A condenação de Galileu Galilei – parte I

Essa é realmente uma passagem célebre da Sagrada Escritura, que esteve inclusive no epicentro do processo de Galileu, que defendia o heliocentrismo.

Palavra do Sacerdote por Monsenhor José Luiz Villac

Pergunta — Gostaria que comentasse esta passagem da Sagrada Escritura, talvez uma das mais impressionantes: “Então Josué falou ao Senhor, no dia em que entregou o Amorreu nas mãos dos filhos de Israel, e disse em presença destes: ‘Sol, não te movas sobre Gabaon, e tu, Lua, sobre o vale de Ajalon’. E o Sol e a Lua pararam, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro dos justos? Parou, pois, o Sol no meio do céu, e não se apressou a pôr-se durante o espaço de um dia. Não houve, nem antes nem depois, um dia tão longo, obediente o Senhor à voz de um homem, e pelejando por Israel”. Teria sido possível que Deus parasse qualquer um dos astros, o Sol ou a Terra? Qualquer um dos dois eventos resultaria em destruição de nosso planeta, ou alguma outra catástrofe no sistema solar. Seria então possível que Deus, criador de tudo, inclusive do tempo, tivesse gerado uma “bolha temporal” numa determinada região geográfica, onde o tempo tivesse parado?

lua-cheiaResposta — Essa é realmente uma passagem célebre da Sagrada Escritura, que esteve inclusive no epicentro do processo de Galileu, que defendia o heliocentrismo, contra a opinião então corrente, inclusive nos meios científicos, de que era o Sol que girava em torno da Terra.

Muito sabiamente, São Roberto Belarmino, Doutor da Igreja — e filho do grande e prudentíssimo Santo Inácio de Loyola —, ponderava aos teólogos seus colegas que não deviam imiscuir-se em questões científicas; pois se a ciência chegasse à conclusão de que o heliocentrismo era verdadeiro, o que não contrariava nenhum dogma da Igreja, os exegetas deveriam reestudar sua interpretação dessa passagem da Sagrada Escritura, uma vez que não pode haver contradição entre fé e ciência, sendo Deus ao mesmo tempo autor da Escritura e criador das leis que regem o universo.

Galileu, aliás, que privava com diversos cardeais romanos, inclusive o cardeal Barberini (futuro Papa Urbano VIII), com quem tinha longas tertúlias a respeito do tema, chegou até a esposar por escrito a tese de São Roberto Belarmino, numa famosa carta à Rainha Cristina da Suécia.

Ademais, o heliocentrismo já havia sido defendido anteriormente pelo cientista polonês Nicolau Copérnico, sem receber por isso qualquer condenação.

A condenação de Galileu Galilei

galileu
Infelizmente o caso tomou o pior caminho possível, como é bem sabido.

De um lado, Galileu não conseguiu convencer nem sequer seus colegas cientistas, inclusive o famoso Kepler, pois as provas que alegava não eram conclusivas; aliás, muitas se revelaram depois falsas (uma delas, o fenômeno das marés, que ele atribuía à rotação da Terra, enquanto hoje está comprovado dever-se principalmente à atração da Lua; a um objetante que lhe aventou esta hipótese, Galileu replicou, muito burlescamente, que isso era uma “imbecillità”).

Por outro lado, o parecer dos consultores teológicos daquele tempo, contrariamente ao conselho de São Roberto Belarmino, aferrou-se às idéias vigentes do geocentrismo, e declarou que o sistema de Galileu era falso e absurdo em filosofia e formalmente herético, por contradizer os textos bíblicos, segundo o seu sentido próprio e a interpretação unânime dos Padres e Doutores da Igreja.

Hoje em dia a questão está perfeitamente elucidada. De um lado a Igreja, já no pontificado de Bento XIV (1740-1758), levantou a interdição ao heliocentrismo e reabilitou indiretamente a figura de Galileu (200 anos antes de o ter feito formalmente João Paulo II), em que pese o caráter burlesco do personagem, que, enfatuado pela sua intuição científica (para a qual não apresentava argumentos convincentes, como foi dito), zombava de seus adversários, inclusive ridicularizando o Papa Urbano VIII, anteriormente seu amigo.

Bem, tudo isto é para dizer como se deve ser cauto nessas matérias que envolvem aparentes contradições entre fé e ciência.

Fonte: Catolicismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclua agora seu nome na Missa de Nossa Senhora de Fátima.

Basta ligar para:

0800 608 2128

DÚVIDAS

Clique nas perguntas para ver as respostas

Quando você quiser. Trata-se doação espontânea e não de um título comercial que poderá ser protestado. Para cancelar basta ligar para (11) 4368 2253 ou até nos contatar por outros canais. Mas lembre-se que a sua doação é a forma de participar de um apostolado e até receber graças.

O Grupo Exército da Medalha Milagrosa é formado por pessoas que acreditam na intercessão de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa e querem espalhar essa devoção pelo Brasil, atendendo ao pedido que Ela fez: “Faça cunhar uma Medalha por este modelo…”. Nossa Senhora pode contar com você?

Quando fazemos algo que nos custa algum sacrifício, isso tem mais méritos aos olhos de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia. Quanto mais você fizer pela Virgem Maria, mais graças estará atraindo para a sua vida. Economizando uma moedinha por dia, 1,00 Real, ao final do mês você terá condições de participar do Grupo Apóstolos de Fátima. Faça um voto de fé e experimente.

Bem, além do cartão de crédito você pode nos ajudar de outras formas. Mas você também pode ver se algum familiar pode lhe emprestar seu cartão de crédito para debitar essa doação. Ele também será incluído nas Missas. Muitas vezes você pode utilizar um cartão de uma loja de departamento, até supermercado. Como um cartão da Riachuelo, C&A, etc., desde que tenham a bandeira VISA ou Mastercard.

Não precisa se preocupar. Nós contratamos um sistema de SITE SEGURO, exatamente como os bancos. Na hora de preencher seus dados no site, veja que terá um cadeadinho no canto superior esquerdo da tela. Ele á a garantia de um site 100% seguro. Pode confiar e ir em frente.

PARABÉNS. São poucas as pessoas que realmente agem para fazer o bem, sem egoísmo. Mas, pessoas como você, geralmente são mais solicitadas dos que os que nada fazem. E Deus, que a tudo vê, saberá recompensá-las. Faça esse gesto por Nossa Senhora de Fátima. Faça como uma promessa ou voto de fé. Ela certamente escutará as suas preces e lhe atenderá.

Claro. Mas lembre-se da Virgem Maria quando o Arcanjo Gabriel lhe perguntou se Ela queria ser a mãe do Messias. Mesmo pobre e mocinha ELA DISSE SIM, sem deixar para depois, afinal, era um pedido do Espírito Santo. Será que a Virgem Maria não está esperando o seu SIM bem agora? Por que deixar para depois?

Pense que a sua ajuda nos permitirá levar este símbolo de Proteção e Bênçãos Marianas a muitas famílias que necessitam. E lembre-se que você contará com missas semanais, terá seu nome levado até o Santuário de Nossa Senhora das Graças e outros presentes. Tudo para lhe agradecer por essa valiosa ajuda. Além disso, você certamente contará com as graças de Maria em sua vida.

Muitos pensam que Missa só se manda celebrar para os falecidos. Ao contrário, ter missas em nossas intenções, enquanto estamos nessa terra, é muito importante. Por isso decidimos por esta forma de lhe agradecer pela sua generosa doação, com este presente de valor infinito. Cada Missa é a renovação do sacrifício de Nosso Senhor.

Sem problemas. Nossa Senhora das Graças quer a ajuda daqueles que o fazem com generosidade e sinceridade. Uma doação obrigada nunca será bem vinda para um apostolado mariano com a missão de difundir a devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa. Uma doação generosa e dada de boa vontade atrairá bênçãos para você, para sua família e para toda essa obra apostólica.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?