Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por privilégio único de Deus e aplicação dos merecimentos de seu divino Filho.
O dogma abrange dois pontos importantes:
a) O primeiro é ter sido a Santíssima Virgem preservada da mancha original desde o princípio de sua conceição. Deus abrogou para ela a lei de propagação do pecado original na raça de Adão; ou por outra, Maria foi cumulada, ainda no começo da vida, com os dons da graça santificante.
b) No segundo, vê-se que tal privilégio não era devido por direito. Foi concedido na previsão dos merecimentos de Jesus Cristo. O que valeu a Maria este favor peculiar foram os benefícios da Redenção, na previsão dos méritos de Jesus Cristo, que já existiam nos eternos desígnios de Deus.
Como se dá a transmissão do Pecado Original
Primeiramente, é necessário esclarecer em que consiste a transmissão do “Pecado Original”. A lei geral: “Todos os homens pecaram num só” é o grande argumento dos protestantes contra a “Imaculada Conceição”. Tal lei é certa e, segundo vamos demonstrar, não encontra a mínima contradição com o dogma católico.
São Francisco de Sales, no seu “Tratado do amor de Deus”, exprime essa verdade de um modo singelo e glorioso! “A torrente da iniqüidade original veio lançar as suas ondas impuras sobre a conceição da Virgem Sagrada, com a mesma impetuosidade que sobre a dos demais filhos de Adão; mas chegando ali, as vagas do pecado não passaram além, mas se detiveram, como outrora o Jordão no tempo de Josué, aqui respeitando a arca da aliança a torrente parou; lá em atenção ao Tabernáculo da verdadeira aliança, que é a Virgem Maria, o pecado original se deteve.”
Os protestantes deveriam compreender a diferença essencial que há entre “pecar em Adão” e “pecar pessoalmente”, como são coisas bem distintas pertencer a uma raça pecadora e ser pecador.
De que modo, afinal, contraímos nós o pecado original?
Tal transmissão não se pode fazer pela “criação” da alma; afirmar isso seria dizer que Deus é o autor do pecado, o que é impossível e repugna. Não se transmite tão pouco pelos pais, pois a alma dos filhos não se origina das almas dos pais, mas é criada por Deus. A transmissão se efetua pela “geração”.
A alma é criada por Deus no estado de inocência perfeita, mas contrai a “mácula”, unindo-se a um corpo formado de um gérmen corrompido, do mesmo modo que ela sofreria, se fosse unida a um corpo ferido. É a opinião de Santo Tomás.
Santo Agostinho diz a propósito: “Apesar de nascerem de pais batizados, os filhos vêm à luz com o pecado original, como do trigo inutilizado germina uma espiga, em que o grão é misturado com a palha.”
Nesse mistério do nascimento de uma criança, pelo exposto, opera-se uma dupla conceição: a da alma e a do corpo. Foi nesse momento quase imperceptível que Deus preservou do pecado original a “pessoa” de Maria Santíssima. Criou sua alma, como criou as nossas. Os progenitores de Nossa Senhora formaram-lhe o corpo, como nossos pais formaram o nosso. Até aqui tudo é natural; o milagre da preservação limita-se ao instante em que o Criador uniu a alma ao corpo.
Desta união devia resultar a “transmissão do pecado”. Deus fez parar o curso desta transmissão, de modo que nela a união se operou, como se tinha realizado na pessoa de Adão, quando Deus, depois de ter feito o corpo do primeiro homem, soprou nele o espírito, constituindo-o na perfeição da inocência e justiça original.
Maria é uma segunda Eva… mas Eva antes de sua queda! Tal é a sublime doutrina da Igreja de Cristo.
Fonte: Lepanto
26 Comentários
Peço a Nossa Senhora do Imaculado Coração, que interceda por minha filha junto a Jesus. Gostaria de receber uma grande graça, um emprego para minha filha, que há muito venho pedindo, que seja algo a altura dela. Minha mãezinha, ela precisa trabalhar como todas as moças, não é luxo, é uma grande necessidade. Eu ando muito triste e minha filha então nem se fala. Minha Mãe me ajuda, interceda por mim a Jesus, eu preciso da sua ajuda. Eu te agradeço muito, em nome do seu filho Jesus. Acabe com o nosso sofrimento. Na esperança agradeço.
a gradeço a nossa senhora de fatima por ter acansado um milagre: minha irmã estava quase designada dos medicos com uma tireodes muita avansada, ela nao tinha mais a socorre a nao ser a nossa senho ra de fatima e nossao senhor jesus cristo; eu escrevi para ai e pedi com fe em deus q ajudase a minha irma ja q ela nao tinha condiçao de se tratar; mostrasse um milagre na vida dela e desse a saude; minha pobre irmazinha jesus olhou la do ceu e fez um milagre na vida dela; a mais de 8 anos q sofria; bem magrina sem ter condiçao financeria, pedia aos politicos so vinha a promessa enganava pedindo voto a ela, mas nao fazia nada; mas jesus era por ela; qdo se aposentou, com o primeiro pagamento fez os exames e graças a nossa senhora, ela estava curada e só com o medicamento ela ia ficar boa; obg a meu jesus jesus cristo e a nossa senhora de fatima, minha irma esta curada!
Agradeço a todos do apostolado: principalmente a nossa mãezinha querida, por tudo que
tem nos ajudados principalmente nas horas mais difíceis em nossas vidas, pois de tudo eu te agradeço humildemente mãezinha.Só te suplico saúde à todos nós e o dom da sabe doria para que posssamos ministrar nosso trabalho, e força para que eu Cleuza Maria possa estudar para ser vitoriosa nós concursos e com vossa permissão eu possa fazer.
Amém!
Ó Senhora Mãe De Jesus rogai por nós que recorremos a vós.
Sómente tenho que agradecer e mt, por todas as bençãos e graças recebidas. Ela é nossa mãe e está sempre do nosso lado, nos ajudando sempre que precisamos dela. Amém….. Amém….. Amém….
O mãezinha querida do céu Nossa Senhora do Imaculado coração,ajuda proteje-nos das ciladas e embuste de mal,olha também por minha mãe Francisca e familiares e por minha filha Rayssa Rúbria e sua mãe filhos paz saúde e conversão.