"Se você quer nos matar por causa da nossa fé, então estamos preparados…"

Victória, de 80 anos de idade, fugitiva do avanço do Estado Islâmico

John Pontifex

Quando os moradores cristãos da cidade iraquiana de Caramles fugiram do avanço das forças do Estado Islâmico (EI), Victória, de 80 anos de idade, estava entre uma dúzia dos que eram incapazes de fugir.

A viúva, uma católica do rito caldeu, não sabia nada sobre a evacuação repentina que, de repente, esvaziou esta antiga vila que tinha conhecido há muito tempo.
Na manhã seguinte, ela foi à igreja – a de Santo Addai – como fazia todos os dias. Ela encontrou o lugar trancado; as ruas desertas. Ela soube então que o EI tinha chegado.
Nós conhecemos Victória na nossa primeira noite em Erbil, no início de uma viagem de averiguação e avaliação dos possíveis projetos que a AIS poderia realizar naquele local. Ela queria nos contar a história de como ela e sua amiga e vizinha Gazella sobreviveram.

Durante quatro dias, eles se trancaram em suas casas, sem se atrever a se aventurar. “A oração nos sustenta”, disse Victória.

Mas além do alimento para a alma, eles precisavam de alimento para o corpo e, quando os suprimentos ficaram escassos, foram em busca de água e outras coisas básicas.
Inevitavelmente eles encontraram as forças do EI. Explicando a situação, pediram ajuda e, para sua surpresa eles lhe deram água, mesmo depois que se recusaram a um pedido para abandonar a fé cristã.
Conseguiram um primeiro milagre. Passado alguns dias, o EI encontraram eles, e os cercaram no santuário de Santa Bárbara, nos arredores de Caramles. Lá estavam os últimos doze habitantes cristãos remanescentes da aldeia.
“Você deve se converter,” disseram as forças do Estado Islâmico. “Nossa fé pode lhes garantir o paraíso”, acrescentaram.
Victória e Gazella responderam:

“Nós acreditamos que, se demonstrarmos amor e bondade, perdão e misericórdia, nós podemos trazer o reino de Deus à Terra assim como é no céu. O Paraíso tem a ver com o amor. Se você quer nos matar por causa da nossa fé, então estamos preparados para morrer aqui e agora.”

As forças do EI não tinham resposta. Os doze cristãos, maioria idosos e doentes, foram soltos. Um deles tinha um carro batido. Conseguiram também outros meios de transporte e fizeram o percurso até Erbil com segurança.
Victória e Gazelle ainda são vizinhas, embora já não vivam em duas casas lado a lado, mas em dois colchões em um quarto que alugaram com a ajuda da Igreja de Ainkawa, perto de Erbil, capital da região curda do norte do Iraque.
Lá nos colchões elas contaram sua história. Completando a trama, Victória tinha lágrimas em seus olhos. “Ebony”, disse ela, estendendo os braços para mim.

Depois de um caloroso abraço, seu bispo, Amel Nona de Mossul – ele mesmo um refugiado também – me disse que “Ebony” é o árabe para “meu filho”. Fui embora pensando que eu era realmente uma criança sentada aos pés de mulheres de grande coragem, fé e amizade.

Fonte: ais.org

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?