno do Santuário;
Os dois mil devotos que se encontravam em seu interior nada sofreram (Catolicismo, fevereiro/2005).
Os três primeiros milagres
- Imagem milagrosa de Vailankanni
A história do santuário inicia-se com três milagres que a tradição nos transmitiu.
O primeiro ocorreu em algum momento do século XVI, quando os portugueses iniciaram o nobre trabalho de conversão do país.
São Francisco Xavier já havia passado por lá.
Um jovem hinduísta — não pertencente, portanto, à pequena comunidade católica da região — carregava certa quantidade de leite para entregar a um freguês.
Em determinado momento ele se deteve debaixo de um banyan — árvore do lugar que proporciona muita sombra — localizado perto de um reservatório de água.
Apareceu-lhe então uma Senhora com um menino nos braços, pedindo-lhe um pouco de leite para dar à criança.
Movido por um sentimento de piedade, o rapaz deu certa quantidade de leite à Senhora e continuou seu caminho.
Chegando à casa do freguês, pediu desculpas pelo atraso, e pelo fato de trazer menos leite, relatando o ocorrido.
Porém, ao abrir o recipiente, verificou que este estava totalmente cheio.
O rapaz e o freguês, ambos pagãos, ficaram surpresos e decidiram voltar ao local onde o fato ocorrera.
Ao chegarem lá, Nossa Senhora apareceu novamente.
Tal lugar ficou conhecido como Matha Kulam, ou o reservatório de água de Nossa Senhora.
- O segundo milagre deu-se alguns anos depois.
Desta vez, o beneficiado foi um rapaz inválido que vendia manteiga numa praça da periferia do povoado de Vailankanni.
Nossa Senhora lhe apareceu e pediu um pouco de manteiga para dar ao filho. Também impelido pela compaixão, o inválido atendeu ao pedido.
A Virgem Santíssima solicitou-lhe então que fosse até o povoado vizinho de Nagapattinam informar da aparição certo católico muito rico que ali morava.
O inválido levantou-se e começou a andar, sem se dar conta de início que sua perna estropiada havia sido curada.
Ao encontrar o rico católico, este lhe contou que tivera um sonho na noite anterior, no qual Nossa Senhora lhe pedia para construir uma capela.
Ambos voltaram então ao local do milagre e tiveram a dita de reencontrar Nossa Senhora.
Atendendo ao pedido da Mãe de Deus, ali foi construída uma capela, que recebeu do povo o título de Arokia Matha ou Nossa Senhora da Boa Saúde.
- O terceiro milagre deu-se poucos anos mais tarde.
Um navio, no qual viajavam vários comerciantes portugueses, enfrentou tremenda tempestade na Baía de Bengala.
Golpeada pelos ventos e pelas ondas, a embarcação naufragou.
Os comerciantes, contudo, foram salvos pela intercessão da Virgem e chegaram à praia de Vailankanni.
Pediram então aos habitantes da localidade para ir à capela próxima — que não era outra senão a de Vailankanni — agradecer por estarem vivos.
E prometeram construir ali uma capela maior e melhor, o que realmente fizeram.
Posteriormente, no decurso de subseqüentes visitas, foram acrescentando melhorias à construção.
Eles dedicaram esta capela à Natividade de Nossa Senhora, que se celebra no dia 8 de setembro, data em que foram salvos.
- Recompensa da generosidade
Chama a atenção em todos esses relatos o fato de Nossa Senhora ter aparecido a pagãos que viviam em contato com católicos.
A Virgem submeteu-os a uma prova solicitando-lhes um gesto de generosidade.
Podemos imaginar que eram pobres e que doar parte dos produtos de seu pequeno comércio representava para eles um gesto de desprendimento.
E embora talvez tivessem pensado que se atendessem ao pedido passariam alguma necessidade, contudo eles não hesitaram e;
Movidos por uma graça, fizeram de bom grado a doação, recebendo em troca enorme recompensa.
Mas como Nossa Senhora ama também os ricos que praticam a virtude, apareceu ainda;
Segundo a mesma tradição, a outros personagens que possuíam muitos bens.
No primeiro caso, ao freguês. Este, ao ouvir o relato do leiteiro, poderia ter-se revoltado. Pelo contrario;
Ele aceitou a versão do vidente e, depois de constatado o fato surpreendente de que não faltava leite, resolveu voltar com ele ao local da aparição.
Gesto premiado com nova manifestação da Santíssima Virgem.
No segundo caso, é um rico católico que teve um sonho. Mas um sonho é sempre algo duvidoso, pode ser uma imaginação, um engano.
Ele é confirmado por um milagre, e o católico rico atende ao pedido feito por Nossa Senhora. Portanto, um ato de generosidade.
No terceiro caso, embora os comerciantes já tivessem muitos motivos para agradecer à Virgem, eles foram generosos cumprindo de modo superlativo o prometido.
Outro caso de liberalidade.
Nossa Senhora, por assim dizer, pagou a generosidade desses personagens com juros.
A quantidade de milagres operados neste santuário é realmente impressionante, a ponto de ser comparado com Lourdes!
Popularidade do santuário
Por não terem milagres, as religiões falsas não dispõem de locais onde estes ocorrem.
Explica-se assim que até indianos não-católicos visitem o Santuário de Nossa Senhora de Vailankanni, edificado em belo estilo neogótico.
É para eles um convite à conversão.
Fato curioso, mas típico dessa região, é que o santuário tornou-se popular sem que a mídia tivesse se ocupado dele.
A causa de sua popularidade está no fato de que os peregrinos, ao voltar para suas casas, contavam o que viram.
E sendo os indianos muito abertos aos aspectos maravilhosos da vida, explica-se que ainda em nossos dias multidões deles;
Provenientes até de regiões longínquas, visitem aquela igreja.
Merece menção o fato de que no museu da Basílica existem tantos ex-votos doados por peregrinos — muitos deles de ouro e prata;
Que é impossível expô-los todos ao mesmo tempo. Por isso são colocados em caixas, as quais são periodicamente trocadas para dar lugar a novos ex-votos.
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Fonte: https://virgemimaculada.wordpress.com
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