600.000 cidadãos clamam: ¡España Vida Sí! (Espanha, Sim à Vida !) em Madri
A mesma voz foi ouvida em massa por cerca de 90 marchas e comícios em toda a Espanha e no exterior. O movimento contra o aborto continua até à sua abolição.
Cerca de 600.000 pessoas já passaram pelo movimento em Madri, nesta segunda grande marcha internacional pela vida sob o lema ‘¡España Vida Sí!’.
Um dos objetivos das manifestações é “chamar a atenção da opinião pública estrangeira sobre a causa do direito à vida na Espanha antes da aprovação de uma lei que estabelece o aborto indiscriminado, mesmo entre meninas de 16 anos, introduz a doutrina abortiva nas escolas, cria registros de opositores nos hospitais e implanta as técnicas de aborto nas faculdades de Medicina”.
Pontualmente ao meio-dia, começou a manifestação convocada para este domingo em Madri contra a lei do aborto, sob um céu que ameaçava chover.
A marcha, que pedia a revogação da nova legislação e cobrava dos partidos políticos compromissos neste sentido, tem o tema ‘España Vida Sí’ que ocorreu entre a Plaza de Cibeles e Puerta del Sol. À frente estão representantes das 270 entidades, o ex-militante do PSOE Joaquin Montero e o pai da menina Mari Luz, Juan José Cortés.
Os manifestantes exigiram insistentemente a demissão da Ministra da Igualdade, Bibiana Aido. ‘Aído dimisión’, ‘Ley abortista, ley terrorista’, ‘Vida sí, vida sí, vida sí’ o ‘Muerte no, muerte no, muerte no’ são algumas das canções que podiam ser ouvidas dos manifestantes, que carregavam balões vermelhos, azuis e brancos e caminhavam desde Barquillo em direção a Puerta del Sol.
O pai da menina Mari Luz, Juan José Cortés, disse à imprensa que havia aderido ao movimento “como um cidadão comum”, pois “tem muito a dizer”, porque sabe “o que é perder uma vida.”
Durante o protesto, na Puerta del Sol terá apresentações ao vivo. Os grupos 7 Dias, Miriam Fernández, Patricia Losada e Eva Garcia se apresentarão. Os apresentadores serão María Eugenia Marcos, de Intereconomía, e El Pulpo, de Cadena 100.
Quando a marcha chegou ao seu destino, começaram os discursos, conduzidos pelos médicos Ondina Vélez e Sonsoles Alonso, porta-voz da DAV, Gádor Joya, além de Joaquín Montero, Juan José Cortés e o pai de família Fernando Lancha. Por sua parte, o presidente da Hazteoir.org, Ignacio Arsuaga, leu uma declaração do Congresso Mundial das Famílias, que reúne entidades pró-vida’ e famílias de 65 países. E finalmente, a leitura do manifesto foi da responsabilidade do jornalista Sonsoles Calavera.
O manifesto exigiu a revogação da lei do aborto, que os políticos promovessem leis que protegessem o direito à vida e o direito de ser mãe, a respeitar o direito dos pais a educar seus filhos sobre educação sexual e que se respeitasse o direito à objeção de consciência do pessoal de saúde.
A marcha, que desfilou pelas ruas do centro e da cidade desde o meio dia, contou com um total de 250 jornalistas espanhóis e estrangeiros credenciados além de milhares de cidadãos por toda a Espanha.
De norte a sul, de leste a oeste, a Espanha foi hoje um clamor pela vida: a maré vermelha manchou a geografia, e uma só voz foi ouvida neste domingo, sob o clamor ‘España Vida Sí’
Mais fotos da manifestação:
Fonte: HazteOir
Veja mais fotos da manifestação clicando aqui
Veja mais matérias no site HazteOir
1 Comentário
Os manifestantes pediram a anulação da lei que entrará em vigor no próximo 5 de julho e
que autoriza as mulheres espanholas a abortarem livremente até a 14ª semana de gravidez.
Magnifica manifestação na Espanha em favor da VIDA e contra a industria da morte. Belissimas fotos. Entreguemos nossas preces a nossa Imaculada Mãe pedindo para que tal lei diabólica não entre em vigor.
In Corde Jesus et Marie