Plínio Correa de Oliveira
Continuação do post – Veja aqui! O significado da magnífica simbologia da Medalha Milagrosa
(Parte I)
O verso da Medalha não é menos simbólico. Ele contém os elementos de várias devoções que se conjugam.
Por que? Eu mostrei que [na Medalha] onde está a imagem de Nossa Senhora, está lembrada a Imaculada Conceição, por causa da jaculatória. Deste outro lado, vemos doze estrelas, como na coroa de Nossa Senhora que esmaga a Serpente, da qual fala o Apocalipse.
E depois nós temos um M central, que é o M de Maria, que é o nome de Nossa Senhora, e sobre o qual está uma cruz. Isso lembra muito a São Luís Grignion de Montfort, “O Tratado da Verdadeira Devoção”, a “Carta aos Amigos da Cruz” [ambos escritos por este Santo].
E depois as duas grandes devoções (que constituem, no fundo, uma só devoção): ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, e que se encontram abaixo desse M.
São todas as graças dadas nos tempos modernos para a luta contra Revolução: a afirmação da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, o dogma da Imaculada Conceição que deveria ser definido algumas dezenas de anos depois da aparição da Medalha Milagrosa.
As devoções ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, e que foram para evitar a Revolução na França; e de outro lado a obra de São Luís Maria de Grignion de Montfort, que foi também dada para evitar a Revolução. E uma e outra devoções dadas também para lutar contra a Revolução e para abatê-la.
De maneira que esses símbolos todos se conjugam como uma espécie de compêndio dos temas ou dos pontos mais sensíveis para a piedade católica, que lembram mais a piedade católica, objeto natural de suas inclinações, de seus atos de devoção, de sua confiança, e que, portanto, devem ser vistos nesse sentido pelos católicos.
Os senhores têm aí a razão pela qual essa Medalha foi objeto de tantas graças. E, por causa disso, nós devemos amar muito essa Medalha, vendo nela como que um programa para nós. E usá-la sempre, tê-la sempre conosco.
Os senhores compreendem, por esta forma, como a piedade católica sabe fazer bem as coisas. Porque outra devoção esplêndida e que sempre os católicos tiveram, da Idade Média para cá, foi
o Rosário.
Então, colocar essa Medalha unindo as dezenas do Rosário, é uma idéia harmoniosa, felicíssima, adequadíssima, muito razoável, constituindo um todo de objeto de piedade que nos deve falar muito à alma, e que deve despertar muito a nossa devoção.
Vamos pedir a Nossa Senhora que, pelas graças da Medalha Milagrosa, Ela apresse o dia de sua vitória de um lado. E que, do outro lado também, Ela nos ajude a sermos fiéis durante todas as tormentas que se aproximam.
Porque nós nos devemos lembrar bem disso: a perseverança é uma graça inestimável. Com efeito, do que adianta a gente ter uma fé [e outras] virtudes, se depois vai cair em pecado?
Essa perseverança não é fruto de nossas qualidades pessoais, não é o fruto de nada que parte de dentro de nós. Ela é um fruto da graça, que se trata de pedir humildemente, de implorar com insistência, e à qual se trata de corresponder.
Portanto precisamos pedir as graças que nos asseguram a perseverança. E é isso que nós então devemos especialmente pedir. (…)
* * *
Então, nós devemos compreender que essa Medalha, com todos esses símbolos, e recomendada por Nossa Senhora, é um dos penhores da aliança dEla com seus verdadeiros devotos.
É um dos meios, uma espécie de escudo que Ela dá para a luta contra todas essas tentações do demônio. E que essa invocação de Nossa Senhora das Graças, ou Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, é particularmente eficiente por tudo quanto Ela contém.
E pela Imaculada Conceição que está esmagando a cabeça do demônio, é particularmente eficiente nesta luta contra o poder das trevas, que tanto e tanto nós devemos conduzir nos dias de hoje.
Há uma razão a mais, portanto, para nós nos aferrarmos nesses símbolos, para nós nos aferrarmos a essa Medalha, para nós nos aferrarmos ao escapulário do Carmo, para nós nos aferrarmos
ao Rosário.
Termos sempre conosco esses objetos de devoção como meio para ação contra
o demônio.
E essa é uma consideração que me parece particularmente importante nos dias que passam. Era o que eu tinha a dizer a esse respeito.
* * *
Fonte: pliniocorreadeoliveira.info
1 Comentário
ME EMOCIONO SEMPRE Q LEIO SOBRE MÃE FÁTIMA,FAÇO A NOVENA DELA QUASE Q DIARIAMENTE.TENHO SUA MEDALHA A MT TEMPO,JÁ ESTA ESCURECENDO´MAS A TENHO GUARDADA COM AMOR,RECEBI E RECEBO MTS GRAÇAS PELA SUA INTERCESSÃO .AMÉM