S.S. Pio XII: Nossa Senhora na história da França.

Toda terra cristã é uma terra marial, e não há povo redimido pelo sangue de Cristo que não goste de proclamar Maria sua mãe e sua padroeira.

.
Toda terra cristã é uma terra marial, e não há povo redimido pelo sangue de Cristo que não goste de proclamar Maria sua mãe e sua padroeira.

 

São Pio XII

Relevo empolgante assume, todavia, esta verdade quando se evoca a história da França.

O culto da Mãe de Deus remonta às origens da sua evangelização, e, entre os mais antigos santuários marianos;

Chartres ainda atrai os peregrinos em grande número, e milhares de jovens.

A Idade Média, que, notadamente com São Bernardo, cantou a glória de Maria e lhe celebrou os mistérios;

Viu a admirável eflorescência das vossas catedrais dedicadas a Nossa Senhora: Le Puy, Reims, Amiens, Paris e tantas outras…

Essa glória da Imaculada anunciam-na elas de longe pelas suas flechas esbeltas;


Fazem-na resplandecer na pura luz dos seus vitrais e na harmoniosa beleza das suas estátuas;


Atestam elas sobretudo a fé de um povo a se alçar acima de si mesmo num surto magnífico, para erguer no céu da França a homenagem permanente da sua piedade mariana.


Os vários títulos de nossa Senhora


Nas cidades e nos campos, no topo das colinas ou dominando o mar;

Os santuários consagrados a Maria humildes capelas ou esplêndidas basílicas cobriram pouco a pouco o país com a sua sombra tutelar.

Neles, príncipes, pastores e fiéis inúmeros afluíram, ao longo dos séculos, para a Virgem santa;


A quem saudaram com os títulos mais expressivos da sua confiança ou da sua gratidão.


Aqui se invoca nossa Senhora da misericórdia, de todo auxílio ou do bom socorro;

Ali o peregrino refugia-se ao pé de nossa Senhora da guarda, da piedade ou da consolação;

Alhures, a sua prece sobe para nossa Senhora da luz, da paz, da alegria ou da esperança;

Ou, ainda, implora ele nossa Senhora das virtudes, dos milagres ou das vitórias.

Admirável ladainha de invocações, cuja enumeração jamais acabada narra;

De província em província, os benefícios que a Mãe de Deus tem derramado, no correr dos tempos, sobre a terra da França.


Nossa Senhora das Graças e nossa Senhora de Lourdes
 

Aparição de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
Aparição de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Devia, no entanto, o século XIX, após a tormenta revolucionária, ser por muitos títulos o século das predileções marianas.

Para só citarmos um fato, quem é que não conhece hoje em dia a “medalha milagrosa”?

Revelada, no próprio coração da capital francesa;

A uma humilde filha de São Vicente de Paulo que tivemos a alegria de inscrever no catálogo dos santos;

Essa medalha cunhada com a efígie de “Maria concebida sem pecado” espalhou por todos os lugares os seus prodígios espirituais e materiais.

E, alguns anos mais tarde, de 11 de fevereiro a 16 de julho de 1858, à bem-aventurada virgem Maria aprazia, por um favor novo;

Manifestar-se na terra dos Pirineus a uma menina piedosa e pura, saída de uma família cristã, trabalhadora na sua pobreza.

“Ela vem a Bernadete, dizíamos nós outrora, fá-la a sua confidente;

A colaboradora, o instrumento da sua ternura maternal e da misericordiosa onipotência de seu Filho, para restaurar o mundo em Cristo por uma nova e incomparável efusão da redenção”.(2)


Lourdes

Os acontecimentos que então se desenrolaram em Lourdes, e cujas proporções espirituais melhor medimos hoje, são-vos bem conhecidos.

Sabeis, caros filhos e veneráveis irmãos, em que condições estupendas;

Apesar de zombarias, de dúvidas e de oposições, a voz daquela menina, mensageira da Imaculada, se impôs ao mundo.


Sabeis a firmeza e a pureza do testemunho, experimentado com sabedoria pela autoridade episcopal e por ela sancionado desde 1862.


Já as multidões haviam acorrido e não têm cessado de precipitar-se para a gruta das aparições, para a fonte milagrosa, para o santuário elevado a pedido de Maria.

 

É o comovente cortejo dos humildes, dos doentes e dos aflitos;

É a imponente peregrinação de milhares de fiéis de uma diocese ou de uma nação;

É a discreta diligência de uma alma inquieta que busca a verdade…


Dizíamos nós:

“Jamais num lugar da terra se viu semelhante cortejo de sofrimento, jamais semelhante irradiação de paz, de serenidade e de alegria!”(3)

E, poderíamos acrescentar, jamais se saberá a soma de benefícios de que o mundo é devedor à Virgem auxiliadora!


“Ó gruta feliz, honrada pela presença da Mãe de Deus! Rocha digna de veneração, da qual brotaram abundantes as águas vivificadoras!”(4)

Notas:
(2) Discurso de 28 de abril de 1935 em Lourdes: Eug. Card. Pacelli, Discursos e Panegíricos, 2° ed., Vaticano,1956, p. 435. 
(3) Ibidem, p. 437.
(4) Ofício da festa das Aparições, Hino das II Vésperas.

.
Fonte: Carta encíclica Le pèlerinage de Lourdes, do Sumo Pontífice Papa Pio XII sobre o centenário das aparições da SS. Virgem em Lourdes via blog Lourdes e suas aparições.

.
.
*  *  *

.

bt_oferta_ADF-2

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?