Católicos “clandestinos” da China desafiam prisão e emocionam-se vendo o catolicismo no Brasil

Pároco da igreja São Francisco Xavier, Tijuca, Pe. José Li Guozhong assistiu peregrinos ‘clandestinos’

Durante a Jornada Mundial da Juventude – JMJ, realizada no Rio de Janeiro, o grupinho de jovens do país mais populoso da Terra não foi convidado para nenhuma posição de destaque.

Alguns deles vivem proibidos de ver até uma simples foto do Papa. Eles foram recebidos, segundo o organograma, na Paróquia Divino Espírito Santo, no Maracanã, noticiou “O Globo”.

Eles vieram misturados com católicos de Hong Kong, Taiwan e Macau, onde o catolicismo é tolerado. Eram peregrinos “clandestinos” vindos da China continental, desafiando a repressão e a punição do Partido Comunista.

O socialismo é de tal maneira asfixiante e implacável que esses heroicos fiéis ficaram acostumados a desconfiar de tudo e de todos: não diziam seus nomes e não permitiam a divulgação de fotos.

Eles temiam represálias, até mesmo a prisão, porque na China a única “igreja” permitida é controlada pela Associação Patriótica, órgão de repressão do governo que não aceita o Vaticano.

Além disso, essa Associação Patriótica recebe também fraternal acolhida na CNBB e em seus congêneres ‘progressistas’ no mundo. Mas os verdadeiros católicos, que são fiéis ao Papa, não conseguem sequer sonhar com isso.

Os componentes de um grupo deles lutaram para chegar ao Rio e tentaram aproveitar ao máximo a liberdade religiosa do Brasil. Participam de catequeses e missas em mandarim.

Alguns eram catecúmenos e sequer haviam sido batizados.

O padre José Li Guozhong, da Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca, chinês que vive no Brasil há 30 anos, calculou que cerca de 70 peregrinos da China continental vieram até o Rio.

Procissão religiosa “clandestina” para não ser proibida pela policia

Uma jovem chinesa aparentando 15 anos, segundo “O Globo”, pois “eles não gostam de revelar a idade e, quando falam, podem alterar”, se emocionou vendo o catolicismo nas ruas de São Paulo.

“Participei de uma procissão de uma igreja para outra em São Paulo, na semana passada. Vi os policiais ajudando, abrindo o caminho. E lembrei-me da Igreja na China. Rezo muito para que isso aconteça um dia na China. Lá a polícia nos prenderia”, disse a peregrina por meio do Pe. Li, que fazia de intérprete.

Há entre 12 milhões e 15 milhões de católicos na China, mas quase a metade é ilegal, ou seja, resiste à “igreja” progressista pró-comunista.

Esses fiéis ‘clandestinos’ realizam suas práticas religiosas em locais “discretos” como apartamentos familiares, e até em florestas.

Os peregrinos chineses queriam tirar fotos com o arcebispo emérito de Hong Kong, cardeal D. Joseph Zen, 81, que é muito crítico do regime marxista e da política de aproximação vaticana com esse regime – a “Ostpolitik”.

O Cardeal definiu com lacônica e dolorosa expressão a situação do catolicismo chinês:

“Não há liberdade na China, é isso”, dando o nome de bispos desaparecidos no país.

Os fiéis clandestinos não participavam da alegria fácil do espetáculo da JMJ, mas no fundo da alma a graça deleitava seu espírito com a aspiração cheia de fé de que um dia vindouro o catolicismo triunfará na China.

Fonte: IPCO via ADF

LEMBRE-SE DOS CATÓLICOS CHINESES em suas orações.
Acenda aqui uma vela virtual.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?