Será que diante de tantas tragédias, violência, perversidade e falta de fé é possível uma vida de virtudes e um caminho de salvação para a juventude brasileira?
Sim, é possível e você pode fazer parte deste grande projeto Acampamento de Carnaval “Ação Jovem” pela juventude brasileira! A decisão de rumos da vida de muitos jovens pode estar em suas mãos!
Diante de tantos pecados cometidos em tempos de desordem, a “Ação Jovem” realizará um acampamento de carnaval para jovens entre 14 e 20 anos, todo ele voltado para o sadio entretenimento, sim, mas sobretudo para a formação cultural, moral, espiritual e, principalmente, religiosa de jovens de várias partes do Brasil.
Os jovens viajarão no fim desta semana para Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, na sede da Associação Devotos de Fátima, onde será realizado o acampamento.
Serão 4 dias de muito estudo, oração, e também sadias diversões, completamente diferente das desordens do carnaval.
O Acampamento de Carnaval da Ação Jovem é um enorme passo para a o aprofundamento cultural e a formação cristã de inúmeros jovens, na mão dos quais está o futuro da sociedade, e de algum modo o futuro de nossa Igreja.
Ajudá-los com uma boa formação é uma obrigação nossa, diante de Deus e diante do Brasil.
O céu se encherá de alegria, se a juventude brasileira for verdadeiramente encaminhada para os princípios cristãos, e assim se tornar apta a conhecer, amar e servir Nossa Senhora, como tantos jovens puros de coração procuram fazer nas fileiras da “Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz”.
Saiba como você pode ajudar um jovem!
O Sr. Márcio Coutinho, coordenador da Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz, nos conta um pouco mais sobre o que é esse movimento jovem e como ele traz verdadeira esperança para o futuro de nosso país.
Associação Devotos de Fátima : Sr. Márcio, o que é a Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz?
Márcio: A Ação Jovem pela Terra de Santa Cruz é um setor da Associação Devotos de Fátima que se dedica à formação intelectual e moral de jovens entre 14 e 20 anos. Durante todo o ano são realizados cursos, palestras, círculos de estudo, bem como oração e lazer para os adolescentes que participam de nossas atividades. Em nossa programação consta também reforço curricular, curso de línguas e estímulo ao estudo e reflexão.
ADF: E o Acampamento de Carnaval, por que a Ação Jovem organiza essa ação?
Márcio: No carnaval, de maneira muito especial, a Ação Jovem organiza um acampamento para jovens de várias partes do país, no mesmo feriado em que muitos jovens se perdem em libertinagens e seguem caminhos que afastam suas vidas da virtude e do caminho de Deus.
ADF: Onde será o acampamento deste ano?
Márcio: Neste ano de 2013, o acampamento será realizado em Campos de Goytacazes, Rio de Janeiro, na sede da Associação Devotos de Fátima, com uma programação cuidadosa e carinhosamente preparada para cerca de 60 jovens.
E aqui aproveito para fazer um apelo:
Estamos precisando de doações para esse evento, pois Campos dos Goytacazes fica a 700km de distância de São Paulo e muitos que vêm de outros Estados precisam de nosso auxílio financeiro para poderem participar do acampamento. Além disso, a alimentação é para 4 dias, e precisamos de material para desenvolvermos as atividades programadas, o que aumenta nossos gastos. Temos receio que nem todos os jovens possam participar por faltam de verbas.
ADF: Como as pessoas podem contribuir com esse projeto de verdadeiro serviço a Deus e à sua Santa Igreja?
Márcio: Em parceria com a ADF, nós criamos uma página de doação para aqueles que, generosamente, podem contribuir com nosso projeto. Estamos aguardando ansiosamente por essa ajuda, pois queremos que todos os jovens inscritos possam participar do Acampamento.
ADF: Como o Sr. resume essa experiência?
Márcio: Serão 4 dias de muita oração, estudo e alimento verdadeiro da alma, amadurecimento da mente e paz no coração, tudo pensando no fruto que isso gerará para a vida adulta desses jovens. Pois como bem nos lembra São João Bosco, padroeiro e especial conselheiro dos jovens: “A estrada que o homem escolher na juventude, provavelmente será a mesma até a morte”
ADF: Como o Sr., que organiza esses acampamentos há tantos anos, vê os resultados deste encontro?
Márcio: Imagine só, como é reconfortante ver – no mesmo período em que tantas almas se perdem, procurando suas alegrias e prazeres em vícios passageiros – jovens que viram as costas a tudo isso e se entregam a uma atividade que, esta sim, traz a verdadeira alegria e a felicidade possível nesta terra: a convicção de estar no caminho da virtude e do bem, no caminho da dedicação aos ensinamentos e práticas da verdadeira religião de Nosso Senhor Jesus Cristo e à devoção de Nossa Senhora. É realmente maravilhoso, uma experiência única que enche nossos corações de esperança.
ADF: E os jovens que participam, como saem de lá?
Márcio: A formação desses jovens é fundamental não apenas para suas próprias vidas, mas também para o futuro do nosso país, pois serão eles amanhã nossos padres, governantes e pais de família. Serão eles os instrumentos fundamentais de nossa sociedade. E a formação deles atualmente, e de modo particular no Brasil, corre graves perigos, diante da tendência à liberação das drogas, da legalização do aborto, da prostituição, “casamento” gay etc.
ADF: Quais são as expectativas para este ano de 2013?
Márcio:Neste ano, de maneira muito especial, estamos na expectativa da vinda do Santo Padre, Papa Bento XVI, à Terra de Santa Cruz, para a Jornada Mundial da Juventude. Portanto, é um ano em que a juventude está sendo muito focalizada pela Igreja no Brasil.
ADF: Qual mensagem o Sr. Gostaria de deixar para nossos leitores?
Márcio: Gostaria de pedir que rezem à Virgem Maria pela viagem desses jovens, para que Ela nos inspire na tarefa de dar verdadeira formação a eles nesses dias, e pelo futuro da árdua missão que os espera: proclamar o nome de Jesus Cristo e de Maria num mundo cada vez mais desviado dos caminhos cristãos. E também que contribuam para que o acampamento atinja todos os seus objetivos.
É muito importante que vocês nos ajudem.
Fico preocupado em não conseguir levar para o acampamento, por falta de recursos financeiros, muitos dos jovens que estão ansiosos de participar desses dias tão especiais.
A formação desses jovens é muito importante para todos nós.
“Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele” (São João Bosco).