“Sendo Maria noiva”. O que representava o noivado para os judeus?
Até a idade de 12 anos e meio a menina dependia do pai. Podia ficar noiva e casar a partir dessa idade. O noivado regulava o acordo entre duas famílias que estavam ligadas ao pagamento de um presente, chamado mohar, feito pelo futuro marido da noiva.
.
Esta não era ainda chamada esposa, mas o seu estado originário era modificado por este acordo prévio. A infidelidade era de qualquer forma punida também nesse caso, pois ia contra os direitos adquiridos.
.
O noivado de São José e Maria Santíssima deve ser entendido nessa conjuntura. Ele não a tomou consigo, ou seja, Nossa Senhora ainda não morava com São José.
.
Por que Nossa Senhora colocou o seu filho numa manjedoura?
O Evangelho de São Lucas responde: “Por que não havia lugar”… Isso pode ser comentado assim: o lugar de alguém que estava para dar à luz não era a sala.
.
Na tradição bíblica, quem dava à luz era impura por 40 dias se dela nascia um menino e por 80 dias se fosse uma menina. Além disso, a mulher transmitia a sua impureza aos outros. Por isso as mulheres que observavam a Lei preferiam retirar-se a um lugar discreto.
.
A presença do burro e do boi na manjedoura explica a citação de Isaías (1,3): “o boi conhece o seu proprietário e o burro a manjedoura do seu senhor. Israel não sabe, o meu povo não entende”.
.
Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro? Em que ano? Precisa ainda acreditar nos Reis Magos?
A data de 25 de dezembro para celebrar o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo foi estabelecida no século IV. Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu provavelmente no ano 6 antes da nossa era. O natal foi fixado no dia do solstício de inverno (no hemisfério norte), 25 de dezembro. A anunciação de Maria, invés, se celebra no dia do solstício de primavera (no hemisfério norte), 25 de março.
.
A Bíblia anuncia a aparição de uma estrela em um oráculo messiânico do livro dos Números (cap. 24). Os Salmos proclamam que os reis de Saba e Seba vão trazer ofertas.
,
Nada exclui que alguns nabateus vieram do Oriente até Jerusalém. Para o histórico José Flávio, de fato eles tinham contatos em Jerusalém. A tradição posterior dirá que os reis magos eram 3.
.
O que significa a expressão “Maria, mãe de Deus”?
A razão é que o Verbo de Deus se fez carne no seio puríssimo da Virgem Maria. Por isso o Concílio de Éfeso proclamou em 431 que Nossa Senhora com toda verdade se tornou Mãe de Deus não por que a natureza do Verbo ou a sua divindade tivesse tido origem graças à santa Virgem, mas porque nasceu dela o santo corpo dotado de alma racional ao qual o Verbo é unido substancialmente.
.
De fato aquele que Nossa Senhora concebeu como homem por ação do Divino Espírito Santo e que se tornou Filho segundo a carne é o Filho eterno do Pai, a segunda pessoa da Santíssima Trinidade. Duvidar que Maria Santíssima seja a Mãe de Deus é negar a unidade pessoal e divina de Cristo e, contemporaneamente, a salvação dos homens.
.
Estudo de Luiz da Rosa transcrito de http://curiosidadescatolicas.blogspot.com.br/
2 Comentários
Pela vida cristã de meus filhos, Dhiego Fernandes Carvalho, Leonardo Fernandes Carvalho e Noêmia Maria Fernandes Carvalho
este pagina é maravilhosa agente fica recebendo mensages de nossa mãe e sabe mais o q/ esta acontecento no santuario de fatima.