Dignare me laudare te, Virgo Sacrata…
(Ó Virgem Santa, fazei-me digno de vos louvar e dai-me forças contra os vossos inimigos)
João Duns (conhecido pelo nome de Scoto ou doutor Subtil), quando ainda muito jovem, acanhado de inteligência mas desejoso de aprender, na sua ardente piedade para com Maria Santíssima pediu-lhe para poder aprender ao menos, tanto quanto requeria o estado para que se sentia chamado. Nossa Senhora apareceu-lhe e prometeu-lhe o dom da ciência, com a condição de que o empregaria na defesa de sua honra. João, reconhecido por esta graça, entrou na ordem de S. Francisco. Ventilava-se a discussão sobre se seria ou não imaculada a Conceição de Maria.
No ano 1304 foi convocada em Paris uma assembléia geral dos mais célebres teólogos e doutores da França, para tratar de tão importante assunto. Scoto sentiu chegado o momento de pagar a sua dívida a Maria e, vencidas grandes dificuldades, foi à célebre assembléia. Ao dirigir-se para lá, passou diante duma imagem da Santíssima Virgem, colocada na fachada duma capelinha; prostrou-se e dirigiu a Maria, com ferver, a seguinte invocação: Dignare me laudare te, Virgo Sacrata; da mihi virtutem contra hostes tuos (Ó Virgem Santa, fazei-me digno de vos louvar e dai-me forças contra os vossos inimigos).
A tradição refere que aquela imagem inclinou a cabeça para lhe assegurar que Maria deferia o seu pedido. Scoto entrou no certame e começou por estas resumidas palavras: Convinha que Maria fosse imaculada na Conceição. Deus pôde fazê-lo; portanto fê-lo: “decuit, potuit, ergo fecit” (quis, pôde; logo fez!) e corroborou a sua tese com numerosas passagens da Escritura e com muitos argumentos dos seus próprios adversários, voltando-os contra eles mesmos. As suas conclusões foram acolhidas com entusiasmo por toda a assembléia.
Desde aquele dia a Universidade de Paris estabeleceu sustentar sempre a Conceição Imaculada de Maria, e não agregar às faculdades nenhum doutor que antes se não tivesse obrigado, por juramento, ser seu constante defensor.
3 Comentários
Mãe querida!Sabemos das infinitas graças que nos concede.Por isso és minha Mãe e Rainha,protetora da vida da minha familia e por todos a quem eu peço e rezo.Assim com o exemplo de João Duns,com muita fé e eseprança rezo:Ó,Virgem Santa,fazei-me digno de vos louvar e dai-me forças contra vossos inimigos.Amém
Nossa Senhora ,Virgem Mãe Amantíssima queremos estar sempre no Vosso Coração para gozarmos as prerrogativas de ser seus flhos amados .Mãe de bondade e misericórdia não desprezais as nossas preces,mais dignai-Vos e m socorrer-nos nas nossas dificuldades e necessidadesobtendo da Trindade Santa aquilo que no for mais necessário e do agrado de Deus.Virgem Poderosa e Bendita alcançai para todas as criaturas humanas a Graça da Salvação e libertação de nossos pecados,Dá -nos a conhecer e amar suas virtudes,para termos uma vida santa e íntima com o Senhor e abdicar-nos dos apegos a este mundo,onde prolifera todo tipo de mal.Mãe que na força do Seu Imaculado encontremos a força e a Luz para os nossos corações.Imaaculado Coração de Maria triunfai no Mundo Inteiro!
Quero receber mensagens de Nossa Senhora de Fátima. Desde já agradeço.
Paz de Jesus e Amor de Maria!