O fato de se curvar, seja para o que for, não implica automática e necessariamente, em um ato idólatra, ou num culto de adoração (latria), que é devido unicamente a Deus.
Temos que entender que há vários modos de se prostar perante outrem: quando se presta honras, quando alguém é digno de respeito. Para exemplificar pode-se citar os países monárquicos, ou mesmo no Brasil Imperial, onde as pessoas se curvavam ao imperador. Isso não é adoração.
É uma forma respeitosa, cerimoniosa, de demonstrar consideração elevada e submissão. Isso também acontecia com os reis citados na Sagrada Escritura.
Exemplos:
E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, se prostraram sobre os seus rostos. (1Cr 21:16)
Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face. (Num 22:31)
E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do SENHOR subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos. (Juízes 13:20)
Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. (1Sm 25:23)
E mandou o rei Salomão, e o fizeram descer do altar; e veio, e prostrou-se perante o rei Salomão, e Salomão lhe disse: Vai para tua casa. (1Re 1:53)
Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias? (1Re 18:7)
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. (Mat 18:25-26)
Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda. (Exo 18:7)
Os gentios se prostrariam à Jerusalém:
Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel. (Is 60:14)
Josué se prostra perante um objeto santo:
Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças. (Jos 7:6)
Hebreus se prostraram ao Senhor e ao Rei:
Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei. (1Cr 29:20)
Nesta passagem aparecem justamente dois atos semelhantes, porém com sentidos e razões diferentes: eles se prostram a Deus, para adorá-lo, mas também ao Rei, para reverenciá-lo.
Objeções
São João se prostrou ao anjo e foi repreendido:
E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. (Apo 22:8)
São João se prostrou para adorar o anjo e por isso foi repreendido pelo próprio anjo:
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. (Apo 22:9)
Nesse caso, a repreensão a São João não foi pelo fato dele se prostrar perante o anjo, mas em fazer isso para adorar o anjo. Nos casos anteriores prostraram-se perante o anjo, mas não para adorá-lo. E então não sofreram repreensão nenhuma.
Cornélio se prostrou a Pedro e foi repreendido:
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (At 10:25-26)
Cornélio se prostra para adorar São Pedro e não simplesmente reverenciá-lo; por isso foi repreendido.
Conclusão
Quando prestamos devida reverência às imagens sagradas, estamos apenas mostrando um respeito pelo que eles representam e não adorando as mesmas como ídolos.
Nem toda vez que nos prostramos é um ato de adoração. Por isso a Igreja não repreende quando se ajoelha diante de um altar, de uma relíquia, de uma imagem ou diante até mesmo de uma pessoa.
Mas, a genuflexão, como ato de adoração, só se deve fazer a Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus, Nosso Senhor.
Fonte: Adaptação feita de http://www.apologistascatolicos.com.br/
7 Comentários
Goataria de pedir a Nossa Senhora de Loudes que interceda por e minha Saude, teho tido problemas na coluna e um barulho no ouvido.Amen! Obrigado
Tenho recebido por e-mail muitas mensagens, mas infelizmente quando pedi orações, acho que relatei que havia perdido minha família em um acidente automobilístico e fiquei apenas com uma irmã, acredito que falei das dificuldades financeiras que estava enfrentando e dos sofrimentos que venho enfrentando por conta de uma filha à quem tanto me dediquei e que passou a me humilhar e desprezar-me depois de ter se envolvido com um cara que pra ela é tudo de bom, alcoolatra, viciado em jogo e maconha. Eram tantos os problemas que estava precisando de um milagre em minha vida. Em nenhum momento acreditei que as coisas pudessem ficar muito pior, pois bem, minha única irmã e amiga estava sendo acompanhada por uma cardiologista incompetente e irresponsável encontrou a morte com apenas 40 anos por negligência médica. Não preciso mais de milagres. Mas não perdi a fé.
depois q comecei a mandar esses recados para o sagrado coração de jesus,sinto-me mais aliviada sem angustia.hoje peço pois é o dia q eu e meu marido iremos fazer o concurso publico peço lhe q reze por nós amem
Nossa Senhora de Fatima protegei o meu fulho Carlos e meu esposo Jorge de td a maldade,inveja.e que Maria passe na frente para protegelos de acidentes de balas perdidas.
Pois só ela pode junto seu Filho Jesus.
Prostrar-se não pode ser considerado “ADORAÇÃO”,pois nós reverenciamos a Nossa Mãe Maria Santíssima,aos Anjos e Santos,mas não os adoramos como muitos pensam.Prostrar- se ´é também uma forma respeitosa e cerimoniosa de consideração a algumas pessoas como reis e imperadores.Quando reverenciamos as Imagens Santas,demonstramos nosso respeito e devoção para com elas.A adoração só é feita a Deus,Nosso Senhor Jesus Cristo é um Ato de “ADORAÇÃO”.A Fé Cristã nos diz:”Adorarás Sómente a Teu Deus”. A “Ele” toda a honra,glória ,louvor e adoração para sempre…O Ato de Adoração só é devido a Deus,nosso DEUS e SENHOR.Bendito Seja Deus.Amém!
Minha Nª Sª de Fátima obrigada por me tirar a angustia que tanto me machucava.Portanto prosto aos vossos pés e aos pés de Nosso Senhor Jesus Cristo implorando a união,o amor e a misericordia de minha família que tanto preso e amo. Amém.
Minha Nossa Senhora de Fatima, muito obrigada por ter me ajudado continua me ajudando,pois eu preciso da tua ajuda!Me abençõe!!Amém!!