Paixão de Cristo – Agonias de Nosso Senhor – II

[O presente texto é adaptação de transcrição de gravação de conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira a sócios e cooperadores da TFP, mantendo portanto o estilo verbal, e não foi revisto pelo autor.]

Nosso Senhor, então, vai entrando cada vez mais nas sombras de Sua dor e de Sua morte, cada passo que se aproxima é mais trágico do que o outro. Se isto se pudesse dizer de Nosso Senhor, se diria que é mais sinistro do que o outro.

E caminha, mas caminha seguramente sem um minuto de distensão, sem um minuto de alívio a não ser na hora em que Ele recebeu o Anjo que O consolou; a não ser na hora em que Ele viu Nossa

Senhora e teve a presença dEla.

A não ser isso, não teve nenhum outro minuto de alívio, até o alto, no momento extremo em que Ele morreu no auge da dor, exclamando: “Meu Pai, meu Pai, por que me abandonaste?”

É o começo de um Salmo em que está predita a Ressurreição dEle; e em que Ele, dizendo “por que me abandonaste” deixa implícita a previsão, a profecia de que Ele haveria de ressuscitar.

Então, no auge do abandono, implicitamente Ele previa a Ressurreição dEle. Mas até isso, até o “consummatum est”, em que Ele diz “tudo está pronto, está sofrido tudo quanto era para sofrer, está completo tudo”, até esse momento nós vemos que as coisas vão se tornando para Ele trevas que se vão tornando cada vez mais densas.

Então, nós podemos imaginá-lo que vai com os Apóstolos, triste de dentro da Ceia, acabou a Ceia. Ele vai andando pelas ruas de Jerusalém até o Getsemani. Começa a agonia – “agonia”, em grego, quer dizer “luta”; eles chamavam os atletas de “agonistas”, porque eram os que lutavam na arena.

Então, começa a agonia, quer dizer a grande luta dEle, que Ele vai travar sozinho. E a solidão é exatamente uma das tragédias dEle durante a Paixão, até o momento em que Nossa Senhora aparece.

A agonia dEle começa assim:

Ele se isola; se isola naturalmente porque quer estar só; se isola porque sente que ninguém é digno de estar perto dEle nesta hora. Então Ele tem esta frase que é típica: “Sentai-vos aqui enquanto vou fazer oração”, quer dizer, “eu vou me isolar de vós. Orai também para que não entreis em tentação”.

Isso Ele diz para os discípulos sonolentos, para os discípulos indiferentes. E quando Ele se afasta, em vez de um discípulo perguntar, um apóstolo perguntar a Ele: “Mas Senhor, por que Vos isolais?” – ou então, “Senhor, não precisais de mim?” – não! Os Apóstolos começam a vacilar. E já é a tragédia da alma dEle que começa a se fazer sentir.

“Depois, tomando Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João, começou a sentir pavor e angústia, e caiu em tristeza e abatimento. ‘Minha alma está triste até a morte’, disse Ele. ‘Ficai aqui e velai comigo’.”

Esses, Ele quis ter consigo; os outros, Ele deixa para trás. Então, Ele explica a esses, em maior intimidade: “Minha alma está triste até a morte”; e pede que fiquem acordados com Ele.

Não durmam; “velai” quer dizer isto: ficai acordados comigo. Quer dizer, Eu quero ter o reconforto de vossa presença e de vossa compaixão, enquanto Eu estiver passando por esta dor tão enorme.

“Adiantando-se um pouco, afastou-se deles…”

Aí a distância ficou completa.

“…à distância de um tiro de pedra. Prostrou-se com a face no chão e começou a orar para que, se fosse possível, se afastasse dEle aquela hora.”

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

3 Comentários

  • Senhor, sou um pecador. Imagino o Senhor sentido-se só, quanta tristeza, quanta dor em seu coração na sua alma no seu ser; um ser perfeito que fez tudo para mudar todos e o mundo e com essas palavras “MEU PAI, MEU PAI, PORQUE ME ABANDONASTE “

    Resposta
  • Hoje apos ter ido a Terra Santa me sinto mais idêntica da com minha religião e principalmente com uma fé mais madura.

    Resposta
  • Quando nos colocamos no lugar de Jesus podemos sentir sua agonia traduzida no grande amor que tem por todos nos.As vezes não acho merecedora de tamanho sacrifício.Tenho que orar, vigiar para não cair em tentação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?