O tempo da Quaresma

Durante estes quarenta dias os cristãos se unem intimamente aos sofrimentos e a morte de nosso Divino Salvador, a fim de ressuscitarem com Ele para uma vida nova, nas grandes solenidades pascais.

Nos primeiros tempos do cristianismo, esta idéia fundamental achava sua aplicação no Batismo dos catecúmenos e na reconciliação dos penitentes. Por toda a liturgia da Quaresma, a Igreja instruía os pagãos que se preparavam para o Batismo.
No sábado Santo infundia as águas batismais na sua fronte, de onde saiam para uma vida nova, como Cristo, do túmulo.
Por sua vez, os fiéis gravemente culpados, deviam fazer penitência pública e cobrir-se de cinzas (Quarta – feira de Cinzas), para acharem uma vida nova em Jesus Cristo. Convém reparar nestes dois elementos, para compreender a liturgia da Quaresma e a escolha de muitos textos sagrados.

 Nossa participação neste tempo

 No ofício das Matinas do Breviarium Romanum, no 1º Domingo da Quaresma, lemos o sermão que o Papa São Leão Magno, no século V dirigiu ao povo, explicando a liturgia da Quaresma:
“Sem dúvida, diz ele, os cristãos nunca deveriam perder de vista estes grandes mistérios… porém esta virtude é de poucos. E por isso é preciso que os cristãos sacudam a poeira do mundo. 
A sabedoria divina estabeleceu este tempo propício de 40 dias, afim de que as nossas almas possam purificar-se, e, por meio de boas obras e jejuns, espiarem as faltas de outros tempos. Inúteis seriam, porém, os nossos jejuns, se neste tempo os nossos corações não se desapegassem do pecado.”
Lendo estas palavras, parece-nos assistir a abertura de um retiro. Com efeito, a Quaresma é o grande retiro anual de toda a família cristã, sob a direção maternal, e segundo o método da Santa Madre a Igreja.
Este retiro terminará pela confissão e comunhão geral de todos os seus filhos, associados assim, realmente, à Ressurreição do Divino Mestre, e ressurgindo por sua vez a uma vida nova.
As práticas exteriores que devem desenvolver em nós o espírito de Cristo e unir-nos a seus sofrimentos são: o jejum, a oração e a esmola.
O Jejum

É imposto Pela Santa Igreja a todos os fiéis, depois de 18 anos completos até atingirem os 60 anos. Seria engano pernicioso não reconhecer a utilidade desta mortificação corporal. Seria menosprezar o exemplo de Jesus Cristo, e pecar gravemente contra a autoridade de sua Igreja.
O prefácio da Quaresma nos descreve os efeitos salutares do jejum, e aqueles que por motivos justos são dispensados dele, não o estarão do jejum espiritual, isto é, de abster-se de festas, cinemas, teatros, TV, internet, leituras puramente recreativas, etc.
A Oração
Assim como a palavra jejum abrange todas as mortificações corporais, da mesma maneira compreende a palavra oração todos os exercícios de piedade feitos neste tempo, com um recolhimento particular, como sejam: a assistência a Santa Missa, a Comunhão freqüente, a leitura de bons livros, a meditação, especialmente da Paixão de Jesus Cristo, a Via Sacra e a assistência ás pregações da Quaresma.
A esmola
Compreende as obras de misericórdia para com o próximo. Já no antigo testamento está dito: “Mais vale a oração acompanhada do jejum e da esmola do que amontoar tesouros” (Tob. 12,8).
Praticando essas obras, os catecúmenos antigamente preparavam-se para o Batismo que iam receber no Sábado de Aleluia, enquanto os penitentes públicos se submetiam a elas com espírito de dor e arrependimento do coração.
Saibamos também nós que aquele que não faz penitencia perecerá para toda a eternidade.(Luc. 13,3).
Renovemos em nós a graça do Batismo e façamos dignos frutos de penitência. Os textos das Missas a cada passo nos exortam a isso. Entretanto convém evitar que a nossa piedade seja excitada por compaixão sentimental ou tristeza exagerada.
Sim, é um combate, uma morte terrível que vamos contemplar, mas é também, e sobre tudo, uma vitória, um triunfo. Na verdade assistiremos a uma luta gigantesca do homem novo; ouviremos os seus gemidos, seguiremos os seus passos sangrentos, contaremos todos os seus ossos; mas isto é apenas um episódio de sua vida; o desenlace é um grito de vitória, um canto de triunfo.
Particularidades deste tempo
A cor dos paramentos é roxa, e preta na Sexta-Feira Santa. Omite-se completamente Aleluia, enquanto o Glória só se canta nas festas Santos. Os altares são despojados deis enfeites e o órgão se cala, menos no IV Domingo. No fim das Missas do Tempo, o sacerdote diz: Bendigamos ao Senhor, em vez de: Ite Missa est, para exortar os fieis a perseverarem na oração.
Cada dia deste Tempo tem a sua “estação”, com indulgências especiais e sua própria liturgia, cujos cânticos e lições nos incitam á penitência e á conversão, enquanto as Orações imploram para nós o perdão e a graça.
(Missal Quotidiano – 1936)
Fonte: Blog Defensores da fé católica

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

3 Comentários

  • PEÇO ORAÇÃO PARA MEU MARIDO MARCELO PARA QUE TENHA A SABEDORIA NECESSÁRIA PARA EIXAR SEUS VICIOS.

    Resposta
  • LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !
    AMEI ESTA LINDÍSSIMA MENSAGEM , NUNCA E NINGUÉN O TERIA DITO , ALGO TÃO DIVINO PARA UM BOM CRISTÃO. QUANTA FALTA ESTOU SENTINDO DE CONHECIMENTO.
    ESTOU PENSANDO E CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE O INIMIGO ESTÁ DEVORANDO MUITAS ALMAS, POR FALTA DE CONHECIMENTO, ESTÃO SENDO ENGANADAS INOCENTEMENTE.
    ATÉ QUANDO, SENHOR!

    Resposta
  • bom dia eu sueli gostaria de pedir oraçao para eu sueli,meu marido sandro,minha querida filha carolline sao a familia rodrigues e muito feliz, e peço oraçao porque eu estou desempregada e estou precisando muito de um emprego me ajuda a rezar para que esse mes saia alguma coisa para que eu possa trabalhar me ajuda a rezar por favor, que a minha filha consiga fazer todas as provas que ela vai começar a fazer apartir de segunda feira me ajuda a rezar por ela tambem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?