Parte 1 | Parte 2 | Parte 3
21 – O velo de Gedeão é figura de Maria Santíssima?
O velo era uma pele de ovelha, instrumento de um duplo prodígio, destinado a convencer Gedeão da divindade de sua missão. Gedeão pediu a Deus um sinal de vitória: que seu velo, durante a noite ficasse encharcado de orvalho, enquanto toda a terra ao redor permanecesse seca; e, na noite seguinte, o contrário: que toda a terra ficasse molhada e seu velo seco. E assim aconteceu (Juízes 6 ss).
Assim como só o velo de Gedeão ficou coberto de orvalho, enquanto tudo ao redor estava seco, assim só Maria Santíssima foi cheia de graça.
E assim como só o velo, na noite seguinte ficou seco, enquanto a terra estava molhada, assim também só Maria Santíssima ficou imune do pecado.
O orvalho no velo simboliza também Nosso Senhor Jesus Cristo vivendo em Maria Santíssima. Gedeão espremeu o velho e encheu um jarro.
Esse jarro simboliza a Santa igreja que Jesus Cristo enche de graça através de sua Mãe. Assim canta a Igreja na sua Liturgia: “Descestes (Cristo), como chuva sobre o velo para salvar o gênero humano”.
22 – Como a arca da aliança figura Maria Santíssima?
A arca da aliança era um grande cofre de madeira preciosa, todo revestido de ouro, por dentro e por fora, com dois querubins de ouro de cada lado. A parte superior chamava-se propiciatório. Dali Deus falava a Moisés e aos Sumos Pontífices (Exo. 37).
a) A Arca da Aliança era de madeira de cedro incorruptível; Maria Santíssima foi imaculada e seu corpo não conheceu a corrupção do sepulcro.
b) O ouro era considerado o mais precioso dos metais. A arca era forrada de ouro por dentro e por fora; Maria Santíssima está toda adornada com a mais sublime das virtudes, a caridade, o amor de Deus.
c) A arca guardava as tábuas da lei, o maná, a vara de Aarão; Maria Santíssima teve em seu seio o autor da Lei, o Pão vivo descido do céu, o verdadeiro Sacerdote da nova Lei.
d) A arca era sinal da aliança de Deus com o povo. Maria Santíssima é mais que sinal, pois, dando Jesus ao mundo, tornou-se instrumento da aliança que Deus fez com os homens, a Nova Aliança.
e) A arca é figura de Maria Santíssima nos inúmeros prodígios que Deus realizava através dela. Diante da Arca, o Jordão se abriu para dar passagem ao povo a pé enxuto.
À vista de Maria Santíssima os demônios fogem e deixam os verdadeiros católicos. A Arca atraía prosperidade e as bênçãos de Deus sobre o povo escolhido e os castigos mais terríveis contra os inimigos; imagem maravilhosa das graças que acompanham a verdadeira devoção a Nossa Senhora e dos castigos que comumente caem sobre os que desprezam e injuriam Maria Santíssima.
23 – Que lições podemos tirar dessas figuras de Maria?
Especialmente devemos concluir que, sendo a mediação de Maria poderosíssima junto de Deus, sem cessar devemos recorrer a Ela, para alcançarmos o perdão de nossos pecados e as graças de Deus.
Fonte: Catecismo de Nossa Senhora – resumo do livro “Maria ensinada à Mocidade – pequeno Catecismo de Nossa Senhora” publicado em 1915.
1 Comentário
Que Nossa Senhora, tenha misericordia de nós cristão pois vivemos em um tempo sem fé e só através dela podemos chegar ao seu filho muito amado para nos resgatar.AMÉM