Dissertando sobre a eterna luta entre a Virgem e a serpente, São Luís Maria Grignion de Montfort nos mostra a vida dos povos antes de tudo como uma grandiosa, trágica e incessante guerra entre a verdade e o erro, o bem e o mal, o belo e o feio. Batalha sem a qual a existência terrena do homem, desfalcada do seu significado sobrenatural, perderia sua dignidade.
Comentando as palavras do Gênesis (3, 15): “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade d’Ela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao seu calcanhar”, observa com profundidade o grande santo: “Uma única inimizade Deus promoveu e estabeleceu, inimizade irreconciliável, que não só há de durar, mas aumentar até o fim: a inimizade entre Maria, sua digna Mãe, e o demônio” (cf. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Editora Vozes, Petrópolis, 6.a ed., 1961, p. 54).
O santo passa em seguida a descrever a grande guerra que divide inexoravelmente os homens até o fim da História, guerra que não é senão um prolongamento da oposição entre a Virgem e a serpente, entre a descendência espiritual d’Aquela e a desta.
Dentro deste quadro, a “clemens, pia, dulcis Virgo Maria” que o doutor melífluo, São Bernardo, cantou com tal suavidade no “Salve Regina”, nos é apresentada por São Luís Grignion como uma verdadeira torre de combate (“Turris davidica” – exclama a ladainha lauretana).
Ao longo da História, os filhos de Nossa Senhora batalharão até o fim do mundo contra os filhos de Satã. E a vitória final será dos primeiros, pela interferência da Mãe de Deus:
“Os filhos de Belial, os escravos de Satã, os amigos do mundo (pois é a mesma coisa) sempre perseguiram até hoje e perseguirão no futuro aqueles que pertencem à Santíssima Virgem, como outrora Caim perseguiu seu irmão Abel, e Esaú, seu irmão Jacob, figurando os réprobos e os predestinados. Mas a humilde Maria será sempre vitoriosa na luta contra esse orgulhoso, e tão grande será a vitória final, que Ela chegará ao ponto de esmagar-lhe a cabeça, sede de todo o orgulho” (op. cit., pp. 56-57).
Nossos dias também têm sido, são e serão sacudidos por esse entrechoque terrível.
A supressão dessa luta por uma reconciliação ecumênica entre a Virgem e a serpente, entre a raça da Virgem e a raça da serpente, rumo a uma era na qual a cessação utópica do entrechoque acarrete uma composição entre todos os direitos, todos os interesses, uma interpenetração de todas as línguas sob um governo universal que será tão-só fartura e despreocupação: eis a grande utopia contra a qual as massas se devem precaver. Eis o regresso (ou antes, o retrocesso) à orgulhosa Torre de Babel, que de todos os modos o neopaganismo procura reerguer. Eis a bandeira toda tecida de ilusão e de mentira com que, em todas as épocas, os demagogos procuram arrastar as massas insurrectas.
Fonte: Revista Catolicismo
7 Comentários
Estou muitissimo feliz ,pois estou recebendo em meu email muitos assuntos lindos da comunidade nossa senhora de Fatima. Tudo me ajuda a fortalecer pois eu erá um consagrado fiel ao Coraçao de Maria, depois eu me desviei, Mas sinto que a Mae de DEUS está vindo atras de mim para me chamar novamente a ser santo. Eu cometi muitos pecados ,mas eu respondo sim ao convite de nossa senhora de Fatima, e desejo ser um Apostolo do fim dos tempos e um exercito em ordem de batalha, pois sinto o Poder do Braço Forte de DEUS agindo em mim. Rezem por mim, obrigado e Salve MARIA
Precizo da oraçao dos devotos de nossa senhora, estou enfrentando fortes tentaçoes na carne, desejo me casar com uma santa serva de Maria Santissima, pois assim eu serei um homem santo. Salve MARIAQ
Estou aflito ,pois o demonio da tentaçao da carne luta contra mim fortemente para eu viver no sexo e no prazer. Urgente preciso da Mae de DEUS, sou solteiro e preciso me casar com uma mulher santa e devota de nossa senhora, só assim eu serei um homem santo.Obrigado e Salve Maria
Salve nossa querida Rainha e Mãe, para todo o sempre.
Senhora te misericórdia de teus amados filhos conta a sedução astuta do demonio q/ tenta de todas as formas ganhar almas p/ a perdição de tds. Q/ mtos possam ter o cuidado de ñ cair na tentação do maligno q/ rezem sempre a Santissima Virgem, p/ q/ ela sempre defenda seus filhos, q/ sejam fortes nas provações tentações perseguições e q/ o teu espirito esteja sempre presente na vida de mtos, q/ sejam iluminados por esse msm espirito q/ tenham forças e coragem p/ combater sempre o demonio em suas vidas e q/ ñ pequem contra a castidade q/ percebem a importância dela em suas vidas e q/ a luta contra o demonio depende mto de serem castos em suas vidas.
Maria Mãe De Jesus protege meu filho Carlos e meu esposo Jorge de td estas coisas ruins,São Bento afasta o demonio de nós,e proteje meu filho,e esposo de tentações.
Minha mae atendei as minhas súplicas senhora. Me ajude rainha a construir uma família . amem