Perto de 51 milhões de peregrinos e turistas visitaram santuários e localidades religiosas da França no ano de 2010, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, noticiou o jornal “Le Figaro” de Paris.
“Há incontestavelmente uma tendência profunda no sentido do turismo espiritual”, constatou Géraldine Ballot, presidente da associação Villes-Sanctuaires de France.
O crescimento anual da tendência nos últimos tempos foi de 5 a 10%, dependendo dos locais.
Os santuários mais visitados são o de Nossa Senhora de Lourdes (mais de sete milhões por ano) e a abadia do Mont-Saint-Michel (3,5 milhões).
A catedral de Notre-Dame de Paris recebe 13 milhões de visitas por ano, embora boa parte não seja prioritariamente religiosa. O Sacré-Cœur de Montmartre em Paris acolhe 10,5 milhões.
A catedral de Chartres e o santuário de Rocamadour são visitados por 1,5 milhões cada um.
É de sublinhar que a França possui mais de 50.000 prédios religiosos que são objeto desse movimento de interesse espiritual.
Porém, o fato mais singular é que esta tendência supera largamente a prática religiosa. Constituem exceção os santuários famosíssimos de Lourdes, Lisieux, Paray-le-Monial ou da Rue du Bac, aonde os romeiros só vão por devoção.
O que mais cresce é a frequência de visitantes “não crentes” ou que abandonaram a prática religiosa, explicou Géraldine.
Trata-se de um público cansado da vida moderna e que procura uma opção espiritual para o vazio da vida quotidiana.
“A peregrinação é uma das facetas do fenômeno que vem emergindo nos últimos anos”, acrescentou. Perto de meio milhão de pessoas participam de romarias com uma média de duração de cinco dias e cinco noites.
Fonte: Blog Luzes da Esperança
1 Comentário
pela saude de Amabilia lago por todos meus familiares pela recuperaçao de Lucas Henriquepela paz no mundo pelo William para que tenha mais descirnimento