Inteligência humana: quem usa, cuida.

Nicholas Carr, autor do livro A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros (Editora Agir), afirma em matéria publicada no “The WallStreet Journal”:
Nicholas Carr - autor do livro "A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros"
Nicholas Carr – autor do livro “A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros”

.

Nicholas Carr, autor do livro A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros (Editora Agir), afirma em matéria publicada no “The Wall
Street Journal”:


A inteligência artificial chegou. Os computadores são hoje perspicazes e precisos.

Deslumbrados com nossas máquinas, nós damos a elas todo tipo de tarefas sofisticadas que antes costumávamos fazer sozinhos”.

A consequência, irrefutável e terrível, se encontra claramente expressa no título desse artigo: 

“A automação excessiva emburrece”.


Em outras palavras, nossas habilidades só melhoram através da prática, quando as usamos regularmente para superar diferentes tipos de desafios difíceis.


O homem de hoje já foi pitorescamente comparado a “um bípede com a boca aberta” e também — já que estamos neste gênero de comparações — apresenta afinidades com o avestruz que, segundo se diz, quando se aproxima algum perigo, enfia a cabeça dentro da areia para não vê-lo:


“O avestruz continuará com a cabeça metida na areia […] levando sua vidinha, e recitando o seu credo:

Creio num só Deus, o dinheiro onipotente, criador da fartura e da tranquilidade etc.” (Plinio Corrêa de Oliveira, in “Folha de S. Paulo”, 31-1-71).


Sim, faça como o avestruz.

Meta a cabeça dentro da televisão, dentro de uma vitrine ou dentro da tela do computador… E fuja, dessa maneira, da “cruel” realidade objetiva.

Nicholas Carr historia o desenvolvimento dessa espécie de processo:

“A primeira leva de automação aconteceu nos EUA depois da II Guerra Mundial.

Entretanto, nos anos 50, James Bright, professor da faculdade de administração da Universidade Harvard, estudou os efeitos reais da automação e descobriu que as novas máquinas estavam deixando os trabalhadores com funções mais monótonas e menos exigentes.

Uma máquina de tecelagem, por exemplo, não transformava o trabalhador em artesão criativo, mas em um apertador de botões”.

A solução seria fugir da monotonia e partir para a criatividade. Foi o que aconteceu?

O autor citado constata:

“Hoje, estamos aprendendo essa lição em escala mais ampla.

À medida que programas de computador se tornam capazes de analisar e tomar decisões, a automação saiu das fábricas para o mundo executivo.

Os computadores estão assumindo tipos de trabalho intelectual considerados um privilégio de profissionais bem educados e treinados:


Pilotos dependem de computadores para operar um avião;

Médicos consultam computadores para diagnosticar doenças;

Arquitetos os usam para projetar prédios.


A nova onda da automação está atingindo todo mundo.”

Cabe uma comparação com o já referido episódio da automação industrial?


“Evidências mostram que o mesmo efeito negativo que reduziu os talentos nas fábricas no século passado está começando a atingir as habilidades dos profissionais, mesmo os mais especializados.


Os operadores de máquinas de ontem são os operadores de computadores de hoje.”

Horrorizado, o autor comenta o resultado dessa burrificação, em dois terrenos sensíveis: a medicina e a aviação. E no quotidiano?


Em artigo publicado na revista “Diagnosis”, três pesquisadores médicos examinaram o erro de diagnose de Thomas Eric Duncan, a primeira pessoa a morrer de ebola nos EUA. Logo o quê!


Algo análogo, descreve o autor, está ocorrendo com a excessiva automação da aviação.

Enfim, é mais um fato, e o fato é fato.

Apliquemos nossa capacidade mental, para tirar consequências, lembrando-nos de que quem usa, cuida.

.
.
*  *  *
.
.

Fonte: abim.inf.br
.
.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?