Por que será que Nossa Senhora, Mãe misericordiosa que é, sempre pronta para nos atender em todas as graças, por vezes demora em fazê-lo? E demora exatamente nas grandes graças que deseja que Lhe sejam muito pedidas?
Em geral, em toda vida de uma pessoa muito devota de Maria Santíssima, assim como existem as graças que são logo obtidas, existem também umas duas ou três ou quatro ou cinco que Ela concede demorando enormemente.
E isto ocorre com as almas que Nossa Senhora mais ama, para as quais – dentro de um rosário de graças facilmente concedidas – Ela coloca algumas muito difíceis. E em geral são graças de caráter espiritual.
Às vezes, é uma graça de caráter temporal cujo retardamento terá um sentido espiritual, mas em geral são graças de caráter espiritual.
Há, pois, uns certos retardamentos da providência de Nossa Senhora enquanto Auxílio dos Cristãos, em que Ela dá mais tardando do que se atendesse logo. E isso em parte porque Nossa Senhora, se atendesse todos os nossos pedidos imediatamente, a Terra se transformaria num paraíso e os sofrimentos desapareciam…
Ora, umas das maiores graças que Nossa Senhora nos dá são as cruzes, são os sofrimentos. E muitas vezes Ela tarda para sofrermos, para nos dar a graça e o mérito do sofrimento.
É preciso também acrescentar que algumas vezes Ela tarda para provar a nossa Fé, para desenvolvermos a Fé e a Confiança. E somente depois nos obtém essas graças de modo super-eminente.
De maneira que se existe alguma alma que esteja tardando muito para receber uma graça, ela não deve considerar isto como uma recusa de Nossa Senhora, mas como uma promessa de que se pedir muito, isso lhe será dado com uma abundância extraordinária.
Devemos, então, pedir-Lhe que – assim como Ela tem pena das almas do Purgatório e abrevia seus tormentos – na medida em que convenha à nossa alma, condescenda em abreviar também essas grandes demoras, e que nos obtenha aquilo que queremos, sobretudo para a nossa vida espiritual.
Em geral, toda vida espiritual tem alguma graça que está precisando receber e que fica um pouco “encalhada” por uma razão ou por outra. Às vezes, há vidas espirituais que estão todas “encalhadas”.
Vamos, então, pedir a Nossa Senhora uma graça para “desencalhar” na vida espiritual.
Em geral, os aviões bastam decolar, que depois se mantém por si. Há certas almas que estão nesse estado: têm todo ímpeto para, decolando, voar. Mas falta decolar. E essa “decolagem” é uma graça que precisa ser obtida. Vamos pedir a Nossa Senhora que nos dê uma “decolagem”, sob a invocação de Auxílio dos Cristãos.
Fonte: Excerto extraído e adaptado de uma palestra de Plinio Corrêa de Oliveira em 18 de maio de 1964
Receba sempre em seu e-mails matérias como esta, que lhe ajudarão a aumentar sua devoção à Santíssima Virgem. Assine agora nosso boletim.
2 Comentários
Ó Mãe querida ,faz tempo que pedi para tirar este negócio da minha costas e ainda não fui atendida . Eu a vi com meu rosário enrolado na Senhora como querendo dizer que era para fazer isso.Eu coloquei na Senhora e só tiro para rezar o terço . Desde já muito obrigada Mãe de Jesus e nossa Mãe .
porque nossa senhora de fatima a graça que pedi a varios meses atraz nao fei atendida.